Secretaria de Estado de Cultura MT lançará mais de dez editais em 2009

Secretaria de Estado de Cultura lançará mais de dez editais em 2009

Os produtores culturais já podem ficar atentos ao lançamento dos editais da Secretaria de Estado de Cultura, que começarão a ser divulgados ainda neste mês. Este ano a Secretaria de Estado de Cultura irá lançar mais de 10 editais, nas diferentes áreas de Produção Cultural. Entre eles estão os editais do Conselho Estadual de Cultura, os Editais de Seleção de entidades para Implantação, Administração e Gerenciamento do Museu de Arte Sacra, do Museu de Artes de Mato Grosso (MAMT), do Museu de Pré-história e do Cine Teatro de Cuiabá, além dos Editais do Intercâmbio e Difusão cultural.

O Intercâmbio Cultural tem a previsão de lançar o seu primeiro edital já no dia 12 de fevereiro. Eles serão divulgados em duas etapas: uma em fevereiro e outra em junho, para que as atividades sejam realizadas durante os dois semestres. Cada edital contemplará diferentes atividades, sendo elas: Apresentações Artísticas (teatro, dança, performance e circo), capacitação nas áreas de palestras, cursos e oficinas, apresentações musicais, transporte de grupos e artistas e utilização da galeria de exposição da SEC.

Na área de Implantação, Administração e Gerenciamento dos Espaços Culturais (Museus e Cine Teatro), o primeiro edital deve ser lançado no dia 19 de fevereiro. Nesta seleção, a idéia é realizar uma gestão compartilhada dos espaços junto á entidades culturais e fomentar o acesso do público.

Já o Conselho Estadual de Cultura, deve ter seu primeiro edital divulgado ainda este mês. Com novidades, o edital será dividido em nove áreas de atuação: Artes Cênicas (Teatro, dança e circo), Cinema (cinema, vídeo, fotografia), Literatura, Música, Artes Plásticas (compreendendo as artes gráficas), Cultura popular (folclore e artesanato), Patrimônio (artístico, histórico, arquitetônico, arqueológico e paleontológico, compreendidos os museus, bibliotecas, arquivos, centros culturais), artes integradas e Formação e capacitação.

Os editais serão lançados em períodos diferentes, e os projetos analisados dentro de cada segmento. Outra novidade, é que de acordo com o Programa Estadual de Interiorização da Cultura, que teve seu Decreto assinado pelo Governador Blairo Maggi e pelo Secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, em novembro de 2008, os editais do Conselho irão atender os produtores culturais de Mato Grosso em duas regiões: a primeira compreende Cuiabá e os municípios da Baixada Cuiabana, e a segunda, os demais municípios do interior do estado de Mato Grosso.
Fonte gazeta digital e Duo

Nenhum comentário: