Próximo Ato - Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo

Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo

De 4 a 9 de novembro, o Itaú Cultural realiza a sexta edição do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, que em 2008 abre a discussão sobre Teatro de Grupo. A programação inclui minicursos e debates abertos ao público, e encerra nos dias 8 e 9 com a apresentação da peça Lola,  da diretora espanhola Marta Galán.

O evento contará com convidados da Alemanha, Espanha, Inglaterra, México, Reino Unido e Brasil. O tema de discussão neste ano é a relação entre a experiência e a forma no contexto do teatro de grupo no Brasil.  No fim de semana, a diretora espanhola Marta Galán apresenta o espetáculo Lola, que vem pela primeira vez ao Brasil a convite do Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID, reunindo música e teatro para construir uma identidade feminina a partir dos referenciais de um homem: o ator e músico também espanhol Santiago Maravilla.

A abertura acontece no dia  4 (terça-feira), às 19h30, com o lançamento (para convidados) do livro Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. A publicação, organizada pela dramaturga Fátima Saadi (RJ) e pela ensaísta e professora Silvana Garcia (SP), reúne textos, entre outros, de Peter Pal Pelbart, Laymert Garcia, Sergio de Carvalho e Beatrice Picon-Vallin, sobre os temas discutidos nas cinco primeiras edições do Próximo Ato, organizados nos capítulos Teatralidade Contemporânea: Perspectivas Teóricas, Poéticas Contemporâneas e Teatro de Grupo. A obra traz, ainda, entrevistas com os diretores Stefan Kaegi (Suíça), Antônio Araújo (Brasil) e Catherine Marnas (França). Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea será distribuído a instituições ligadas à área de Artes Cênicas e pode ser solicitado por instituições educacionais e culturais de todo o país por meio do site do Itaú Cultural.

No dia 5, a programação é aberta ao público com minicursos e debates sobre a experimentação coletiva e sua manifestação na estética dos grupos de teatro. Até o dia 7, a teórica e pesquisadora em Ciências Teatrais alemã Erika Fischer-Lichte trata do tema O que Acontece no Entremeio – Teatro como Espaço Liminar no minicurso que acontece sempre às 14h, tendo a cada dia um sub-tema para a discussão.
Ileana Diéguez Caballero, pesquisadora cubana radicada no México, ministra nos dias 5 e 6, às 16h30, o minicurso que reflete sobre as tensões e fronteiras entre a arte e a vida em relação às novas manifestações da cena latino-americana. Nos dias 7 e 8, no mesmo horário, Playgrounding traz os diretores ingleses David Jubb e David Micklem para falar sobre o processo de improvisação arquitetônica que coloca artistas e público no espaço em desenvolvimento.

Para aprofundar as discussões referentes ao Teatro de Grupo no Próximo Ato 2008, a programação reserva três noites de debates, a partir das 19h30. No dia 5, Erika Fischer-Lichte e o crítico e historiador de arte Rodrigo Naves (BRA) participam da mesa Limites da Experiência e a Timidez Formal no Teatro e nas Artes Plásticas. No dia 6, A Materialização da Forma: Proposições e Práticas de Viabilização e Manutenção do Trabalho Teatral reúne Jubb e Micklem com o ator, diretor e autor brasileiro Celso Frateschi. O último debate, Nossa Estética é Nossa Fome? Cinema, Artes Performáticas: Impasses e Limites, acontece no dia 7, com a participação do crítico e professor de cinema Ismail Xavier (BRA) e de Ileana Diéguez.

Em paralelo à programação aberta, o Próximo Ato realiza atividades fechadas para atores e grupos teatrais convidados. Entre elas, a oficina de criação Lógicas da Sensação versus Lógicas do Sentido, com Marta Galán, e Espaço Aberto com Jubb.

Próximo Ato
Sob curadoria de Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), José Fernando Azevedo (Teatro de Narradores) e Maria Tendlau (atriz e educadora), o Próximo Ato iniciou a discussão sobre Teatro de Grupo em 2006, abordando o espaço no qual os coletivos teatrais se inseriam, do ponto de vista ideológico, artístico e econômico. Em 2007, o encontro promoveu o intercâmbio de práticas de processos de criação, com a participação de 50 grupos. Em 2008, o evento discute sobre Experiência e a Forma: as formas de experimentação que o teatro tem produzido no Brasil.

Neste ano, a programação Próximo Ato foi descentralizada da sede do Itaú Cultural, em São Paulo, e vem sendo realizada em encontros regionais, para conversar de perto com representantes de grupos teatrais das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. O primeiro dos quatro encontros aconteceu em agosto, em Belo Horizonte (MG), com representantes de 30 grupos da região Sudeste. Em setembro, Recife (PE) sediou o encontro nordestino, com a participação de 40 grupos da região, e no mês seguinte cerca de 20 representantes teatrais do Sul participaram da programação em Porto Alegre (RS). "A continuidade do programa, assim como o seu caráter nacional, possibilita a organização do conhecimento sobre teatro de grupo no Brasil", diz Sonia Sobral, coordenadora do projeto. Em 2009, a programação segue para as regiões Norte e Centro-Oeste.
O Conselho Britânico, Consulado Geral da França, Goethe Institut São Paulo, e Centro Cultural da Espanha São Paulo – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, apóiam o programa.

Fonte
Cultura e Mercado - Redação / DUO
http://www.culturaemercado.com.br/post/proximo-ato-%e2%80%93-encontro-internacional-de-teatro-contemporaneo/

Nenhum comentário: