Justiça manda Governo Federal preservar Castelinho da Rua Apa

 
Justiça manda Governo Federal preservar Castelinho da Rua Apa
 
 

O Desembargador Federal Roberto Haddad, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, determinou que a União Federal preserve um dos mais importantes e conhecidos casarões históricos da cidade de São Paulo, o Castelinho da Rua Apa. A decisão se deu em ação civil pública movida pela Associação Preserva São Paulo.

Pela decisão, a União fica obrigada a elaborar projeto estrutural e executar obras que eliminem o risco de desabamento do imóvel no prazo de 90 dias, e também deverá apresentar projeto de restauração e conservação do Castelinho no prazo de 180 dias.

O Castelinho da Rua Apa – patrimônio histórico emblemático e da mais alta importância em São Paulo – foi construído em 1912 e está situado na Rua Apa, 236, esquina com Avenida São João, 2.150. Em 1937 nele ocorreu o famoso "Crime do Castelinho", que vitimou todos os herdeiros do imóvel, a família Guimarães dos Reis. Tendo passado a ser propriedade da União em 1941, o casarão – que é tombado pelo Conselho  Municipal  de  Preservação  do  Patrimônio  Histórico,  Cultural  e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp – foi abandonado pelas sucessivas administrações federais nos últimos 20 anos. Em 1997, já semi-arruinado, foi emprestado à entidade assistencial Clube de Mães do Brasil, no entanto, a degradação do imóvel continuou, e hoje o Castelinho está inutilizável, dele restando pouco mais do que as paredes.

Para maiores informações, favor entrar em contato com:

Fonte: Associação Preserva São Paulo - tel. 3105-3053

Nenhum comentário: