Volpi, Sergio de Camargo e Amilcar de Castro no IAC

 

 

IAC - Instituto de Arte Contemporânea inaugura duas novas exposições:

"Absorção e intimismo em Volpi" e "Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira"

 

 

 

Instituto mostra obras privilegiadas dos artistas

 

      Comemorando o seu segundo ano de existência, o IAC - Instituto de Arte Contemporânea irá inaugurar duas mostras importantes da arte brasileira. A primeira é a "Absorção e intimismo em Volpi", com curadoria de Sônia Salzstein e a segunda é "Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira", organizada por Taísa Palhares. As duas exposições serão abertas no dia 14 de outubro de 2008, às 19 horas (convidados). Durante este ano, o IAC firma seu objetivo maior de acrescentar novas vias para disseminação e pesquisa do trabalho de importantes artistas brasileiros. As exposições ficam até 25 de janeiro de 2009.

 

       A curadoria de Sônia Salzstein para a exposição, "Absorção e intimismo em Volpi" apresenta 28 pinturas realizadas por Alfredo Volpi entre o fim da década de 1950 a início dos anos 1970. A maior parte das obras é proveniente de coleções privadas, que o público brasileiro pouco conhece. Sônia Salzstein destaca que, embora o artista tenha alcançado enorme popularidade, "(...) firmada, sobretudo, em suas célebres "bandeirinhas", a totalidade da obra de Alfredo Volpi, numerosa e diversificada, permanece razoavelmente inexplorada".

 

       "Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira" traz um conjunto de 37 esculturas e relevos em madeira de dois dos principais escultores da arte brasileira da segunda metade do século 20. A curadora Taísa Palhares ressalta que "A exposição, ao mostrar exclusivamente e pela primeira vez uma pequena seleção da produção em madeira dos dois artistas, visa criar um olhar cruzado que evidencie não apenas as semelhanças e problemas comuns, mas também que possibilite, pelo embate, uma interpretação arejada das obras".

 

       O Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea é responsável pela preservação, catalogação, pesquisa e divulgação gratuita de documentação histórica referente aos artistas que constituem, atualmente, seu objeto de estudo: Amilcar de Castro (1920-2002), Mira Schendel (1919-1988), Sergio Camargo (1930-1990) e Willys de Castro (1926-1988). Atualmente, o Instituto possui cerca 75 obras em comodato, relacionadas aos quatro artistas que compõem o acervo do IAC; mais de sete mil documentos - incluindo correspondências, periódicos, estudos de obras, partituras entre outros - e quatro mil imagens, das quais mais de 90% digitalizados e disponíveis para consulta. O Núcleo dispõe também de uma biblioteca para consulta, cujo acervo abrange livros sobre arte moderna e contemporânea e obras biográficas.

 

APOIADORES INSTITUCIONAIS:

Credit Suisse /// Oi Futuro ///  Banco Fibra /// Grupo Comollati

Maria Antonia/USP /// Ministério da Cultura (Lei de incentivo a Cultura)

 

PATROCINADOR DAS EXPOSIÇÕES

Oi

 

INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

PRESIDENTE

Raquel Arnaud

VICE-PRESIDENTE

Charles Cosac

DIRETORES

Andrea Pereira, Beatriz Bracher, Hector Babenco, Heitor Martins e Mauricio Buck

DIRETOR EXECUTIVO

Roberto Bertani

CONSELHO FISCAL

Ricardo Lacaz Martins e Thomaz Saavedra

CONSELHO CURADOR

Lorenzo Mammì, Miguel Chaia, Paulo Sergio Duarte, Rodrigo Naves e Sônia Salztein

CONSELHO

Adolpho Leirner, Alfredo Setúbal, Amarilis B. S. Rodrigues, Carlos Camargo, César Giobbi, Denise Grispum, Felippe Crescenti, Franklin Espath Pedroso, Gedley Belchior Braga, Isay Weinfeld, Luiz Carlos Bresser Pereira, Maria Aparecida Pacheco Jordão, Maria Camargo, Marilia Razuk, Marilucia Botallo, Myra Simonsen, Ricardo Takeshi Akagawa, Rodrigo de Castro, Roger Ian Wright, Rômulo Fialdini, Rosa Iavelberg, Susana Steinbruch, Victor Pardini e Walter de Castro.

 

SERVIÇO

Abertura (para convidados) - 14 de outubro de 2008 - Terça-feira, das 19h às 22h.

Abertura ao público: 15 de outubro de 2008 - Terça-feira a sábado das 10h às 18h (visitando até às 19h), Domingo, das 12h às 17h (idem).

Até 25 de janeiro de 2009

Instituto de Arte Contemporânea
Centro Universitário Maria Antonia - Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antonia 258 - 01222-010, São Paulo SP

Fone: 11 3255-2009 /// www.iacbrasil.org.br /// Agendamento de visitas ao Núcleo de Documentação e Pesquisa: (11) 3255-2009 ou contato@iacbrasil.org.br

 

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 3798 9510 / 9126 0425 – Márcia Marques www.canalaberto.com.br

 

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 3798 9510 / 9126 0425 – Márcia Marques www.canalaberto.com.br

 

Nenhum comentário: