ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO S GRATUITOS DE TEATRO, CONTADOR DE HISTÓRIAS E OFICINAS DE CRIATIVIDADE. VAGAS LIMITADAS.


 

LOGO


ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE TEATRO, CONTADOR DE HISTÓRIAS E OFICINAS DE CRIATIVIDADE. VAGAS LIMITADAS.

As atividades integram a segunda fase da programação de capacitação de professores da Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti como Ponto de Cultura, também aberta à comunidade em geral. Inscrições terminam no dia 13/10.

         A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do "Prêmio Escola Viva", uma das ações do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Contador de Histórias, Teatro com Muita Emoção e a oficina Asas para Criar que serão ministrados a partir do dia 13/10 na sede da associação, no Taquaral, em Campinas.

         Dirigidos aos professores da rede pública estadual e municipal, interessados da comunidade de Campinas e região, os cursos têm número de vagas limitado,  fornecem certificado de conclusão aos participantes e foram organizados em horários noturno e matutino de maneira a atender às inúmeras solicitações de professores e interessados.

         Os cursos Contador de Histórias, Teatro com Muita Emoção e a oficina Asas para Criar integram a segunda fase do Projeto AMIGOS DA LEITURA, do Ponto de Cultura Cenapec-Biblioteca Adir Gigliotti, aprovado junto ao Ministério da Cultura, e conveniado com a Prefeitura Municipal de Campinas, que visa a capacitação de professores, uma das principais áreas de atuação da instituição, cuja missão é incentivar o uso da leitura, da pesquisa e o aprimoramento cultural.

Contador de Histórias

         O curso visa despertar nos participantes o encantamento pela arte de contar histórias, por meio do conhecimento e da prática das principais técnicas dessa milenar arte teatral e popular, cujas ferramentas principais são a fantasia e o corpo dos aspirantes a contadores. Para os professores, têm ainda uma aplicação profissional como uma técnica pedagógica complementar, que pode ser usada em sala de aula e atividades curriculares e extracurriculares.

         As aulas serão ministradas pelo Grupo Manauê - Contadores de Histórias, formado por profissionais das áreas de Educação, Educação Física e Fonoaudiologia que há 10 anos se dedicam à formação de novos contadores de histórias de forma criativa e inovadora.

         Por meio de conversas, brincadeiras e práticas, os ministrantes vão apresentar o contador de histórias tradicional e contemporâneo, técnicas de narração de histórias e tratar de temas como o corpo narrador, a voz narradora, fundamentos teóricos e poéticos da arte de contar histórias, a identidade do contador e a narração de histórias e suas possibilidades.

         O curso Contador de Histórias acontece de 13/10 a 14/11, às segundas e sextas, das 19h às 22h. O horário noturno do curso foi estabelecido em atendimento às inúmeras solicitações de professores e interessados em geral.

Teatro com Muita Emoção

         No formato de dinâmicas oficinas de teatro combinadas com ricas e atualizadas informações teóricas, o curso tem como proposta trabalhar os cinco elementos básicos que compõem a essência da arte teatral: o sentido de ritmo e de espaço, o auto-conhecimento como a ciência das possibilidades e das limitações, o fortalecimento da auto-confiança, a quebra de resistência, bloqueios e inibições e o contato com a cultura popular por meio de peças dramatúrgicas, contos, romances, poesia, canções e temas do folclore brasileiro.

         O conteúdo e a prática das oficinas visam relacionar técnicas teatrais com o ensino e a cultura, vivenciadas por meio de prazerosos jogos dramáticos e improvisações, para oferecer aos participantes - professores e interessados da comunidade em geral - novos recursos e subsídios didáticos para serem usados no dia-a-dia da sala de aula, em atividades extra-curriculares, mas também como instrumento de auto-conhecimento e socialização.

         Teatro com Muita Emoção será ministrado pelo ator, diretor e professor Christian Schlosser, formado em Artes Cênicas pela Unicamp, integrante do Grupo de Teatro Téspis, no qual atuou como ator e/ou diretor de montagens de peças clássicas e modernas de grandes autores do teatro nacional e internacional, como Nelson Rodrigues, Molière, Aristófanes e Goethe. Em sua experiente trajetória já conta com a direção de mais de 50 peças da literatura mundial e de criação coletiva. Foi três vezes agraciado com o Prêmio Estímulo de Teatro, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura, pelas peças "A Serpente", em 1995; "Werther", em 1993; e Petrusca, de 1992.

         O curso Teatro com Muita Emoção acontece de 14/10 a 13/11, às terças e quintas, das 8h às 11h.

Asas Para Criar

         A oficina Asas Para Criar propõe aos participantes o desenvolvimento e a aquisição de atitudes fundamentais da expressão criadora por meio do contato com técnicas diversas de expressão como estímulo do espírito criativo e sua valorização tanto na vida pessoal como na sala de aula.

         A programação da oficina concentra-se em seis eixos principais - Do Desafio, Do Desenho, Da Emoção, Das Idéias, Da Palavra e Da Releitura – que serão trabalhados com atividades em grupo e individuais a partir da apresentação de diferentes linguagens artísticas como a gráfica, musical, plástica e cênica. 

         A oficina Asas para Criar será ministrada pela arte-educadora, artista plástica e pedagoga Maria Inês Saba, que tem larga experiência em todas as áreas da Arte-Educação e Pedagogia, com passagem pela Diretoria de Ensino de Campinas, pelo Emporyo das Artes, e formação pela Escola de Belas Artes de São Paulo, Unicamp entre outras. É também artista plástica, tendo participado de exposições em galerias de Campinas e região.

         A oficina Asas para Criar acontece de 20/10 a 24/11, segundas-feiras, das 8h às 12h.

         As inscrições para os dois cursos e a oficina estão abertas e vão até o dia 10/10 para o curso Contador de Histórias; 13/10 para o curso Teatro com Muita Emoção; e 17/10 para a oficina Asas para Criar, pelos telefones (19) 3294.7801, 3295.3633 e 2121.3633 ou pelo e-mail cenapec@cenapec.org.br.

SERVIÇO

  Curso:         Contador de Histórias

Docente:     Grupo Manauê - Contadores de Histórias

O que é:      Curso que visa proporcionar o conhecimento e a prática das                       principais técnicas da arte de contar histórias como capacitação para               professores e interessados em geral

Quando:      de 13/10 a 14/11, às segundas e sextas-feiras, das 19h as 22h       

Carga

Horária:      30 horas / aula.

Onde:          Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)

Inscrições: até o dia 10/10. Podem ser feitas pessoalmente ou por telefone (19-           3294-7801) na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti, no e-mail                           cenapec@cenapec.org.br (Especificar no assunto: Inscrição                                        Contadores de Histórias).

Curso:         Teatro com Muita Emoção

Docente:     Christian Schlosser, ator, diretor e professor de teatro

O que é:      Curso de técnicas teatrais, ministrado no formato de oficinas práticas,                para capacitação de professores e interessados da comunidade em           geral.

Quando:      de 14/10 a 13/11, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h

Carga

horária:       30 horas / aula.

Onde:          Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)

Inscrições: até o dia 13/10. Podem ser feitas pessoalmente ou por telefone (19-           3294-7801) na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti, no e-mail                           cenapec@cenapec.org.br (Especificar no assunto: Inscrição Teatro                            Com Muita Emoção).


 

Oficinas:     Asas para Criar

Docente:     Maria Inês Saba, arte-educadora, artista plástica e pedagoga

O que é:      Oficinas para estimular o conhecimento de diferentes técnicas de             expressão e o desenvolvimento da criatividade artística.

Quando:      de 20/10 a 24/11, às segundas-feiras, das 8h às 12h

Carga

horária:       30 horas / aula.

Onde:          Cenapec – Biblioteca Adir Gigliotti (Rua São Salvador, 301, Taquaral)

Inscrições: até o dia 17/10. Podem ser feitas pessoalmente ou por telefone (19-           3294-7801) na CENAPEC-Biblioteca Adir Gigliotti, no e-mail                           cenapec@cenapec.org.br (Especificar no assunto: Inscrição Asas para             Criar).


 

A Cenapec – Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/ Biblioteca Adir Gigliotti, associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Campinas, eleita pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura Nacional, vencedora do "Prêmio Escola Viva", uma das ações do Programa Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Teve ainda projetos aprovados junto à Secretaria de Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do PAC – Programa de Ação Cultural, e ao FICC – Fundo de Investimentos Culturais do Município de Campinas. A Biblioteca Adir Gigliotti é composta por cerca de 55 mil volumes sobre diversos temas, Discoteca com cerca de 3 mil LPs, Videoteca com cerca de 2 mil filmes VHs, Biblioteca Infantil com cerca de 2 mil títulos além de brinquedoteca, sala de leitura, salão de eventos. Sediada em Campinas (Rua São Salvador, 301, Taquaral, www.cenapec.org.br), a associação é um centro de cultura e estudos que, por meio do incentivo gratuito à leitura e à pesquisa, de um espaço privilegiado de lazer e de programações culturais e pedagógicas de alto nível, almeja e possibilita o aprimoramento da formação e do exercício da cultura e da cidadania para os moradores da cidade e região.

 


E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta

Nenhum comentário: