Biblioteca Belmonte abre espaço para a pedagogia inclusiva - SP

 

Belmonte abre espaço para a pedagogia inclusiva

 

            A Biblioteca Pública Belmonte recebe no dia 23, às 14h, o antropólogo e educador popular mineiro Tião Rocha. Durante a palestra, uma parceria com o Sesc Santo Amaro, Tião mostra sua proposta pedagógica lançando mão de seu vocabulário peculiar, que inclui verbetes como "UTI" educacional, bibliotecas ambulantes e mães "cuidadoras". Sua metodologia em prol do desenvolvimento comunitário, que lhe rendeu o Prêmio Empreendedor Social 2007, é disseminada pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) criado em 1984, em pleno sertão mineiro, na cidade de Curvelo.

A busca por uma nova forma de educar levou Tião a pedir demissão do cargo de professor de história da Universidade Federal de Ouro Preto, na década de 80. O ímpeto de revolucionar a vida de meninos e meninas do sertão, aliada à grande admiração pela obra de Guimarães Rosa, levou-o a criar a escola embaixo do pé de manga, com os alunos sentados em roda e o bairro inteiro funcionando como sala de aula.

A luta de Tião contra a rigidez do conteúdo escolar começou na infância, em sala de aula, quando questionou a razão de não poder estudar a trajetória de sua tia Etelvina, rainha do congado Tião, irritando sua professora.

 

 

Serviço: Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro. Zona Sul. Tel.: 5687-0408. Dia 23, 14h. Grátis

 

 

Nenhum comentário: