VI Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil

A  exposição teve a sua primeira apresentação em 2001, e neste ano a sua sexta edição ficará durante 30 dias no Memorial do Imigrante.

Será inaugurada no sábado, 27 de setembro, às 11 horas, a "VI Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil". A mostra faz parte do calendário anual de eventos do Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo.

Reunindo artistas veteranos e emergentes, a mostra permite uma visão parcial do amplo espectro da produção plástica dos imigrantes argentinos numa montagem o suficientemente flexível como para possibilitar a assimilação da pluralidade estética que manifestam.

A intenção é propor uma experiência cultural não apenas plástica, mas de formação de identidade social, de conhecimento e de crítica – no sentido da apropriação, análise e devolução de experiências – da sociedade na qual o artista imigrante está inserido e que como produtor de bens culturais, deposita nos organizadores a responsabilidade de promover a circulação social desses bens.

Tendo em conta a diversidade de origens plásticas dos participantes, a curadoria resolveu não interferir na livre manifestação eliminando qualquer eixo temático, com a premissa de que uma escolha arbitrária poderia tornar a mostra restritiva.

A eliminação de parâmetros rígidos de seleção de obras de artistas com diferentes formações e trajetórias, na sua diversidade criativa e técnica, resulta numa exposição permeada de afinidades e discórdias que, sem a linearidade da leitura habitual, se incluem num espaço comum.

A Exposição é organizada pelo Club Argentino de São Paulo com a colaboração do Consulado Geral da República Argentina de São Paulo e de importantes empresas patrocinadoras, e tem aos artistas Alfredo Palmerio como Curador e Jorge Luis Mendez como Coordenador Geral.

SERVIÇO:
Exposição: "VI Exposição de Artistas Plásticos Argentinos Residentes no Brasil"
Data: 27 de setembro á 26 de outubro de 2008

MEMORIAL DO IMIGRANTE
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Abre de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive feriados.
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes
Grátis no último sábado do mês e para maiores de 60 e menores de 7 anos

Site: www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Nenhum comentário: