Secult Ceará capacita artistas e produtores culturais e lança cartilha explicativa para editais

 
Secult capacita artistas e produtores culturais e lança cartilha explicativa para editais

Público-alvo? Cronograma? Orçamento? Para a grande parte dos artistas e produtores  de atividades culturais a ansiedade em se preparar para mais um edital pode virar dor de cabeça: formatar o projeto, preenchendo todas as lacunas do formulário de inscrição, dos anexos, e adequar as propostas às condições estabelecidas em edital é para muitos uma missão dolorosa.

Pensando nessas dificuldades, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza, de 22 a 27 de setembro, uma série de oficinas para a formatação dos projetos. As oficinas explicativas acontecem em 10 municípios estratégicos, abrangendo as 14 macrorregiões do Estado, e irão tornar a elaboração dos projetos uma atividade simples, desmistificando os trâmites e apontando os caminhos para fazer um bom projeto.

Atualmente, a Secult está com inscrições abertas para três editais de incentivo – V Edital de Incentivo às Artes, I Edital Revela Ceará Jovem e Edital de Apoio ao Patrimônio Material. As oficinas serão, entretanto, direcionados para o preenchimento do V Edital de Incentivo às Artes, que serve como base para os demais editais. As oficinas tem duração de dois dias, de 8h às 18h, com exceção de Fortaleza, onde acontece apenas dia 25 de setembro (quinta-feira), no Theatro José de Alencar.

Os interessados em participar devem preencher uma ficha de inscrição disponível na página da Secult e nas prefeituras das cidades em que as oficinas serão realizadas. No interior, será disponibilizado para as cidades próximas às que as oficinas serão realizadas uma bolsa incluindo alimentação e hospedagem para até dois participantes por município. As oficinas terão um limite de 50 vagas, cabendo aos concludentes a multiplicação dos conhecimentos adquiridos em seu município ou região.

Inscrições abertas - A Secult está disponibilizando R$ 1,8 milhões do Fundo Estadual da Cultura para as artes cearenses em dois editais: o V Edital de Incentivo às Artes e II Edital de Apoio à Preservação do Patrimônio Material. As inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro. No edital de incentivo às artes, serão contemplados projetos nas categorias de artes cênicas, artes visuais, literatura e música. Já no edital de apoio ao patrimônio material, serão contemplados projetos nas áreas de Restauro de Edificações, Preservação de Acervos Museológicos e Educação Patrimonial.

Novos talentos – Também estão abertas as inscrições para o I Edital Revela Ceará dedicado aos jovens cearenses de 16 a 30 anos com ou sem experiência no setor. Serão contemplados 50 projetos para a produção cultural de curtas-metragens, histórias em quadrinhos e conteúdos em mídias móveis. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. Os editais e as fichas de inscrição, como todos os documentos necessários para inscrições, estão disponíveis no site da Secretaria da Cultura do Ceará - Secult – www.secult.ce.gov.br.

Calendário das oficinas:

Itapipoca – dias 22 e 23 de setembro
Quixadá – dias 22 e 23 de setembro
Iguatu – dias 24 e 25 de setembro
Camocim – dias 24 e 25 de setembro
Fortaleza – dia 25 de setembro
Baturité – dias 25 e 26

Tauá – dias 25 e 26 de setembro
Sobral – dias 26 e 27 de setembro

Crato – ( a confirmar)
Russas – ( a confirmar)

 

Mais informações pelo telefones (85) 3101-6742 / 3101-6792 ou pelo email editais@secult.ce.gov.br

Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen – 8878-8805, Fábio Marques – 88324716 e Márcia Ximenes - 9613-5584


Coordenação de Comunicação - Secult
(85) 3101-6761 / 3101-6759

Nenhum comentário: