Grupo Danceato em São Sebastião e Ilha Bela

 

Danceato se apresenta em São Sebastião e Ilha Bela

 

 

 

 

Nos próximos dias 16 e 17, o Grupo Danceato apresenta, às 20h, o espetáculo A Ilha do José nas cidades de São Sebastião e Ilha Bela. As apresentações fazem parte da caravana que o grupo faz por cidades do interior de SP, litoral e ABC com o patrocínio do PAC (Programa de Apoio à Cultura, da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo).

 

Com direção de Ana Bottosso, o grupo se apresenta no sábado, no Teatro Municipal de São Sebastião e no domingo, no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilha Bela.

 

 

"A Ilha do José" é um trabalho livremente inspirado no conto "A Ilha desconhecida", de José Saramago (Premio Nobel de Literatura). Ele conta a história de um homem que foi pedir um barco ao rei para ir em busca de uma ilha desconhecida.  Descreve metaforicamente o mundo, e também aspectos do ser humano - suas ambições e frustrações. O conto retoma um mote de Fernando Pessoa :'Para viajar, basta existir'. É quando o sonho e a imaginação tornam a aventura possível, e a ficção é capaz de levar o homem daqui para ali, saindo ele do lugar ou não.

 

O grupo Danceato surgiu em 1999, como extensão de uma oficina de dança-teatro ministrada na comunidade de Diadema. A pesquisa desenvolvida por ele apresenta um processo interessante de conhecimento corporal e criação cênica, dando origem a espetáculos que fundem as linguagens da dança contemporânea e do teatro. Entre as premiações recentes do grupo, destacam-se: "A estrela que virou no vento" (PAC 2006/2007), e "Reflexões e Ações na Dança para Crianças", em parceria com o Nadança, de Uxa Xavier (FUNARTE 2006).

 

A proposta desenvolvida no espetáculo é voltada tanto para o público adulto quanto para o infantil, uma vez que o texto original permite que as questões abordadas sejam exploradas por meio da dança, de maneira poética e lúdica. Com lirismo, subjetividade, movimentos, sons e cores o trabalho encanta pessoas de todas as idades.

 

Ficha Técnica

 

Concepção coreográfica: Ana Bottosso e elenco

Concepção de cenografia, trilha sonora e iluminação: Ana Bottosso

Concepção de figurinos: Ana Bottosso e Orlando Dantas

Elenco: Carina Meneghetti, Cristina Ávila, Danilo Firmo, Jaqueline Batista, Maercio Maia, Mariana Gomes, Milene Paula, Orlando Dantas, Renata Boniol e Renato Alves.

 

Serviço

 

Espetáculo: "A Ilha do José"

Duração: 50 minutos

Classificação Etária: Livre

Datas e locais: Dia 16/8 (sábado) em São Sebastião, às 20hs no Teatro Municipal.

Dia 17/8 (domingo) em Ilhabela, às 20hs no Espaço Cultural Pés no Chão. 11h – oficina para jovens.

 O endereço é Rua Macapá 72, na Barra Velha. Informações pelo fone 12 – 3895 8104 ou no site www.pesnochao.org.br. Entrada Franca.                                                                            

 


Nenhum comentário: