SEMINÁRIO PERMANENTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ANO 2008

Políticas Culturais:

Nossos parceiros da Comissão Estadual de Gestores de Cultura do Rio de Janeiro – COMCULTURA /RJ, em parceria com a UERJ, Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura  - SEC, estão abrindo a oitava !! turma do SEMINÁRIO PERMANENTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA DO ESTADO DO  RIO DE JANEIRO -  ANO 2008. A comissão acadêmica e executiva - Regina , Ricardo Lima Gomes e Cascia Frade, todos da UERJ, Adair Rocha ( MinC – Chefia da Representação Regional RJ e ES), Lia Calabre ( Fundação Casa de Rui Barbosa – MinC / Direção De Departamento ) e Sonia Cardoso e Cleise Campos, ambas da COMCULTURA – avisa que oferecem 150 vagas, destinadas a gestores públicos de Cultura dos municípios do RJ, técnicos e trabalhadores de cultura e educação, arte educadores, entre outros.

O Seminário permanente é dividido em quatro módulos temáticos, desenvolvidos em palestras, oficinas e debates. O Seminário adota uma estrutura bastante aberta e flexível, de forma a comportar tanto conferências e comunicações, quanto debates, relatos de vivências e desenvolvimento de pesquisas, atendendo à demanda específica dos gestores culturais de formação e qualificação profissional, de troca de experiências e de produção de conhecimento específico na área de gestão pública de cultura.

O seminário/curso ocorrerá entre 28/07 e 15/12/2008, com aulas quinzenais (segundas, de 9:30 às 16:30, obedecendo o seguinte calendário:  

 

28 julho  -     Visita Centro Cultural UERJ 9:30h 
                 Aula Inaugural  UERJ Maracanã   14h / Teatro Noel Rosa

11 agosto  -    Casimiro de Abreu  ( 9:30h e 14h )

25 agosto  -    Nova Iguaçu  ( 9:30h e 14h)

08 setembro  -  UERJ  Maracanã  ( 9:30h e 14h )

15 setembro -  Friburgo  ( 9:30h  e 14h )

22 setembro  -  Angra dos Reis  ( 9:30 e 14h )

20 de outubro  -  UERJ FFP  São Gonçalo  ( 9:30h e 14h )

03 de novembro  - Friburgo ( 9:30h e 14h )

17 de novembro –   Paty do Alferes / Aldeia de Arcozello ( 9:30h e 14h )

01 dezembro –   Casimiro  de Abreu ( 9:30h e 14h )

08 dezembro –  UERJ FFP  / São Gonçalo ( 9:30h e 14h )

15 dezembro -   UERJ  Maracanã / Entrega de Trabalhos / Relatos Finais / Encerramento das Atividades –   ( 9:30 e 14h )

Totalizando   30 Encontros  / Carga Horária  90 horas, distribuídas nos seguintes locais, conforme calendário acima: UERJ Maracanã – Teatro Noel Rosa, UERJ/São Gonçalo, Secretaria Municipal de Cultura Friburgo / RJ ( Fórum antigo ), Fundação Cultural Casimiro de Abreu – Casimiro de Abreu /RJ  ( Sala Popular de Cinema ), Paty do Alferes – Aldeia de Arcozello / Teatro, Nova Iguaçu – Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Angra dos Reis – Centro Cultural Teófilo Massad.

  Além dos convidados palestrantes (professores, técnicos, pesquisadores, trabalhadores de cultura, gestores de cultura estaduais e federais),contaremos em todos os encontros com experiências das cidades da Rede COMCULTURA, com relatos dos titulares das pastas de cultura e/ou seu representante, traçando um PAINEL das cidades do INTERIOR fluminense, a ser inserido no material de publicação do curso.

Experiências de entidades alternativas  no tocante aos temas /módulos do curso também estarão compondo a agenda, numa proposta de intercâmbio entre a sociedade civil e o poder público.

As inscrições são gratuitas e os documentos para a inscrição podem ser entregues via correios ou em mãos, sendo os seguintes: currículo completo, carta de Apresentação do Município ou Entidade Institucional, carta de Intenção ( atividade cultural e/ou  educativa  desenvolvida, objetivos de participação) e certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou Graduação.

Locais de  Inscrição e Informações

DECULT – SR3 / UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
20.550-013 - Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2587-7320
Fax: (21) 2587-7796
decult@gmail.com
ou junto a Diretoria de Articulação Transversal / COMCULTURA RJ  ( 21) 9625-4991
praiadaluz64@gmail.com ou www.comcultura.com.br

Nenhum comentário: