Boletim Plano Nacional do Livro e Leitura

Edição nº 110 –  30/06 a 04/07/2008

 

Prêmio VivaLeitura: inscrições até 8 de julho

Termina no próximo dia 8 de julho o prazo de inscrição para a versão 2008 do Prêmio VivaLeitura. Podem participar projetos de escolas e bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, ONGs, pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições sociais. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 30 mil. Uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas públicas e privadas. O prêmio, que chega ao seu terceiro ano, integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer boas práticas de leitura. Iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), é patrocinado pela Fundação Santillana. As inscrições são gratuitas.

Embrapa realiza cerimônia de entrega de minibibliotecas

No último dia 20 de junho, foi realizada em Brasília a cerimônia de entrega das Minibibliotecas da Embrapa às escolas públicas selecionadas pelos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads) e pelos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Nesta etapa, serão atendidas as escolas de 750 municípios, que receberão um kit composto por 108 títulos que abordam temas como preservação ambiental, criação de animais e cultivo de hortas. O gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, afirmou, segundo a agência Brasil, que o objetivo é incentivar a leitura, popularizar a ciência e fazer com que a juventude tenha acesso ao conhecimento.

Proposta permite a cópia de livros esgotados

A reprodução integral de qualquer obra esgotada é autorizada pela proposta que altera a Lei 9.610/98 que permite apenas a reprodução de pequenos trechos. Segundo a agência Câmara, a "Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (18) substitutivo ao Projeto de Lei 5046/05, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que autoriza a reprodução integral de qualquer obra esgotada para uso exclusivo de estudantes". O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e terá de ser votado em Plenário.

Alemães temem decadência do idioma

Pesquisa encomendada pela Sociedade da Língua Alemã aponta para um temor comum a dois terços dos conterrâneos de Goethe: a decadência lingüística. Estrangeirismos, abreviaturas, palavrões seriam as principais ameaças, relata matéria da Deutsche Welle. Os mais incomodados estão nas faixas etárias superiores, já que os jovens encontram pontos positivos na transformação do idioma, como o aumento do vocabulário. Em relação à língua estrangeira a ser aprendida pelas crianças alemãs nas escolas, "os alemães priorizam o inglês, o francês, o espanhol e, surpreendentemente, em quarto lugar, o chinês".

E espanhóis assinam "Manifesto pela língua comum"

Já os intelectuais espanhóis estão preocupados é com a "ameaça das línguas regionais". De acordo com a Ansa, foi lançado um "Manifesto pela língua comum", assinado, entre outros, pelo filósofo Fernando Savater e o escritor peruano Mario Vargas Llosa. Ainda segundo a agência, os intelectuais "pedem ao Parlamento uma normativa que fixe de forma clara que o castelhano é o idioma oficial e comum a todo o país e que os cidadãos que assim quiserem devem poder se expressar e receber uma instrução em língua espanhola".

Lauren Child e Unesco firmam parceria

Lauren Child, criadora das séries Charlie e Lola e Clarice Bean, dou, por três anos, os royalties de seu best-seller That Pesky Rat para o "Programme for the Education of Children in Need" da Unesco (leia a notícia aqui). A autora britânica de livros infanto-juvenis também irá incorporar, na nova versão do livro, história de crianças que são atendidas pelo programa, como as da "Fundación Renacimiento de Apoyo a la Infancia" da Cidade do México. E a parceira envolve também o projeto "My Life is a Story", campanha iniciada por Lauren onde são coletadas histórias de crianças de todo o mundo.

The Book Review's Booty

Para conseguir a atenção dos jornalistas que recebem vários títulos para resenha toda semana, às vezes as assessorias de imprensa e de marketing tentam ser criativas. E muita coisa estranha acaba chegando às mesas dos críticos. A equipe do The New York Times fez uma coleção de "adendos" recebidos junto com os livros e apresenta alguns deles em um slide show que pode ser visto aqui. Há desde um "Cavalo de Tróia" até bola de tênis, escova de dente e bilhete de loteria.

Dicas de leitura

Clepsidra, de Camilo Pessanha

"Tenho sonhos cruéis; n'alma doente
Sinto um vago receio prematuro.
Vou a medo na aresta do futuro,
Embebido em saudades do presente... 

Saudades desta dor que em vão procuro
Do peito afugentar bem rudemente,
Devendo, ao desmaiar sobre o poente,
Cobrir-me o coração dum véu escuro!... 

Porque a dor, esta falta d'harmonia,
Toda a luz desgrenhada que alumia
As almas doidamente, o céu d'agora, 

Sem ela o coração é quase nada:
Um sol onde expirasse a madrugada,
Porque é só madrugada quando chora."
Leia o texto na íntegra

O Arco de Sant'ana, de João Batista da Silva Leitão de Almeida Garret
"Mal pensa o voluntário acadêmico, quando descendo rua de Sant'Ana abaixo, o braço no armão da peça, e os olhos na alta janela donde, entre o festivo azul e branco, lhe sorri constitucional beldade; e ele vai misturando, no alvoroçado pensamento, conquistas bélicas e amorosas, as damas que há de render e as guerrilhas que há de espatifar, - e mais que tudo, as histórias que sobre isso se hão de contar à noite no refeitório dos Grilos hoje, oh impiedade! Convertido em casa de tripudio e bambochata de maganos estudantes – mal pensa ele que terreno clássico vai pisando, por que veneráveis padrões históricos vai passando sem os conhecer, que interessantíssima cena romântica é essa em que, depois de tantos séculos, novo e não menos interessante ator, lhe coube vir figurar."
Leia o texto na íntegra

Favoritos

José Craveirinha
"Nasci a primeira vez em 28 de Maio de 1922. Isto num domingo. Chamaram-me Sontinho, diminutivo de Sonto. Pela parte de minha mãe, claro. Por parte do meu pai fiquei José. Aonde? Na Av. do Zichacha entre o Alto Maé e como quem vai para o Xipamanine. Bairros de quem? Bairros de pobres.
Nasci a segunda vez quando me fizeram descobrir que era mulato...
A seguir, fui nascendo à medida das circunstâncias impostas pelos outros.
Quando o meu pai foi de vez, tive outro pai: seu irmão.
E a partir de cada nascimento, eu tinha a felicidade de ver um problema a menos e um dilema a mais. Por isso, muito cedo, a terrra natal em termos de Pátria e de opção. Quando a minha mãe foi de vez, outra mãe: Moçambique.
A opção por causa do meu pai branco e da minha mãe negra.
Nasci ainda mais uma vez no jornal O Brado Africano. No mesmo em que também nasceram Rui de Noronha e Noémia de Sousa.
Muito desporto marcou-me o corpo e o espírito. Esforço, competição, vitória e derrota, sacrifício até à exaustão. Temperado por tudo isso via atlântica.
Talvez por causa do meu pai, mais agnóstico do que ateu. Talvez por causa do meu pai, encontrando no Amor a sublimação de tudo. Mesmo da Pátria. Ou antes: principalmente da Pátria. Por causa de minha mãe,
só resignação.
Uma luta incessante comigo próprio. Autodidacta.
Minha grande aventura: ser pai. Depois, eu casado. Mas casado quando quis. E como quis.
Escrever poemas, o meu refúgio, o meu País também. Uma necessidade angustiosa e urgente de ser cidadão desse País, muitas vezes altas horas da noite."

Agenda

Congresso Internacional da Abralic 2008
13 a 17 de julho
Campus da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo
Mais informações 

4º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal
21 e 22 de julho – Campinas (SP) 
Mais informações

II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita
11 a 13 de agosto – Belo Horioznte (MG)
Mais informações 

7º Congresso Ibero-Americano de Editores
11 a 13 de agosto - São Paulo (SP) 
Mais informações 

18ª Convenção Nacional de Livrarias
11 a 13 de agosto São Paulo (SP)
Mais informações

VII Simpósio de Leitura da UEL
13 a 15 de agosto – Londrina (PR)
Mais informações

Cursos e palestras

Couro para encardenação de livro de coleção geral
ABER 
Quando: 5 de julho, das 9h às 14h
Conteúdo: Princípios e critérios de conservação, causas de deterioração, medidas preventivas, materiais e produtos, técnicas de tingimento, limpeza e hidratação.
Docente: Orlando Okanishi 
Local: Rua Machado de Assis, 222 cj 2, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 5579-6200
E-mail: aber@aber.org.br

Formação Inicial de Escritores
Revista Língua
Quando: 14, 15, 21 e 22 de julho, das 19h30 às 22h
Conteúdo: Criar e desenvolver um estilo próprio na escrita, mediante a descoberta de recursos, técnicas e métodos personalizados.
Docente: Gabriel Perissé
Local: Rua Cunha Gago, 412 - 6 º andar, Pinheiros - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3039-5696
E-mail: oficinas@revistalingua.com.br

O passo a passo da produção editorial
Universidade do Livro 
Quando: 15 a 17 de julho, das 18h às 21h
Conteúdo: Como funciona uma editora e como o trabalho de produção editorial se encaixa no fluxo de produção; Os diferentes trabalhos sob responsabilidade da produção editorial; Como passar trabalhos para profissionais.
Docente: Laura Bacellar
Local: Praça da Sé, nº 108. Centro, São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3242-­9555
E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br  

Como Escrever um Projeto Cultural
Estação das Letras 
Quando: 21 a 25 de julho, das 19h às 21h
Conteúdo: O curso fornecerá as informações necessárias para a produção e inserção de textos num projeto cultural, montagem do orçamento físico-financeiro, elaboração de planilhas de cronograma e distribuição de produtos.
Docente: Maria Alice S. Lima
Local: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 – Flamengo. Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3237.3947
E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Circuito de feiras

Nacionais

6ª Feira Literária Internacional de Paraty (RJ)
2 a 6 de julho
Mais informações

3ª Feira do Livro Cultural de Taquara (RS)
6 a 9 de agosto
Mais informações

Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP)
14 a 24 de agosto
Mais informações 

Internacionais

Feira Internacional do Livro de Tóquio
10 a 13 de julho
Mais informações

Feira do Livro de Hong Kong
23 a 29 de julho
Mais informações

V Feira Internacional do Livro da Guatemala
25 de julho a 3 de agosto
Mais informações

Festival Internacional do Livro de Edinburgo (Escócia)
9 a 25 de agosto
Mais informações

 

Prêmios literários

Premio Hispanoamericano de Poesía para Niños 2008
Período de inscrição: até 31 de julho
Aberto a: escritores de qualquer nacionalidade que desejem participar com um livro de poesias em espanhol destinados a crianças.
Valor da premiação: 200 mil pesos
Mais informações

Prêmio VivaLeitura 2008
Período de inscrição: até 8 de julho
Aberto a: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais.
Premiação: R$ 30 mil concedidos a cada um dos três vencedores (um em cada categoria). Os 15 (quinze) trabalhos finalistas do Prêmio VivaLeitura – edição 2008 serão objeto de uma publicação especial.
Divulgação do resultado: setembro de 2008
Mais informações

IV Prêmio Maximiano Campos de Literatura
Período de inscrições: até 15 de julho
Aberto a: contos de crianças, jovens e adultos
Mais informações

Concurso Sílvio Romero de monografias sobre cultura popular
Período de inscrições: até 31 de julho
Aberto a: monografias inéditas sobre temas da cultura popular e do folclore brasileiros (religião e sistemas de crenças em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral, estudos sobre a disciplina folclore, entre outros).
Premiação: de R$ 10 mil e R$ 7 mil
Mais informações

Prêmio Sesc de literatura
Período de inscrições: até 15 de agosto
Aberto a:  textos inéditos, escritos em língua portuguesa, de autoria de brasileiros ou estrangeiros residentes no país.
Premiação: publicação das obras vencedoras pela Editora Record. O autor terá direito a 10% do valor de capa da obra na comercialização em livrarias.
Mais informações

Príncipe das Astúrias Letras
A escritora canadense Margaret Atwood foi a vencedora do Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras 2008. Margaret disputou a final com o espanhol Juan Goytisolo, o britânico Ian McEwan e o albanês Ismail Kadaré. O júri destaca em sua decisão sua "esplêndida obra literária" com a abordagem de diferentes gêneros "com intensidade e ironia", e na qual "assume inteligentemente a tradição clássica, defende a dignidade das mulheres e denuncia situações de injustiça".
Mais informações

 

Conheça o Portal do Pnll e cadastre sua ação.

Boletim - boletim@pnll.gov.br
Fale Conosco: portal@pnll.gov.br

.

Nenhum comentário: