21º Seminário Nacional de Arte e Educação - Montenegro, RS

Já estão disponíveis informações para o 21º Seminário Nacional de Arte e Educação, que acontece na Fundarte, em Montenegro, RS, de 6 a 9 de outubro de 2008.

EIXO TEMÁTICO: A compreensão da arte: desafios e possibilidades


Ver detalhamento da programação, oficinas oferecidas, ficha de inscrição no site

http://www.fundarte.rs.gov.br/index.php?link=home

PROGRAMAÇÃO

DIA 06/10 - 2º FEIRA

8h30min Início do credenciamento dos participantes
10h Sessão de Abertura do 21º Seminário Nacional de Arte e Educação
Local: Teatro Roberto Atayde Cardona (ao lado da FUNDARTE/RS)
PAINEL: A compreensão da arte e os desafios do professor
Painelistas: Virgínia Kastrup (UFRJ/RJ), Narciso Telles (UFU/MG)
Coordenadora: Maria Isabel Petry Kehrwald (FUNDARTE/RS)
13h20min Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h – 17h OFICINAS
14h – 17h ENCONTRO COM PROFESSOR: La investigación educativa basada em las Artes: Encontro-aula de Grupos de pesquisa em ensino da arte com Prof. Fernando Hernández

18h Relatos de Experiências, Comunicações e Mesa de Debates
20h Programação Cultural - Espetáculo "Por você" com a Troupe Xipô
Local: Teatro Roberto Atayde Cardona

DIA 07/10 - 3º FEIRA

9h Relatos de Experiências e Comunicações
10h PALESTRA: El lugar de las posiciones críticas en la Educación de las Artes y la Cultura Visual
Palestrante: Fernando Hernández – Universidad de Barcelona/Espanha
Mediadora: Analice Dutra Pillar (UFRGS)
13h20min Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h – 17h OFICINAS
14h – 17h ENCONTRO COM PROFESSOR: La investigación educativa basada em las Artes: Encontro-aula de Grupos de pesquisa em ensino da arte, com Prof. Fernando Hernández

17h30min Vivências artísticas
20h Programação Cultural

DIA 08/10 - 4º FEIRA

8h30min - 12h OFICINAS
8h30min – 12h ENCONTRO COM PROFESSOR: La investigación educativa basada em las Artes: Encontro-aula de Grupos de pesquisa em ensino da arte, com Prof. Fernando Hernández

13h20min Apresentações artísticas da FUNDARTE
14h PAINEL: Provocações possíveis para a compreensão das artes
Painelistas: Ângela Ferreira (UniverCidade/RJ), Alex Rosato (SP), Amaury Costa
Brito (SP), Eduardo Guedes (Unicruz, Unisc/RS), Viviane Beineke (UDESC/SC)
Coordenadora do Painel: Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS/RS)
17h Relatos de Experiências, Comunicações e Pôsteres
20h30min Jantar de Confraternização do Seminário

DIA 09/10 - 5º FEIRA

9h - 12h OFICINAS
9h – 12h ENCONTRO COM PROFESSOR: neste dia o Prof. Hernández não estará presente. Os participantes se reunirão para debater questões de suas pesquisas

14h Rede Arte na Escola
14h30min PAINEL: Produção e compreensão da arte: repercussões na vida cotidiana
Painelistas: Carlota Albuquerque (Terpsí/RS), Patrícia Kebach (FACCAT/RS), Tatiana Cardoso (FUNDARTE/UERGS)
Coordenadora do Painel: Andréa Hofstaetter (FUNDARTE/UERGS)
16h30min Encerramento do Seminário e entrega de certificados de participação

Durante o Seminário: Mostras Pedagógicas - Exposições - Feira de Livros - Apresentações Artísticas

DISPOSIÇÕES GERAIS

INSCRIÇÕES AO 21º SEMINÁRIO: de 05 de agosto a 12 de setembro com valor de R$ 95,00 (2x com cheques para 31/08/08 e 30/09/08. Após esta data, somente se houver vaga, com valor de R$ 120,00.

  1. As inscrições serão consideradas confirmadas, somente após o envio da ficha de inscrição com os cheques ou cópia do comprovante do deposito bancário. O participante deverá apresentar o comprovante original de pagamento no momento do credenciamento, dia 06/10. O nome que constar na ficha de inscrição será o do certificado.
  2. O pagamento da inscrição não será devolvido, salvo se ocorrer o que consta no item 5.
  3. As inscrições poderão ser feitas via postal ou através do site www.fundarte.rs.gov.br. Para inscrições feitas através do site, deverá ser remetido comprovante de pagamento por fax ou correio, devidamente identificado com o nome do inscrito.
  4. O certificado com carga horária de 40h será entregue ao final do Seminário, mediante comprovação de 75% de presença.
  5. As oficinas que não preencherem 50% das vagas não serão oferecidas, e, neste caso específico, o valor da inscrição será devolvido. O inscrito poderá optar por outra oficina.
  6. A relação dos participantes do Encontro com Professor será comunicada por e-mail e divulgada no site da FUNDARTE, www.fundarte.rs.gov.br no dia 15 de setembro. Caso a inscrição não seja aceita, o valor correspondente será devolvido. O inscrito poderá optar por outra oficina.
  7. Todos os participantes receberão os Anais do Seminário em CD.

Comunicação de Pesquisa concluída ou em andamento (graduação, especialização, mestrado ou doutorado), Relato de Experiência ou Pôster

  1. Os interessados em apresentar Comunicação de Pesquisa concluída ou em andamento devem enviar o texto da pesquisa, no máximo dez laudas, contendo: título, resumo de no máximo 10 linhas, nome, titulação, instituição de vínculo do comunicador e referências. Em anexo, enviar currículo do(s) pesquisador(es) em no máximo 1 lauda e equipamento necessário para apresentação. Não entrará em análise a Comunicação que não estiver de acordo com o estabelecido neste item.
  2. Os interessados em apresentar Relato de Experiência devem enviar texto resumido, no máximo cinco laudas, com título, nome e instituição de vínculo. Em anexo, enviar currículo do(s) relator(es) em no máximo 1 lauda e equipamento necessário para apresentação..
  3. Os interessados em apresentar Pôster deverão enviar texto resumido, no máximo cinco laudas para constar nos Anais do evento. O Pôster deverá ser fixado pelo autor, no dia 06/10, até às 12 horas, no hall do Teatro Roberto Atayde Cardona. O autor deverá estar ao lado de seu trabalho, no dia 08/10, às 17 horas, para prestar as devidas informações aos observadores. As medidas do Pôster são: 80cm de largura por 120cm de altura, com alça para fixar. Deverão constar as seguintes informações: título do trabalho, nome do(s) autor(es), nome da instituição de vínculo e resumo. Este material ficará fixado no local até o final do evento. Em anexo, enviar currículo do(s) relator(es), no máximo 1 lauda.
  4. As Comunicações de Pesquisa concluída ou em andamento (graduação, especialização, mestrado ou doutorado), Relatos de Experiências ou Pôsteres deverão ser enviados via e-mail para 21º Seminário Nacional de Arte e Educação, E-mail: julia@fundarte.rs.gov.br. As referidas mensagens devem ter o material em arquivo anexado e ter como assunto "Relato de Experiência", "Comunicação" ou "Pôster" e o nome do relator. Caso o texto tiver imagens, estas, até o nº máximo de 10, deverão vir tanto no corpo do texto quanto em arquivo separado, ambas na extensão JPG com tamanho máximo de até 300 dpis e referências completas.
  5. Só serão aceitos os trabalhos após a inscrição no 21º Seminário Nacional de Arte e Educação. Estes só entrarão em análise pela Comissão Científica se estiverem acompanhados do comprovante de pagamento de inscrição e atenderem todas as solicitações dos itens 1, 2, 3, 4.
  6. As Comunicações de Pesquisa concluídas ou em andamento (graduação, especialização, mestrado ou doutorado) terão 20 minutos de apresentação e 10 minutos de debate com a audiência.
  7. Os Relatos de Experiência terão 20 minutos para apresentação e não terão espaço para debate com a audiência.
  8. O prazo de envio dos trabalhos é de 05 a 25 de agosto. A confirmação da seleção será feita a partir do dia 06 de setembro, via e-mail ou site da FUNDARTE.
  9. Somente receberão atestado de participação em Comunicações de Pesquisa, Relatos e Pôsteres os inscritos no Seminário.
  10. Estarão disponíveis os seguintes equipamentos: TV, DVD, datashow, retroprojetor, vídeo, aparelho de som.


Um comentário:

Anônimo disse...

Amigos,

Surgiro que coloquem um FEED na página. Parabéns pelo trabalho.