Estréia Sintoma, da Cia. Luis Louis - CCSP/SP

 

Cia. Luis Louis estréia

"Sintoma"

Ator Luis Louis foi o responsável pela preparação dos atores na minissérie Hoje é Dia de Maria, na TV Globo.

 

                                A Cia. Luis Louis estréia no dia 22 de fevereiro, sexta, no Centro Cultural São Paulo, com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura, o espetáculo "Sintoma".  Na peça, abalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta e respeitável aguarda por sua consulta. Obrigada a ficar só na sala de espera, ela tem que confrontar seus valores e seus desejos mais íntimos, num intenso fluxo de memórias que desafiam seus complexos e resistências com sarcasmo e deboche. Ao revisitar os monstros que dormiam em si, esta mulher se entrega a variações inesperadas de estados de ânimo e humor, acabando por revelar o desdobramento de sua personalidade em duas facetas opostas, mas não antagônicas, que se alternam nos encontros e desencontros.

            Os questionamentos e as sucessivas transformações surgidas do auto-embate permitem que esta mulher junte seus cacos para finalmente dançar a sua plenitude uma última vez antes do retorno das desconfianças que antecedem o sintoma.

            A personagem central é cômica, e é através desse humor que ela trata de assuntos sérios e faz o público refletir, questionando de uma forma muito engraçada o comportamento humano.

 

Proposta de Encenação

A proposta inicial foi tratar desta mulher/personagem não a partir de uma narrativa cronológica, mas conhecê-la através da exposição de suas marcas em um momento singular. Para isto as atrizes selecionaram depoimentos trazidos pela própria boca da personagem durante as sessões preliminares de improviso. De posse destes "blocos de texto", as atrizes improvisaram corporalmente sugerindo células de movimento. Estas células foram individualmente trabalhadas, e num segundo momento postas em jogo, originando então matrizes que foram desenvolvidas por meio da dança e da música. Finalmente, através da mímica, a dramaturgia foi arrematada.Construído sobre atmosferas e não sobre um mote ou roteiro narrativo, "Sintoma" é um espetáculo de lirismo e anarquia que convida por metáforas e sensações a um debochar superlativo, dando o sorriso no lugar da cara amarrada. 

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ângela Sassine e Paula Petreca

Concepção e Direção: Ângela Sassine

Figurinos: Bruna Petreca (costureira: Diva)

Design de Som: Fernando Mastrocolla

Concepção de Luz: Luís Louis

Produção: Ângela Sassine, Paula Petreca e Cia Luis Louis

Duração: 55 minutos

 

LUIS LOUIS

            No Brasil, a mímica, muito associada ao Teatro Físico, tem como um dos expoentes o ator e diretor Luis Louis. Em 1997, Luis Louis voltou de uma temporada de cinco anos na Inglaterra, onde estudou Mímica e Teatro Físico com Desmond Jones, Steven Wasson e Corinne Soun. Para exemplificar o nível de qualidade do trabalho de Louis, a página oficial na internet do mestre Desmond Jones (http://www.dilly2.demon.co.uk/school.htm), cita apenas três nomes de ex-alunos que se destacaram entres milhares que passaram por lá, vindo de mais de 50 países. Um deles é Luis Louis.

            A partir de 1998, Louis estabeleceu parceria com Lene Bastos e a partir de 2000 entrou em contato com as Ciências Cognitivas por meio de Christine Greiner e isso foi determinante nas pesquisas realizadas na época pelo grupo. De lá para cá, já foram produzidos os espetáculos "Linhas Cruzadas", "Mentecapta" e em 2003, "Brasil Deportado", espetáculo que teve várias temporadas em São Paulo. Depois vieram "Revistando 2003" e "Elas, Delas, Para Elas".

            Em 2002, Luis Louis foi o orientador de Mímica do Projeto Solos do Brasil. Nessa ocasião, concretizou-se definitivamente a parceria com Silvana Abreu, que além de atriz, também foi idealizadora e produtora desse projeto focado no estudo do Teatro Essencial. No mesmo período, também se deu o encontro da Cia. Luis Louis com o filósofo Luiz Fuganti e seus questionamentos sobre a arte e o problema da expressão.                       

            Em 2005, Luis Louis fez a preparação de mímica para Stênio Garcia, Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Ricardo Blat e todo o elenco da minissérie "Hoje é Dia de Maria - 2° Jornada", levando o conceito da Mímica para a estética do audiovisual.

            Enfim, depois de vários anos se aprofundando na pesquisa do Teatro Físico, foi no início de 2006 que a Cia chegou a um momento significativo de transformação, de salto qualitativo da pesquisa, que convergiu na integração entre filosofia, ciências e arte, entendendo a Mímica como ato de corporificação da vida, e não só como um gênero estético. O corpo agora é entendido como o próprio pensamento. Nasce aí o conceito da Mímica Total.

            Atualmente Luis Louis também é responsável pela cadeira de Mímica e Teatro Físico na Faculdade de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP.

MÍMICA TOTAL

            Todo o evento Manifesto da Mímica Total está baseado na pesquisa da Mímica Total, que é um mergulho nos conceitos do Teatro Físico, em união com pesquisas recentes das ciências cognitivas e da filosofia. É um aprofundamento na idéia do ato total, que integra pensamento, corpo e voz na figura do ator-criador. Entende a mímica como ato de corporificação da vida, que se manifesta tanto objetivamente (como na Pantomima), como subjetivamente (Mímica Moderna), sem divisões entre razão e emoção. O corpo não é mais considerado um instrumento/máquina a serviço da mente, mas é o próprio pensamento.

            É total porque integra os vários gêneros da mímica, criação e obra, corpo e voz, razão e emoção, mente e corpo, indivíduo e coletivo, visível e invisível. É mímica porque é corporificação, é afirmação de um acontecimento, é ação, é criação, é afirmação da vida.

   O Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total reúne oito artistas-pesquisadores da Cia. Luis Louis para uma pesquisa contínua, cotidiana e aprofundada sobre Mímica Total. O grupo se inspira na linha francesa de pesquisadores - Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jean Louis Barrault, Jacques Lecoq; – em união com os mestres da linha russa – Stanislavski, Meyerhold, se estendendo a Grotowski e Eugênio Barba; – além do brasileiro Luis Otávio Burnier, todos eles envolvidos em processos longos e continuados, com resultados extremamente valiosos, ricos e duradouros, que repercutem pelo mundo todo até hoje.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

 

Patrocínio: Prêmio Myriam Muniz / FUNARTE – PETROBRAS

Realização: Estúdio Luis Louis & Cooperativa Paulista de Teatro

Coordenação Artística: Luis Louis

Equipe de Criação: Cia. Luis Louis

Mímica Total e Teatro Físico: Luis Louis

Filosofia: Luiz Fuganti

Ciências Cognitivas: Christine Greiner

Ballet: Paula Petreca

Figurino: Fause Haten

Figurino do espetáculo "Sintoma":

Bruna Petreca

Programador visual: Josiel Bastos

Criação de luz: Luis Louis

Sonoplastia: Fernando Mastrocolla

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Direção de Produção: Lene Bastos e Silvana Abreu

Assistente de produção: Natalia Lopes

Produção: Estúdio Luis Louis

Fotos: Ângela Sassini e Beto de Faria

Vídeos: Beto de Faria

 

 

Atividades Extras

Oficina de Mímica Total, com a Cia. Luis Louis

21 e 28/02, 06 e 13/03 - quintas, 16h00 às 18h00

Mesa Redonda com a Cia. Luis Louis, Luiz Fuganti e Christine Greiner 

28/02 - quinta - 20h00

Aula Espetáculo com Luis Louis

20/03 - quinta – 20h00

 

Manifesto da Mímica Total

Sintoma: a partir de 22/02 até 21/03 - sextas às 21h.

bilheteria (horário de funcionamento): uma hora e meia antes dos espetáculos.

ingressos: 10,00 e 5,00 - estudantes, aposentados, idosos acima de 60 anos, deficientes e professores da rede estadual.

preço popular R$ 1,90: 29/02

local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho

R. Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP - Tel.: (11) 3383-3400

Website: www.cialuislouis.com.br

 

Nenhum comentário: