Cultural Nordeste - JVA

MINISTROS NO NORDESTE

Os ministros de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, e da Cultura, Gilberto Gil, iniciam hoje (26), uma viagem de três dias aos estados da Bahia e Pernambuco para discutir alternativas e estratégias de desenvolvimento para o país. Os ministros participam de debates com autoridades governamentais e representantes da sociedade civil. Em Salvador e no Recife, Gil e Mangabeira estarão no ar, ao vivo, pelas redes públicas de televisão. Na capital baiana hoje (26), participam no programa TVE Debate (canal 2), a partir de 22h. Já no Recife, amanhã (27), serão entrevistados no programa Opinião Pernambuco (TVU, canal 11), a partir das 20h. Esse programa pode ser acompanhado via internet (www.ufpe.br/tvu) e perguntas do público enviadas para opiniaope@gmail.com/. Outras informações: www.cultura.gov.br/.


MINUTA DA LEI DO LIVRO

Nos dias 6 e 7 de março, a Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL) se reúne na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, para discutir o texto final da Lei do Livro, proposta a ser enviada para a Casa Civil da Presidência da República. Considerando a importância da referida Lei, a Representação Nordeste da CSLL solicita aos segmentos da área do livro e leitura nordestinos que enviem sugestões e críticas à minuta da Lei. Para obter a minuta e outras informações: (82) 3315.1932 / 9973. 7063 , nobregawm@hotmail.com/.


BNB PUBLICA TESES

O Banco do Nordeste abre às universidades públicas de todo o Nordeste a Série "BNB Teses e Dissertações", com o objetivo de incentivar a difusão do conhecimento gerado nas universidades. Até 30 de abril, universidades podem enviar teses e dissertações, defendidas no ano anterior, para avaliação do Comitê de Editoração, que leva em conta critérios de consonância com o objetivo macro de desenvolvimento sustentável da região Nordeste. Outras informações: (85) 3299.3035 , ren@bnb.gov.br/.


BOLSISTAS PARA FESTIVAL

O 39º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão (SP) está com inscrições abertas para bolsistas até 20 de março. São oferecidas 148 bolsas de estudo para músicos de 12 a 30 anos, nos cursos de instrumentos, prática de orquestra e música de câmara. Os de canto lírico, técnica de gravação, regência e composição estão disponíveis para candidatos entre 20 e 35 anos. O evento ocorre entre 5 e 27 de julho. Inscrições e outras informações: www.festivalcamposdojordao.org.br/.


BAHIA


CAPOEIRA EM FOTOS

"Capoeira Substantivo Feminino - Catarina saia de lá, venha ver Idalina!" é o tema do concurso do Instituto Odu Odara de Feira de Santana. Para participar, basta apresentar fotografias de eventos e/ou trabalhos de capoeira com registro da presença feminina e preencher a ficha de inscrição, assim como a autorização de uso de imagem. A inscrição é gratuita e segue até o próximo dia 29. A exposição fica patente de março a novembro. Inscrição e outras informações: (75) 3616.6870 , feiradecapoeira@hotmail.com/.



MARANHÃO


A VEZ DO PORTUGUÊS

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Unidade e variedade na língua portuguesa no terceiro milênio", que será ministrado pelo professor Antonio Martins de Araújo (UFRJ). Com carga horária de 100 horas, entre conferências e pesquisas, o curso acontece entre 3 e 29 de março, na Casa de Cultura Josué Montello em São Luis (Rua das Hortas, 327, Centro). Inscrições e outras informações: (98) 3218.9945.



PARAÍBA


OLHO NA RUA

O repórter fotográfico paraibano Antôno David mostra imagens capturadas de pessoas nas ruas, nas mais diversas situações, tendo como base seus mais de 30 anos de profissão e o atento olhar do artista. A exposição Olho na Rua fica em cartaz, em horário comercial, até o dia 1º de março no Casarão 34 de João Pessoa (Praça Dom Adauto - Centro). Outras informações: (83) 3218.9708.



PERNAMBUCO


SOFTWARE LIVRE

Hoje (26), Ana Paula Stock, que integra o Pontão de Cultura Digital Minuano, de Porto Alegre, se reúne com Pontos de Cultura pernambucanos para conversar sobre o 9º Fórum Internacional de Software Livre, que acontece na capital gaúcha de 17 a 19 de abril. A idéia é propor a participação dos pontos em atividades culturais e apresentação de trabalhos. O encontro acontece no Instituto Intercidadania, no Recife, às 14h. A presença dos pontos deve ser confirmada através do telefone (81) 3242.7376. Outras informações: http://fisl.softwarelivre.org/9.0/www/.


POESIA EM AFOGADOS

Estão abertas inscrições gratuitas para o 11º Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados. O prazo segue até 25 de março. Podem se inscrever brasileiros ou naturalizados maiores de 16 anos, com com no mínimo cinco e no máximo dez poemas inéditos em língua portuguesa. Serão selecionados os cinco melhores poemas de dez poetas, para compor a Coletânea Ladjane Bandeira de Poesia, volume 3, com edição de 1.000 exemplares. Como se inscrever e outras informações: (81) 3232.2484.



RIO GRANDE DO NORTE


POETA LANÇA CORDEL
O poeta paraibano Gil Hollanda lança no dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, um folheto de cordel intitulado "O delegado que virou cangaceiro",. O lançamento acontece em Caicó, durante um café poético, a partir das 7h30, no Hotel Porto Belo (Rua Coronel Martiniano - Centro). Outras informações: (84) 3421.2662.



PRÊMIO FOTOGRÁFICO

Até 14 de março

O 6º Prêmio Grupo Nordeste de Fotografia recebe inscrições de fotógrafos profissionais e amadores. O tema desta edição é "Folclore e Arte popular". Recebem prêmios em dinheiro e certificados os três primeiros colocados na categoria 'Profissional' e o 1º da categoria 'Estudante'. Podem ser inscritas até duas fotografias por participante. Ficha de inscrição, regulamento e outras informações: www.fiquetranquilo.com/concurso/.


fonte minc nordeste

 

Nenhum comentário: