Aviso de pauta: Museu do Ceará comemora 75 anos

Museu do Ceará comemora 75 anos em 2008

            Uma reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas. Esta é a missão do Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro), equipamento vinculado a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que completa 75 anos no dia 07 de janeiro de 2008. A primeira instituição museológica oficial do Estado  foi  aberta ao público em janeiro de 1933, quando ainda funcionava nas dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, 238, no centro de Fortaleza.

            Para abrir a programação de aniversário, que perdura durante todo o ano, o dia 07 de janeiro será marcado pelo lançamento de dois livros e por solenidade oficial com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes e do Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho.

             Às 18h, dando boas vindas aos convidados, a banda de música da Polícia Militar abre a comemoração entoando o Hino do Ceará. O local não poderia ser mais apropriado: hoje o Museu do Ceará está instalado num imóvel de significativo valor histórico, denominado Palacete Senador Alencar, onde funcionou primeira a Assembléia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. Ali foi entoado pela primeira vez o Hino composto por Thomaz Pompeu Ferreira Lopes e regência do maestro Zacharias Gondim, no dia 31 de julho de 1903, acompanhado pelo coro de alunas da Escola Normal de Fortaleza e pela então Banda do Batalhão de Segurança Pública do Ceará.

            Em seguida, às 18h30min, o Governador do Estado parabeniza a instituição e abre as comemorações de 2008 com o lançamento do livro "Museu do Ceará - 75 anos",  realizado pela Associação dos Amigos do Museu do Ceará. O livro remonta a cronologia de fatos, textos, fotografias e arquivos compiladas pelos historiadores João Paulo Vieira Neto, Alexandre Oliveira Gomes e Ana Amélia Rodrigues de Oliveira e com organização de  Antônio Luís Macêdo Silva Filho e Régis Lopes, atual diretor do equipamento. Na ocasião também será lançado o segundo livro da coleção "Outras Historinhas", voltada para o público infantil. Neste volume, a historiadora Kênia Rios conta uma fábula sobre o Bode Iô-Iô - mais ilustre peça do acervo do Museu - com ilustrações de Marcos Vinúcius.

            Sobre a instituição - O Museu do Ceará recebe uma média de 1.500 estudantes e 700 visitantes do Ceará e de outros lugares. Possui um dos maiores e mais importantes acervos do Estado - composto por mais de sete mil peças atualmente trabalhadas como veículo de reflexão sobre a História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Este acervo é resultado de compras e doações de particulares e públicas e inclui moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de "arte popular" e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Estas peças estão amostra nas salas do Museu, em exposições de longa duração  e em espaços de exposições temporárias que percorrem vários temas da História do Ceará, como o Memorial Frei Tito (2002).

            Neste ano de 2007, o Museu do Ceará figurou entre as principais instituições nacionais quando foi reconhecido por dois prêmios nacionais do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): o primeiro lugar no edital do Programa Monumenta, na categoria educação patrimonial e com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria divulgação do patrimônio.  Este reconhecimento consolida o Museu do Ceará como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, tal como se entende nos fundamentos científicos e éticos da museologia contemporânea.

            Em 2008 - O aniversário de 75 anos é o começo para uma ampla programação no equipamento, que inclui oito novas publicações da Coleção "Outras Histórias", uma reforma estrutural no prédio-monumento (com recursos do programa Prodetur), a distribuição de mais de hum (1.000) mil cordéis sobre o bode iô-iô para estudantes, visitantes e turistas, além de uma intensa programação cultural que inclui cursos na Escola Livre de História (a partir de fevereiro) e contação de histórias do Ceará com os Agentes da Memória (programa Talentos do Ceará - Secult/FECOP - que dissemina e valoriza a história oral).

            Todas estas programações acontecem durante os dias 07 do ano, com a apresentação  de uma nova roupagem museológica às exposições permanentes. Assim, durante todos os meses do ano, uma das salas do Museu será reinaugurada, baseada na  "pedagogia do diálogo", inspiração das reflexões de Paulo Freire, como parte de um programa educativo mais amplo que inclui visitas orientadas, estreitando a relação do Museu com a sala de aula e outros espaços de construção do conhecimento.  

            Saiba mais - O Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembléia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império será reformado com recursos do Prodetur (programa vinculado a Setur). O edifício ainda mantém suas características arquitetônicas originais. Seu estilo neoclássico é expresso principalmente através das colunas, janelas e frontão triangular. Nas proximidades está o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras), a Igreja do Rosário e a Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões) Essas construções formam um importante conjunto arquitetônico da capital cearense, localizado numa área de grande densidade histórica e turística. Adaptado para o funcionamento do museu, o imponente edifício, que em si mesmo já é uma peça museológica e abriga todo o acervo em salas expositivas e na  reserva técnica.

            Ao longo destes 75 anos, o Museu do Ceará passou pelas mãos de vários administradores, saiu da tutela do Instituto Histórico e está vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará desde 1967. Sua atual política cultural está consoante com os princípios da pedagogia de Paulo Freire. Desde o ano 2000, o Professor Francisco Régis Lopes Ramos (Doutor em História Social e membro do Departamento de História da UFC) está à frente do equipamento desenvolvendo uma nova concepção do museu histórico. Tal projeto de atuação procura atender ao público diversificado que vai ao Museu: pesquisadores, estudantes da educação básica e superior, visitantes de Fortaleza e turistas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Museu do Ceará - Rua São Paulo, 51, Centro.  (85) 3101.2610 e  musce@secult.ce.gov.br

Contato para entrevistas: Régis Lopes - diretor do Museu do Ceará (9121-9261)

Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen (8878.8805), Felipe Gurgel (9926.1083) e Gustavo Colares (9917.3120).

Nenhum comentário: