Mostra Especial - Ecocine - Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

O Grupo "Rotunda" (Campinas), comemorando quatro décadas em cena, traz para o Teatro Sérgio Cardoso (SP), a Mostra Especial Ecocine 2007

 

Mostra Especial - Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

 

A Mostra Especial Ecocine 2007 traz para São Paulo uma coletânea de obras selecionadas e premiadas nas 5 edições anteriores do Ecocine – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. 

 

Estas Mostras Itinerantes têm por objetivo apresentar filmes e vídeos participantes das sessões do Ecocine, sendo um instrumento de integração cultural e social, disseminando conceitos e práticas ambientais saudáveis.

 

A Mostra Ecocine possui também uma programação voltada para o público juvenil e infantil – é a Sessão CriancEco, cujo destaque este ano é a Mostra Bem-te-vi, onde serão apresentados animações, ficções e documentários produzidos por crianças e adolescentes.

 

Desde a primeira edição do Ecocine, e também pelas experiências com as Mostras Itinerantes, pode-se constatar que a exibição de filmes com temática ambiental possibilita uma discussão sobre temas relevantes. Além disso, propicia um circuito de difusão de obras audiovisuais independentes e de jovens realizadores que não teriam espaço no circuito comercial, ao mesmo tempo em que são exibidas obras de cineastas consagrados. Este ano, serão exibidas obras de João Batista de Andrade, Sérgio Rezende, Sérgio Bloch, entre outros.

 

Aliar cultura, comunicação e educação ambiental vem se mostrando uma grande ferramenta para se minimizar graves problemas da população brasileira.

 

O Ecocine é um espaço de reflexão que alia a cultura e a preservação da natureza. Com as Mostras Itinerantes cria-se a possibilidades deste trabalho se expandir pelo país, ampliando o público, os debates, difundindo ações saudáveis e tornando cada cidadão um agente de preservação do meio ambiente.

 

Serviço

Mostra Especial Ecocine 2007

Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de setembro (quartas e quintas) às 21h

Teatro Sérgio Cardoso - Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista – SP - fone (11) 3288-0136 www.teatrosergiocardoso.org.br

Ingressos 10,00 (meia-entrada para estudantes, aposentados, maiores de 65 anos e professores) / Há possibilidade de sessões à tarde para escolas, desde que previamente agendadas.

Informações para a imprensa: Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa, fones (11) 5589-5991 / 8143-2271 / 8395-2469 ou através dos e-mails imprensa@soniakessar.com.br / kessar@terra.com.br / www.soniakessar.com.br

                    

Programação Ecocine

 

Dia 5 - Total64' - Sessão Documentário

Quilombos Vivos - Gênero: Documentário / Duração: 52' / Direção: Ariane Porto e Denise Monson / Origem da Produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2006 / Sinopse: Costumes, histórias, curiosidades, natureza, passado, e futuro. O documentário retrata como é a vida em quilombos que ainda resistem ao tempo e às ameaças.

 

Asas da Liberdade - Gênero: Documentário / Duração: 2' / Direção: Havita Rigamonti / Origem da Produção: PR/Brasil / Ano de Produção: 2001 / Sinopse: Agressão e descaso de empresas poluidoras afetam o     ecossistema de forma brutal e inconcebível.

 

Mini Cine Tupy - Gênero: Documentário / Duração: 10' / Direção: Sérgio Bloch / Origem da Produção: RJ/Brasil / Ano de Produção: 2002 / Sinopse: A realização do sonho de um catador de papel da periferia de São Paulo que leva a magia do cinema à população pobre.

 

Dia 6 - Total - 66'15" - Sessão Documentário

O Cinema é meu jardim - Gênero: Documentário / Duração: 54' / Direção: Sérgio Rezende / Origem da Produção: RJ/Brasil / Ano de Produção: 2003 / Sinopse: Ensaio sobre os temas do paraíso e do cinema tendo como eixo o cultivo de flores

 

Bambeia - Gênero: Animação / Duração: 4'35" / Direção: Renata Meireles e David Reeks / Origem da produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2003 / Sinopse: Três meninos de uma comunidade ribeirinha da Amazônia mostram todas as etapas da confecção de um pião. Nesse processo, vem à tona a relação íntima que eles tem com os conhecimentos sobre a floresta.

 

Capitão Menino - Gênero: Ficção / Duração: 7'40" / Direção: Renata Meireles e David Reeks / Origem da produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2005 / Sinopse: Barcos e meninos interagindo com os rios da Amazônia, através da aventura de ser menino.

 

Dia 12 - Total64' - Sessão POVOS DO MAR

A Mulher e o Mar - Gênero: Documentário / Duração: 13' / Direção: Ariane Porto / Origem da produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2004 / Sinopse: Risoleida, Verônica, Ana Paula, Eunice, Nicinha, Amélia, Josefa e Jandira são pescadoras. Vindas de diferentes Estados brasileiros (Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará), elas revelam, através de seus depoimentos, os mistérios, alegrias e tristezas que cercam as mulheres do mar.

 

A Mulher e o Mar II – Rio Grande do Norte - Gênero: Documentário / Duração: 13' / Direção: Ariane Porto / Origem da produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2005 / Sinopse: O documentário acompanha o cotidiano de Dona Eunice, pescadora da pequena comunidade de Senador Georgino Avelino, no litoral do Rio Grande do Norte. No seu dia a dia, histórias de luta para manter a família e superar o preconceito dentro de uma atividade eminentemente masculina - a pesca.

 

Canoa Veloz - Gênero: Documentário / Duração: 13' / Direção: Alcino Carvalho Brasil / Origem da Produção: CE/Brasil / Ano de Produção: 2005 / Sinopse: Documentário sobre uma região, um modo de vida, uma atividade e um tempo em mutação. No município de Icapuí, litoral leste do Estado do Ceará, os pescadores artesanais de lagosta preservam uma rústica e interessante forma de sobrevivência há mais de 40 anos, enfrentando o mar e desafiando o tempo.

 

Canoa  -  TV POVOS DO MAR - Gênero: Documentário televisivo / Duração:24' / Direção: Ariane Porto / Origem da Produção: SP/Brasil / Sinopse: O vídeo trata da pesca artesanal e do seu principal instrumento: a canoa.

 

Dia 13 - Total82' - Sessão Direitos Humanos

De Nadie  - (espanhol/inglês) / Gênero: Documentário / Duração: 82' / Direção: Tin Dirdamal (Hector Cadena) / Origem da Produção: México / Sinopse: Um retrato da coragem e da injustiça cometida contra latinoamericanos que cruzam o México na tentativa de entrar nos Estados Unidos, a partir da história da hondurenha Maria. São torturados, estuprados, roubados e mortos por  vários grupos, que incluem a polícia mexicana, gangues e trabalhadores de rodovias. Antes de dizer adeus a Maria, prometemos que levaríamos uma mensagem dela para sua família em Honduras.

 

Dia 19 – 87' - Sessão CriancEco

Mostra "Bem-te-vi" - Vídeos produzidos em oficinas de audiovisual voltadas para Crianças e adolescentes carentes.

Gênero: Animação, Ficção e Documentário / Duração: 87' / Direção/Produção: Alunos do "Projeto Bem-te-vi" / Origem da Produção: SP/Brasil

 

Dia 20 - Total81' - Sessão Direitos Humanos

Vlado, 30 anos depois - Gênero: Documentário / Duração:81' / Direção: João Batista de Andrade / Origem da Produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2005 / Sinopse: A história do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão militar em outubro de 1.975.

 

Dia 26 -Total79' - Sessão Documentário

Arne Sucksdorff: Uma Vida Documentando a Vida - Gênero: Documentário / Duração: 32' / Direção: Bárbara Fontes / Origem da Produção: MT/Brasil / Ano de Produção: 2002 / Sinopse: História sobre a vida, obra e morte do cineasta sueco Arne Sucksdorff que morou no Pantanal Mato-grossense por 20 anos.

 

Brincando de Gente Grande - Gênero: Ficção / Duração: 3' / Direção: Alessandra Brum e Célia Harumi / Origem da produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2003 / Sinopse: Um mergulho que denuncia o que os homens estão fazendo com a nossa fonte de vida.

 

O Arco e a Lira - Gênero: Documentário / Duração: 18' / Direção: Priscila Barrak Ermel / Origem da Produção: SP/Brasil / Ano de Produção: 2001 / Sinopse: Os sentimentos de uma índia por seu amor, retratado de forma poética através da música e do arco. Com Tereza Ambagá.

 

Icologia - Gênero: Documentário / Duração: 26' / Direção: Ângelo Lima / Origem da Produção: GO/Brasil / Ano de Produção: 2004 / Sinopse: Um vídeo sobre o amor a natureza, o homem e seu habitat. Seu Ico, suas plantas, suas estórias.

 

Dia 27 - Total83' - Sessão Água

O Profeta das Águas - Gênero: Documentário / Duração: 83' / Direção: Leopoldo Nunes / Ano de Produção: 2006 / Origem da Produção: SP/Brasil / Sinopse: Durante a ditadura militar nasce, em 1966, o projeto de construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, na região do encontro das águas dos rios Grande e Paraíba. Devido à ameaça de inundação do povoado ribeirinho, militares  desapropriam a região. Surge então, em 1970, o líder religioso Aparecido Galdino Jacintho, o Profeta das Águas, que tentará impedir a construção da barragem.

 

Você está cadastrado para receber informações de Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa. Para sair do mailing é só dar um reply como REMOVER.

 

 

 

Um comentário:

Marcos disse...

Lefkas Bottarga contrata -
Empresa na área de alimento sediada em Garopaba, Santa Catarina, produtora de bottargas, procura profissional "gourmant" para representação. Enviar curriculum para info@bottargaclub.com ou acesse o site www.bottargaclub.com (link "trabalhe conosco").