Festival de Teatro de bonecos na Biblioteca Monteiro Lobato - SMC - SP

 Festival de Teatro de bonecos na Biblioteca Monteiro Lobato
Cia. Truks comanda programação gratuita

         Os protagonistas não têm mais que 70 centímetros. Com movimentos precisos, parecem réplicas de seres humanos, mas, livres dos limites da Física, podem voar ou pegar fogo voltando ao normal segundos depois. Quase tudo é permitido no teatro de bonecos e é isso que a Cia. Truks, principal representante do gênero no país, deve mostrar no festival  que a Biblioteca Monteiro Lobato recebe a partir do dia 2 de setembro.

         Com técnica inspirada no centenário teatro bunraku japonês, o grupo traz, à vista da platéia, três atores animando simultaneamente o mesmo boneco. Não há luvas para cobrir as mãos em cena. "Nos aproximamos do jeito com que as crianças brincam de boneca. Elas imediatamente se identificam", explica o ator Henrique Sitchin.

         Do repertório da companhia serão apresentados Vovô - uma homenagem aos avôs contadores de histórias, e O Senhor dos Sonhos - melhor espetáculo do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, em 2005.  Essa última narra de forma bem-humorada as angústias de um menino que tenta ajustar seus sonhos à realidade de seu cotidiano. "O texto é uma grande homenagem ao mundo imaginativo das crianças que não é movido pela racionalidade dos adultos, mas pela poesia dos sonhos", completa Sitchin.

         O festival também traz ao país o uruguaio Rafael Curci, um dos melhores titiriteiros da América Latina. O mestre bonequeiro apresenta o espetáculo O ratinho e a lua.  Na história de amor, Gualdo é um rato que sonha cruzar o espaço para chegar até sua amada: a lua. O artista encena, ainda, Práxis, montagem de temática adulta que rememora passagens infelizes do passado de um ancião até o momento em que ele recebe a visita de um homem com uma missão macabra. A programação para esse público conta, ainda, com a montagem Tropeço, do grupo curitibano Tato Criação Cênica.   

         Paralelamente às apresentações, a Cia. Truks oferece oficinas de teatro de animação. Integrantes do grupo, que recebeu apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, darão dicas sobre dramaturgia do teatro de bonecos e as possibilidades expressivas dos personagens.

 

Serviço: Biblioteca Monteiro Lobato. Auditório. Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque. Tel.: 3256-4122.  Capacidade: 150 lugares. Grátis

          

Programação

 

Teatro Infantil

 

VOVÔ

Cia. Truks. Teatro infantil. Homenageando imigrantes que chegaram ao continente século passado, o espetáculo conta a vida do personagem Vovô, desde sua infância na Europa até a velhice no Brasil. Narração das guerras por que passou e sua adaptação em terra estrangeira compõem a história.

Dia 2, 11h

 

A PRINCESA DE BAMBULUÁ

Cia. Quase Cinema. Teatro infantil. Rapaz aceita o desafio de desencantar uma princesa. Na aventura, enfrenta grandes obstáculos rumo ao reino de Bambuluá. Serão utilizados slides e sombras na montagem.

Dia 9, 11h

 

O SENHOR DOS SONHOS

Cia. Truks. Teatro infantil. Um velho e bem sucedido escritor relembra seu tempo de menino criativo e simpático, cercado de aventuras fantásticas.

Dia 16, 11h

 

O RATINHO E A LUA

Texto, dir. e interpretação: Rafael Curci. Narração em off: Lily Curcio. Teatro infantil. Um ratinho apaixonado pela lua decide fazer uma viagem para vê-la de perto.

Dia 23, 11h

 

ESPELHO DAS ÁGUAS

Cia. Atores Invisíveis. Dramaturgia: Katya Ranieri. Teatro infantil. Dois jovens internautas se encantam com lendas dos rios e florestas brasileiros, como Iara, Cobra Norato e Curupira.

Dia 30, 11h

Teatro Adulto

 

TROPEÇO

Tato Criação Cênica. Teatro adulto. As lembranças de duas velhinhas que tiveram um relacionamento amoroso.

Dias 7 e 14, 20h30

 

PRÁXIS

Texto, dir. e interpretação: Rafael Curci. Teatro adulto. Ancião solitário que vive sobre cadeira de rodas recebe a visita de um homem misterioso.

Dia 21, 20h30

 

__________________________________________________

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal de Cultura

Giovanna Longo // Helga Monteiro // Luiz Quesada

Tel.: 3224-0641 ou 3334 - 0001 R: 2010 ao 2015

E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Nenhum comentário: