Missão Chinesa no MinC


O vice-presidente da Associação de Intercâmbio Internacional Cultural da China, Ouyang Jian, destacou a diversidade cultural e a preocupação com o acesso da população rural à Cultura como sendo pontos em comum entre as políticas públicas para a Cultura dos governos do Brasil e da China, durante o encontro que manteve na manhã desta terça-feira (22 de maio), com representantes do Ministério da Cultura (MinC) em Brasília.

Ele manifestou o desejo do seu país em ampliar o intercâmbio de cooperação cultural com o Brasil e convidou o ministro Gilberto Gil e sua equipe de assessores para realizarem nova visita à China. Ouyang considerou a viagem ao Brasil muito proveitosa, principalmente porque identificou um estágio de desenvolvimento semelhante entre as políticas públicas dos dois países para a Cultura, possibilitando as trocas de experiências.

Durante a reunião foi apresentado à delegação chinesa um vídeo e 10 minutos, sobre as atividades dos Pontos de Cultura desenvolvidas em convênio com o Programa Cultura Viva do MinC. Na seqüência, os representantes das diversas secretarias do ministério fizeram uma exposição sobre as ações desenvolvidas em cada setor. O secretário de Programas e Projetos Culturais, Célio Turino, destacou os Pontos de Cultura como sendo os grandes integradores das três dimensões simbólicas da Cultura, que ele definiu como sendo : as expressões artísticas em si, a construção da cidadania e o desenvolvimento da economia da Cultura.

Perguntas
A delegação chinesa manifestou interesse em saber o número de pessoas atendidas pelos Pontos de Cultura e sobre os mecanismos de avaliação dos trabalhos em cada unidade. O secretário Célio Turino informou que cada Ponto de Cultura alcança cerca de 5 mil pessoas, através da participação nas oficinas oferecidas nos projetos ou como público para os trabalhos desenvolvidos. Este valor multiplicado pelos 650 Pontos de Cultura em atividade hoje no país, significa uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

Sobre o acompanhamento das atividades, o secretário explicou que as regras são definidas nos editais de seleção dos Pontos de Cultura e que cada projeto aprovado tem o compromisso de prestar contas ao MinC.

No final da reunião ambas as delegações trocaram presentes e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, agradeceu a presença dos visitantes e destacou a intensificação das trocas culturais Brasil/China nos últimos cinco anos, quando foram realizadas 11 missões oficiais (oito da China ao Brasil e três do Brasil a China) para tratar de acordos e convênios na área.

À tarde a delegação chinesa foi conhecer o trabalho desenvolvido em dois Pontos de Cultura localizados no Distrito Federal.

Nenhum comentário: