Inezita Barroso na Festa de Santa Cruz - Embu/SP

Festa de Adoração à Santa Cruz

 

 

Dia 18 acontece a abertura da tradicional Festa de Adoração à Santa Cruz. A festividade começa às 18h com a Procissão das Rezadeiras, saindo do Centro Cultural Embu das Artes (Lgo. 21 de Abril, 29  Centro). A principal atração da noite é Lalá Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, que se apresentará às 22 h. No sábado, 19, também às 22 h, são as Irmãs Galvão que sobem ao palco. E no dia 20, domingo, Inezita Barroso, cantora e apresentadora do programa "Viola, Minha Viola" da TV

 

Cultura, mostra todo o seu talento a partir das 21 h.

O evento também contará com exibições de espetáculos de dança e teatro com grupos locais e da região, além de comes e bebes. A programação dos dias 18 e 19 começa às 18h e no dia 20, às 16h. A festa será no Cruzeiro da Paz, junto ao Memorial Sakai (R. Rebolo Gonzales, 185 - Vila Cercado Grande  Centro - Embu). Informações: 4241-5993. A entrada é franca.

 

 

Festa tradicional mobiliza comunidade e atrai turista. A Festa de Adoração à Santa Cruz, em Embu das Artes, está entre as mais importantes manifestações folclóricas paulista e reúne milhares de devotos e festeiros. Neste ano, a festa acontece de 18 a 20 de maio, no Cruzeiro da Paz, que fica junto ao Memorial Sakai, nas proximidades do centro histórico da cidade. O evento mescla manifestações de fé, religiosidade e cultura viva por meio da música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século XVII. A festividade tem início às 18h do dia 18 de maio com uma procissão que vai do Centro Cultural Embu das Artes, no Largo 21 de Abril, até o Memorial Sakai, ao lado do Cruzeiro da Paz de Embu. A festa prossegue até 20 de maio, sempre a partir das 15 horas.

 

 

Todas as atividades acontecem ao redor da cruz. Os festeiros rezam e beijam a Santa Cruz, acendem velas, cantam e dançam a dança do chimarrete em adoração à Santa Cruz. Na tradicional festa de Embu há a participação de famílias tradicionais, como as irmãs Cachoeira (dona Elísia, a mais antiga adoradora, está com 97 anos de idade e ainda dança) que, inclusive, fazem a formação de jovens adoradores. Um ensaio aberto no dia 6 de maio, no Memorial Sakai, reunirá a comunidade para confeccionar artigos que serão utilizados na festividade, além de músicos e adoradores para ensaiar as danças.

 

 

A programação artística contará com nomes conhecidos da cultura de raiz, como Inezita Barroso, As Galvão e Teatro Popular Solano Trindade.

Link Conheça as atrações da festa

Memorial Sakai - Festa de Santa Cruz

Rua Rebolo Gonzales, 185 - Vila Cercado Grande – Cruzeiro da Paz

Embu das Artes – São Paulo – Brasil - Telefone: (11) 4241-5993

 

 

Programação

18 de Maio - sexta-feira

18h - Procissão das Rezadeiras - partindo do Largo dos Jesuítas até o Cruzeiro

18h30 - Reza do Terço

19h00 – Show Pirotécnico de Abertura da Festa de Santa Cruz

19h00 - Dança em Adoração a Santa Cruz Embu das Artes

20h00 - Grupo de Folia de Reis Santa Clara Marajoara

20h30 - SAVE - Sociedade Amigos de Violeiros de Embu 

20h30 - Foia Verde

22h00 - Lala Gonzaga e Forrozando

19 de Maio – Sábado

18h00 - Dança em Adoração a Santa Cruz Embu das Artes

18h30 – Folia de Boi do Mauro Ferreira (Núcleo Artes)

19h00 - Folia de Reis do Gonçalves

20h00 - Grupo Congada de São Benedito de Cotia

21h00 - Nininho do Uauá e Trio Sabiá

22h00 - As Galvão

20 de Maio – Domingo

16h00 - Quadrilha do Jardim Novo Embu

16h30 - Grupo Popular Teatro Solano Trindade cafezal paulista, baião nordestino, samba-lenço rural paulista

17h30 - Grupo de Adoração a Santa Cruz de Carapicuíba

18h30 – Tempo de Brincar com Valter e Elaine

19h30 – Folias Sagradas com Inimar dos Reis

21h00 – Show de encerramento com Inezita Barroso

Nenhum comentário: