GUIA SESI DE INVESTIMENTO CULTURAL

 A área cultural, como campo de criação, produção e difusão de tecnologias socioculturais, envolve formas de trabalho e expressão, bem como práticas que devem ser articuladas não só por conhecimentos sistematizados, mas também por conhecimentos decorrentes da experiência vivenciada no cotidiano.

 Esses conhecimentos precisam ser reconhecidos pelos produtores, promotores, consumidores e gestores dos bens e serviços de cultura, mediante a uma política cultural explícita, com programas e projetos coerentes, temas, desenvolvimento e execução adequados, visando atender a demandas e expectativas dos públicos alvo e potencial.

 Os desafios da gestão das ações culturais são muitos e estão em constante processo de mudanças. Tal processo é intenso e às leis de incentivo à cultura têm um importante papel a desempenhar, na perspectiva da política pública, da responsabilidade social e do estímulo e qualificação da produção cultural no país.

 Nesse contexto, o SESI produziu o Guia de Investimento Cultural visando contribuir com a sistematização e a disseminação de conteúdos fundamentais para subsidiar a gestão cultural, bem como a qualificação de quadros profissionais, indispensáveis à otimização de resultados.

 Composto por cinco publicações interdependentes e complementares, o Guia SESI de Investimento Cultural constitui ainda um instrumento para subsidiar os Departamentos Regionais do SESI na assessoria a empresas, visando estruturar e apoiar uma metodologia para a realização de projetos culturais, para "fazer cultura".

 Sistematizar, analisar, planejar, qualificar e orientar esse fazer é necessário para a execução das diretrizes institucionais de um programa nacional. E tal necessidade é um grande desafio, principalmente ao considerarmos a diversidade e a história das atividades de natureza cultural proporcionadas pelo SESI ao longo do tempo.

 

http.//www.sesi.org.br/Programas/src_cultura/Vol_01.pdf

http.//www.sesi.org.br/Programas/src_cultura/Vol_02.pdf

http.//www.sesi.org.br/Programas/src_cultura/Vol_03.pdf

http.//www.sesi.org.br/Programas/src_cultura/Vol_04_P1.pdf

http.//www.sesi.org.br/Programas/src_cultura/Vol_04_P2.pdf

Nenhum comentário: