ESTRÉIA NOS SATYROS 2 - SP

ESTRÉIA
NO ESPAÇO DOS SATYROS-2 DIA 12/04
 
JOANA EVANGELISTA
 
Médica presa por praticar abortos é tema central da nova peça de Vange Leonel, encenada pela companhia de teatro Os Satyros
 
Estréia  12 de abril, quarta-feira, às 21h,
no espaço dos Satyros 2,
Praça Roosevelt, 124.
Toda terça e quarta, às 21h
 
“Joana Evangelista dos Santos, 38 anos, médica com especialização em ginecologia e obstetrícia, correto?”
 
Joana acaba de ser presa por praticar abortos, é inquirida pelo delegado Carlos Darwin, que a acusa de tirar vidas e nos lembra no momento em que questiona a médica:  -  “A doutora sabia que neste país, aborto é crime?”, -  que no Brasil católico, Igreja e Estado ainda estão atrelados às decisões que cabem à sociedade civil.
 
Entremeando o combate travado entre o representante da lei e da justiça e a médica, surge nesta relação um misto de carinho e admiração por parte de Darwin: “Ela é arrogante, brava, corajosa, é íntegra, uma contraventora com integridade”.
 
Ele parece se afeiçoar pela mulher que recebeu uma missão.
 
A missão e os Santos
Neste seu segundo texto para teatro, a autora Vange Leonel, música, dramaturga e colunista da revista da Folha de São Paulo, recria de forma livre a história da guerreira e hoje padroeira da França, Joana D’arc.
 
Assim como a menina francesa de 17 anos que, regida pelos santos que lhe enviavam mensagens, combateu um exército de homens, Joana Evangelista também tem sua missão atribuída pelos mesmos Arcanjo Miguel e Santa Catarina de Alexandria. 
 
Eles dizem que ela tem uma missão, foi escolhida para ajudar as mulheres e fazer o que tem que ser feito. “Eu não tiro vidas, eu devolvo. Aborto é estratégia reprodutiva”, diz Joana, depois de ouvir a voz dos santos.
 
Santa Catarina e Miguel permeiam todo o espetáculo como aparições oníricas e são vistos somente por Joana, a não ser Miguel, que em algumas cenas esconde sua imensa asa e aparece como o advogado da médica.
 
O amor, o estupro
Joana não está sozinha na cela, por ali perpassam o anjo, a santa - que num momento de desespero de Joana, lhe mostra o caminho do prazer como prova de amor e coragem. E o carcereiro, inferiorizado pelo delegado, se torna um animal primitivo e escanteado, não resistindo aos seus instintos, violenta Joana de maneira grotesca.
 
Sem a pretensão de levantar bandeiras, a peça vai além do debate de posições. Não toma partido, preferindo deixar a reflexão para a platéia. Muito além disso, o que se tem em cena é a condição humana nas relações que beiram o desespero da solidão, da incompreensão, da crueldade, mas também do lirismo, do angelical e do sublime. 
 
Ficha Técnica
Elenco: Alberto Guzik, Soraya Aguillera, Fabiano Machado, Nora Toledo, Laerte Késsimos
Iluminação: Lenise Pinheiro
Figurinos: Fabiano Machado
Concepção Cenográfica: Ângela Barros
Trilha: Ivam Cabral
Direção: Ângela Barros
Realização: Companhia teatral do Satyros
 
Serviço
Onde: Espaço dos Satyros 2, Praça Roosevelt, 124.
Dias: Terças e quartas,  às 21 horas.
Duração: 60 minutos.
Ingressos: R$20,00.
Lotação: 50 lugares.
Estacionamento: R$5,00
Sem acesso a deficientes.

Nenhum comentário: