Cultura vai premiar projeto comunitário

 

CARLOS DE MELO
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lançou hoje no Rio o prêmio "Cultura Viva", que pagará até R$ 80 mil a projetos de gestão cultural.

Podem se inscrever grupos formais e informais que desenvolvam atividades culturais vinculadas à comunidade iniciadas até 31 de dezembro de 2004. As iniciativas, no entanto, devem estar relacionadas à preservação do patrimônio, comunicação social, economia da cultura, teatro, música e artes plásticas.

A premiação será dividida nas categorias "tecnologia sociocultural", "manifestação tradicional" e "gestão pública".

Segundo o Ministério da Cultura, que organiza o prêmio em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), um dos objetivos é fazer um mapeamento da diversidade cultural brasileira. A expectativa do ministério é a de que 4.000 grupos se inscrevam nesta primeira edição do prêmio.

"A idéia é tornar visíveis manifestações realizadas em toda e qualquer comunidade, das quilombolas às ribeirinhas, passando pela cultura hip hop, pelo samba, pelo maracatu", disse Gil.

As inscrições começam nesta sexta-feira e vão até 20 de janeiro de 2006. Mais informações pelo 0800-707-9209, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou no www.premioculturaviva.org.br.

Nenhum comentário: