REYNALDO BESSA

REYNALDO BESSA - RELEASE

O cantor, compositor e violonista potiguar, Reynaldo Bessa nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, morou em Fortaleza e está radicado em São Paulo há mais de 15 anos.

Já lançou quatro cds autorais. O trabalho de estréia foi “Outros Sóis” (1994 - independente). Em 1996, lançou “O Beco das Frutas” (Selo – Alpha Music) e o terceiro, “Angico” (2002 – Selo - Devil discos). O Artista está lançando o seu quarto disco, “O Som da Cabeça do Elefante" - 2006 com participação da cantora maranhense, Rita Ribeiro. Desse cd, duas músicas já foram selecionadas para o mapeamento da música brasileira, realizado todo ano pelo Instituto Cultural Itaú.

Sua música é fortemente influenciada pela cultura de sua região de origem o Nordeste – com seus ritmos, cores, folclore, poetas, músicos, - mas também, sempre está aberta a novos experimentos e tendências da música do mundo. Grandes poetas e escritores também influenciam sua obra. Nas parcerias com Zé Rodrix, Alexandre Lemos, Leminsky, Bukowisky, Marcelo Abud, Alphonsus de Guimaraens, Fabrício Carpinejar, Eduardo Santhana e tantos outros vê a possibilidade de diversificar o trabalho e mostrar outras caras. Dessas parcerias, a música “Por Amor” de Bessa e Zé Rodrix, foi gravada pelo grupo IRA!, no acústico MTV. Das inéditas do CD e DVD é a única música que não é do guitarrista Edgar Scandurra.

Além dos discos autorais, Reynaldo Bessa já participou de vários discos de outros artistas, e cds de coletâneas. Num desses projetos, o cd “Cachaça Fina” dirigido ao mercado europeu, foram incluídas duas de suas músicas.

Já tocou ao lado de Rosa Passos, Quinteto Violado, Chico César, Alceu Valença, Moraes Moreira, Zé Geraldo, Geraldo Azevedo e vários outros artistas nos mais variados palcos da música, nos principais projetos e em quase todos os estados.

Já participou de diversos festivais de música, sendo

UMA NOVA POTENCIA CULTURAL - CCB

UMA NOVA POTENCIA CULTURAL

Desponta no Universo da Cultura Brasileira uma nova potencia que é a Cooperativa Cultural Brasileira que em menos de 2 anos após sua fundação já conta com cerca de 5000 cooperados. Tal potencia cultural conseguiu aprovar 19 projetos pelo PAC 24, Programa de Ação Cultural da Secretária de Estado e Cultura de São Paulo, em 19 projetos. Os projetos aprovados são de cunho musical e serão realizados nos próximos 8 meses por meio de 38 espetáculos e 19 ações culturais.

Cassiano Rodrigues, presidente da CCB, passou a articular ações pontuais as quais propiciaram a ocorrência de uma efervescência cultural e de projetos auto-sustentáveis. Dentro deste escopo, a Cooperativa Cultural Brasileira criou especificamente seu Departamento Cultural , em março de 2006, sendo instaurado por Wellington R. Costa atendendo as orientações Cassino Rodrigues, como parte das novas diretrizes de apoio a todos os integrantes do universo cultural e seus projetos.

As novidades são múltiplas e passam pela abertura de uma nova unidade localizada no Bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Recém criada e voltada a atender as necessidades do Projeto Guri gerenciado por Oswaldo Piscitelli, abriga agora também, o Departamento Cultural que recebeu recentemente a consultoria externa de Rose Meusburger (Gaia Brasil). O Departamento Cultural visa proporcionar aos membros da CCB e a comunidade cultural brasileira uma via de acesso pratica e não onerosa ao uso das Leis de Incentivo a Cultura, gerar parcerias culturais relevantes com entidades governamentais, ongs, instituições privadas e cooperados que facilitem o desenvolvimento de projetos culturais auto-sustentáveis.

Uma das maiores novidades que a CCB proporciona ao mercado de projetos culturais é a consultoria e assessoria gratuita para projetos.

Dentre as múltiplas iniciativas destacou-se a produção do 1° Sarauarte da CCB, que contou com a presença de renomados artistas: Cícero Fornari, Daniela Forchetti, Deboshow, Flavia Prando/Marcos Cruz, Reinaldo Bessa, Rogério Mendonça. A Segunda edição esta sendo prevista para março de 2007.

Os projetos aprovados pelo PAC 24 são: A HISTÓRIA DO SOLDADO; AGNUS ITINERANTE DE MÚSICA; CANÇÕES SACRAS; CICLOS BRASILEIROS 100 ANOS CAMARGO GUARNIERI; CONCERTO DE MÚSICA ELETRONICA MISTA; CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA; CONCLAVE; DIDATICO CAMERATA DE ÓPERA; DILEI; FOIA VERDE; FOSSARI GROUP; MÚSICA LA CARTE; O SENTIDO DA TRANSMODERNIDADE NA MÚSICA PARA PIANO DE GILBERTO MENDES ; OS AMORES DO POETA; SÃO PAULO ENSEMBLE; SERENATA A TRÊS; VOCAL ULM; ZARZUELAS ESPAÑOLAS.

http://coopcultural.org.br/

wellington.coopcultural@gmail.com