Sesi-SP abre edital para seleção de projetos culturais

image

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) abriu Edital de Chamamento 2015 para seleção de projetos culturais. O edital contempla as linguagens de Artes Cênicas, Música, Literatura e Artes Visuais, além de uma nova categoria nesta nova fase: Audiovisual.

Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2015 dos centros de atividades e espaços alternativos da instituição na capital, Grande São Paulo e interior do Estado. Uma das principais novidades nesta edição é o lançamento de um sistema de captação online.

Na área de Literatura, o edital selecionará propostas de pessoas físicas ou jurídicas de todo o Brasil. Os escolhidos farão parte das atividades do Sesi Literatura Viva, que promoverá encontros literários, narração de histórias e oficinas literárias. Em Artes Cênicas, duas novas modalidades serão contempladas: Montagens Internacionais e Teatro nas Indústrias.

Montagens Internacionais contempla a captação de projetos de companhias e artistas de outros países, promovendo a difusão e o intercâmbio entre culturas e povos nas vertentes das Artes Cênicas, especialmente o teatro, a dança e a performance. Já Teatro nas Indústrias tem como objetivo a apresentação de espetáculos curtos e/ou esquetes que tenham como tema central a Segurança no Trabalho, a Saúde, o Trabalho em Equipe e a Cidadania, entre outros temas voltados ao aprimoramento profissional e pessoal de trabalhadores da indústria.

Assim como nos editais anteriores, também serão selecionadas montagens para produção do Sesi-SP que, posteriormente, poderão se apresentar em um ou mais teatros da instituição, em continuidade ao projeto Sesi Viagem Teatral, nas seguintes modalidades: Arte-educação; Montagens Cênicas Não Inéditas; e Montagens Cênicas Inéditas, sendo que nesta última, o projeto deverá incluir a realização de uma oficina (com carga horária mínima de três horas) e uma palestra (com carga horária de uma hora de duração).

Na modalidade Música, haverá seleção de projetos destinados a formações instrumentais, vocais e de conjuntos musicais de diversos gêneros da música nas vertentes Popular e Erudita, inclusive na nova modalidade Série Internacional, que contempla a captação de projetos de grupos e artistas de diferentes partes do mundo, promovendo a difusão e o intercâmbio entre países por meio da música. O Sesi-SP selecionará ainda, especialmente para as unidades escolares da instituição, propostas voltadas à vivência musical de forma lúdica e interativa – para o programa Ação Arte-Educação.

Produções em Artes Visuais – tais como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e outras experiências artísticas – serão selecionadas para as seguintes modalidades: Espaço Galeria Sesi-SP, Galeria de Arte Digital Sesi-SP e Ocupação Artística no Sesi-SP. Para o primeiro, as propostas devem ser de exposições itinerantes de obras inéditas ou não inéditas, individuais ou coletivas, voltadas aos espaços expositivos localizados nas unidades do Sesi-SP do interior do Estado.

Os projetos para a Galeria de Arte Digital Sesi-SP, localizada no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na avenida Paulista, são dirigidos a obras artísticas que serão exibidas em vídeo na fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP, com propostas que possibilitem a mistura de linguagens e o intercâmbio entre diferentes culturas. As propostas devem seguir os critérios: ineditismo, criatividade e diálogo com o público.

Já para a modalidade Ocupação Artística no Sesi-SP, as obras deverão ser concebidas para espaços alternativos determinados pelo Sesi-SP. Essas plataformas expositivas, como muros, arquibancadas, jardins e janelas, entre outros, recebem interferências produzidas a partir de técnicas e materiais diversos, como graffiti, pintura, cartazes lambe-lambe, adesivo ou instalações.

A programação da linguagem Audiovisual do Sesi-SP consiste na exibição gratuita de filmes nacionais e internacionais reconhecidos pela crítica, oferecendo alternativas às produções que são exibidas nos circuitos comerciais. Além disso, a proposta é possibilitar novas formas e ambientes para a apreciação da arte cinematográfica. Com esses objetivos, o edital seleciona projetos de exibições digitais e em telas de grandes dimensões, voltados a espaços ao ar livre, para compor o projeto Cine Sesi-SP Open Air.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de novembro, exclusivamente pelo sitewww.sesisp.org.br/cultura.

Fonte Cultura e mercado

Nenhum comentário: