Residência em Fotografia LABMIS 2014 – Museu da Imagem e do Som | São Paulo

 

Principal

O Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (MIS), LABMIS, primeiro media lab situado em um museu público brasileiro, recebe inscrições até 20/11/13 para a Residência em Fotografia LABMIS 2014. A Residência em Fotografia LABMIS oferece o acompanhamento de pesquisas que visam à produção de textos críticos e experiências artísticas ligadas à fotografia. Com duração de cinco meses, é formada por um grupo de dez residentes, sendo oito artistas e dois críticos. A Residência será coordenada por Ronaldo Entler, Lívia Aquino e pelo coletivo Cia de Foto.
Confira o regulamento:
1. Objetivos
1.1 São objetivos da Residência:
a) fomentar produções críticas e artísticas entendidas como pesquisa no campo das humanidades;
b) pensar a relação da fotografia com outras linguagens artísticas e
c) estimular o diálogo entre a crítica de arte e a produção artística.
2.Programa de Residência
2.1 Entre novembro de 2013 e abril de 2014, o MIS acolherá 10 (dez) projetos, sendo 8 (oito) de artistas e 2 (dois) de críticos do campo das artes ou humanidades, com atividades distribuídas ao longo de 05 (cinco) meses.
2.2 As atividades da residência terão início em 18 de novembro de 2013, concluindo - se em 29 de abril de 2014. Os encontros serão suspensos por um período, a ser determinado, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.
2.3 No período da residência, os 08 (oito) artistas selecionados desenvolverão projetos baseados em produção fotográfica, apropriação de imagens ou experiências que discutam por meio de outras linguagens artísticas questões liga das à cultura, à história ou às teorias da fotografia, visando à produção de uma obra ou série que será exposta durante o Maio Fotografia no MIS 2014.
2.4 Os 02 (dois) críticos deverão propor uma estratégia, dinâmica, método ou teoria para discutir a produção dos artistas residentes durante seus processos de criação e para a Elaboração de textos de reflexão que acompanharão a exposição desses artistas.
2.4.1 Entende-se como crítico o pesquisador ou estudante de qualquer área das artes e humanidades com interesse em fomentar o processo de criação dos artistas por meio de discussões conceituais, refletir sobre recortes da produção contemporânea e produzir textos com análises de projetos, experiências e exposições de arte.
2.5 A dinâmica da Residência consiste em:
a) ao todo 04 (quatro) palestras, uma vez ao mês realizadas no MIS, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17 horas.
b) atividades de pesquisa, exercícios, leituras, desenvolvimento de textos e produção artística a serem realizados continuamente fora do MIS, conforme programa estabelecido nos encontros semanais.
2.6 Os residentes se comprometem a ter presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos encontros semanais e ir a pelo menos 03 (três) das palestras programadas.
2.7 Ao final do período de Residência, os artistas deverão apresentar o resultado de seus projetos, já adaptados para um formato de exposição, no caso dos trabalhos artísticos, e no formato de publicação, no caso dos textos críticos. A produção final dos trabalhos será financiada pela parceria Residência em Fotografia LABMIS com o Estúdio 321, responsável pela impressão das imagens. Todos os trabalhos deverão estar disponíveis em sua versão final até 30/03/2014.
Ao longo do mês de abril de 2014, as atividades da Residência se concentrarão no planejamento e curadoria da exposição.
2.8 As obras e textos finais serão mostrados em exposição coletiva em um dos espaços do Museu durante o Maio Fotografia no MIS 2014. Serão admitidos apenas os trabalhos dos artistas e críticos que concluírem o período de Residência cumprindo as metas de frequência estabelecidas pela convocatória e finalizando seus projetos nos padrões
de coerência e qualidade definidos pelos coordenadores.
3.Requisitos
3.1 O candidato deve ter cursado ou estar regularmente matriculado em um curso superior de qualquer área do conhecimento.
temporal ou numérica e é válida para o Brasil e exterior, sem que seja devida nenhuma
remuneração a qualquer título.
8. Direitos Autorais
8.1 O candidato à residência deve assumir total responsabilidade por todos os elementos
utilizados na produção do projeto fotográfico inscrito, garantindo à
Instituição que as fotografias inscritas são de sua única e exclusiva autoria, responsabilizando - se por seu conteúdo, e que sua respectiva publicação e exposição não infringem quaisquer direitos de autor, conexos ou de propriedade de terceiros.
8.2 No caso de fotografias com pessoas, o candidato deve garantir ter a autorização de exibição das mesmas para futura utilização/publicação e exposição.
8.3 Caberá a ele/ela responder, de forma exclusiva e integral, por eventuais reclamações,
questionamentos, acusações ou alegações de plágio ou violação a direitos autorais, conexos, patrimoniais, de propriedade industrial, de titularidade de terceiros, dentre outros, assegurando ao MIS o pleno ressarcimento por possíveis prejuízos sofridos a esse título.
8.4 A omissão de quaisquer informações pertinentes a titulares de direitos de autor ou propriedade responsabilizará quem a prestou, de forma exclusiva e integral, por tal conduta.
9. Disposições Finais
9.1 Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br.
9.2 A inscrição na Residência em Fotografia LABMIS implica a total aceitação das normas e condições estabelecidas nessa Convocatória. Casos omissos ou não previstos nesse regulamento serão analisados e decididos pela Diretoria do MIS
|
Mais informações:
Museu da Imagem e do Som | São Paulo
Jardim Europa: av. Europa, 158, tel. (11) 2117-4777. www.mis-sp.org.br

CRONOGRAMA

Término das inscrições
20 de Novembro de 2013

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: