“Sabores e aromas da Mesa Paulista”

image

As culinárias caipira, caiçara e tropeira revelam delícias tradicionais das mesas paulista no Revelando São Paulo Capital, de 14 a 23 de setembro

Os sabores e aromas das autênticas culinárias caipira, caiçara e tropeira são destaques na XVI edição do Revelando São Paulo Capital, que acontece de 14 a 23 de setembro no Parque do Trote, na Vila Guilherme, em São Paulo. O festival de cultura tradicional do estado mostra a rica culinária paulista de mais de 80 municípios de diversas regiões.

O festival dispõe de mais de 100 espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado,  com culinaristas  produzindo  os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a “Mesa Paulista”.


Os pratos são de dar água na boca e chamam a atenção do público, muitos pelos nomes curiosos. Entre os destaques, o Buraco Quente, com duas receitas diferentes, trazidas pelos municípios de Mairiporã e Pariquera-Açu. A comida tropeira também se faz presente com versões diferenciadas, como a de Monteiro Lobato, com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada, e Natividade de Serra, com arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirelinha.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e produção da Abaçai Cultura e Arte, o festival tem ainda as delícias doces e o tradicional café caipira coado no fogão a lenha, acompanhando broa de milho, bolo de fubá e bolinho de chuva, de Paraibuna e Redenção e Natividade da Serra. Lorena traz os tradicionais Pastéis de Nata, enquanto São Francisco Xavier vem com o João Deitado e o saboroso suco de limão cravo e gengibre.

Da Região do Vale do Ribeira vem a culinária caiçara. Iguape traz as delícias servidas na Festa de Bom Jesus de Iguape, com a tainha assada e molho de camarão, acompanhados com a farinha de mandioca produzida pela família de pescadores. Enquanto Registro traz a Moqueca de Manjuba assada na folha de bananeira, receita  centenária também de pescadores da região.

O Revelando São Paulo tem entrada franca e ainda oferece ao publico dois pavilhões de artesanato, rancho tropeiro e 120 atrações no palco do festival.

Fonte: Site Revelando São Paulo

This work is licensed under a Creative Commons license.

Nenhum comentário: