Pernambuco vai ganhar acervo de sua produção audiovisual

 

 

A produção cinematográfica realizada em Pernambuco, desde a década de 1920 até os dias atuais, vai ganhar um acervo com mais de 400 filmes e informações sobre profissionais e empresas do audiovisual do estado. O portal Cinema Pernambucano, iniciativa das produtoras Germana Pereira e Isabela Cribari, será lançado durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 12 a 17 de julho.

A plataforma de acesso gratuito vai disponibilizar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, concursos e editais, além de permitir que os usuários pesquisem teses e dissertações, títulos, sinopses e fichas técnicas e vejam fotos e making ofs de filmes.

O objetivo é que o portal se torne uma ferramenta colaborativa, construída ininterruptamente. A expectativa das idealizadoras é, já no ano que vem, realizar cursos e oficinas de audiovisual online gratuitos e, em seguida, abrir espaço para colunistas semanais e notícias.

O site tem incentivo do Funcultura Audiovisual, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

*Com informações do G1 e C&M

Nenhum comentário: