MinC e FBN anunciam programas de difusão internacional do livro brasileiro

 

 

O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, anunciaram nesta terça-feira (4/7), durante a 10ª edição da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o lançamento de quatro programas para difusão internacional do livro e da literatura brasileira.

As iniciativas serão coordenadas pelo recém-criado Centro Internacional do Livro e prevê investimentos de R$ 76 milhões, até 2020. Incluem bolsas de tradução para livros técnicos, científicos e profissionais; apoio à publicação nos países de língua portuguesa; residência de tradutores no Brasil; e patrocínio de viagem a escritores brasileiros, para divulgação de suas obras no exterior.

O secretário executivo do MinC ressaltou que “há no mundo uma atenção muito grande pelo processo criativo da cultura brasileira, pelos nossos artistas e também existe uma intensa curiosidade pelas características, pela cultura, pelas manifestações artísticas do povo brasileiro de um modo geral”.

O governo deve investir na presença do Brasil em feiras internacionais. Segundo Galeno, já foram acertadas homenagens nas feiras de Londres e Nova York e no Salão do Livro de Paris.

Os editais para essas ações devem ser publicados até a segunda semana de agosto.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário: