MinC deve financiar revitalização da Casa de Cultura Jorge Amado

 

O casarão que abriga a Casa de Cultura Jorge Amado, em Ilhéus (BA), e que por muitos anos foi a sede da família do escritor baiano, deverá ser revitalizado com apoio do Ministério da Cultura, dentro das ações governamentais que serão realizadas para comemorar o centenário de nascimento do autor, em agosto de 2012.

O pedido de restauração foi entregue pelo secretário de Cultura de Ilhéus e presidente do Fórum de Dirigentes Municipais da Bahia, Maurício Corso, à ministra Ana de Hollanda, na manhã desta quinta-feira (2/2). A ministra manifestou interesse no projeto e deve encaminhá-lo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela preservação de prédios com relevância histórica e cultural no país.

A Casa de Jorge Amado foi construída em 1926, a pedido do escritor, em um terreno que abrigava a antiga casa da família. A obra é um sobrado, com 582 m² de área construída, no bairro de Pontal, em Ilhéus. Um dos primeiros romances do autor, O País do Carnaval (1931), foi escrito enquanto ele ainda residia no casarão.

Em 1987 o sobrado passou a abrigar a sede da Casa de Cultura Jorge Amado, instituição que cuida da preservação e da divulgação da obra do escritor, o local funciona também como museu. Em 1988 o prédio foi doado à prefeitura municipal de Ilhéus e posteriormente tombado (1977) pelo patrimônio histórico da Bahia.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário: