MinC cria Observatório Brasileiro da Economia Criativa

 

O Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (9/2) portaria que institui o Observatório Brasileiro da Economia Criativa. O órgão será responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre o setor.

O objetivo é estimular o debate entre estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes da área da cultura acerca do impacto da economia criativa na sociedade. O observatório será estruturado por um Comitê Permanente, integrado por 15 membros, dentre servidores do Ministério da Cultura, entidades vinculadas e representantes da sociedade civil, que se encarregará de elaborar suas pautas de atividades, analisar seu desempenho e coordenar a execução dos projetos e ações de seu interesse.

Mapear as diversas dimensões da economia criativa brasileira e identificar os agentes envolvidos nos fluxos macro e microeconômicos da economia criativa também estão dentre as metas. A instância contará, ainda, com website vinculado ao portal do MinC para o compartilhamento das informações levantadas.

O Obec será gerido pela Secretaria da Economia Criativa (em estruturação no MinC) e a ideia é implantar observatórios em todos os estados brasileiros até 2014. Somente universidades públicas federais poderão, por meio de mecanismo de repasse que ainda está sendo estudado, receber os recursos para construção do Observatório. A metodologia para implantação está sendo desenhada pela secretaria.

*Com informações do site do MinC

Nenhum comentário: