Reinauguração do Museu Nacional dos Correios traz três exposições

 

A reinauguração do Museu Nacional dos Correios, que fez parte das comemorações em homenagem ao Dia do Carteiro, ocorreu ontem (25), em Brasília (DF).

O evento contou com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira; do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Parente de Menezes; do presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Junior, representando a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda; e da diretoria executiva da empresa.

O presidente Wagner destacou a importância da valorização do patrimônio dos Correios para a cultura brasileira. “A reinauguração do Museu Nacional dos Correios é resultado de um trabalho entusiasmado de todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa e esta é uma conquista fundamental no processo de modernização da ECT”, afirmou em seu discurso.

Na ocasião, também foi lançado o edital de seleção de patrocínio para os centros e espaços culturais dos Correios para 2012 e assinado o acordo de cooperação com o Ministério da Cultura para a adoção de procedimentos conjuntos para a seleção de projetos culturais a serem patrocinados pela ECT e avaliados pelo MinC para fins dos benefícios da Lei Rouanet.

O museu está apresentando três exposições: “Mestres da Gravura”, composta pelo acervo da Biblioteca Nacional, com obras de alguns dos maiores artistas de todos os tempos, como Rembrandt, Dürer, Goya, Piranesi e Hogarth; “Correios: um diálogo com Vilém Flusser”, inspirada no texto “Cartas” do pensador da comunicação Vilém Flusser, que traz uma mostra do funcionamento dos Correios ao longo dos tempos; e “A natureza em selos: o meio ambiente somos nós”, que reúne selos lançados pelos Correios sobre a flora e a fauna brasileira, algumas das pinturas originais que serviram para a sua confecção, bem como um painel interativo para o público infantil.

O Museu Nacional dos Correios conta com uma infraestrutura completa, cinco andares destinados a exposições, um auditório com capacidade para cem pessoas, preparado para projeções cinematográficas e espetáculos teatrais e musicais, cafeteria e terraço panorâmico, que também poderá ser usado para eventos culturais. Está localizado na região central de Brasília, no SCS Qd 4 Lote 256 – Edifício Apolo, e funciona de terça a sexta-feira (de 10h às 19h) e sábado e domingo (de 10h às 18h). A entrada é franca.

Nenhum comentário: