Exposições Temporárias 2012 - Inscrições

 

Museus do Ibram e instituições culturais estão com editais abertos para a seleção de trabalhos

Com o objetivo de promover a reflexão e a difusão da produção contemporânea de artes visuais, dinamizar o trabalho nos diversos museus e instituições culturais e democratizar a utilização dos espaços públicos, estão abertos editais públicos para a seleção de exposições temporárias em 2012. As inscrições têm prazos diferenciados para a seleção dos trabalhos nas instituições administradas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, e nas demais instituições.

O Museu Victor Meirelles, localizado em Florianópolis (SC), receberá as inscrições até o dia 26 de janeiro. No cronograma de exposições temporárias do MVM, estão previstas até três mostras a serem selecionadas por meio do edital. As exposições serão realizadas nos meses de abril, junho e setembro. Podem se inscrever todos os artistas e grupos de artistas brasileiros ou estrangeiros. Cliqueaqui para obter mais informações.

O Museu do Diamante, localizado em Diamantina (MG), receberá as propostas até o dia 14 de março. O edital contemplará cinco projetos de exposição de arte contemporânea ou tradicional. Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico md.programaexposicao@museus.gov.br.

A Pinacoteca Universitária da Universidade Federal de Alagoas receberá, até 23 de janeiro,  as inscrições individuais ou coletivas de trabalhos que estejam coerentes com a proposta do espaço, voltado à arte contemporânea. A seleção será feita mediante inscrições de portfólios e o resultado será divulgado no dia 1º de fevereiro. Serão selecionados cinco trabalhos que farão parte do acervo documental da Pinacoteca. Mais informações aqui ou pelo telefone (82) 32217230.

Em Salvador, o Museu Eugênio Teixeira Leal selecionará oito propostas de exposição que serão realizadas entre os meses de março a dezembro. As mostras acontecerão no 1º andar do Museu, na Galeria Francisco Sá, situada no edifício histórico Dr. Eugênio Teixeira Leal, que dá nome ao colecionador que reuniu boa parte do acervo que compõe este Museu de Numismática, localizado no Pelourinho, Centro Histórico da cidade de Salvador. Informações pelo telefone (71) 33218023.

Já as inscrições para o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul estarão abertas até o dia 10 de janeiro. Para mais informações, acesse a página do museu na internet.

As instituições, artistas, curadores e colecionadores que desejem enviar propostas para o Museu de Arte de Blumenau (SC) podem fazer suas inscrições até o dia 17 de janeiro. O regulamento do edital e demais informações estão na página da Fundação Cultural de Blumenau.

(Texto: Nemésia Antunes, Ascom/MinC)

Nenhum comentário: