Aberto edital 2012 da Lei Rubem Braga que financia projetos culturais em Vitória

 

ReproduçãoO edital 2012 da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura está aberto para projetos artístico-culturais. Artistas, literatos, dramaturgos, músicos e outros produtores e ativistas culturais têm, até o dia 5 de março de 2012, para formalizar as inscrições no setor de protocolo da Prefeitura de Vitória.

A Lei Rubem Braga (Lei nº 3.730/91) visa democratizar o acesso do público aos bens culturais e fomentar a cadeia produtiva das áreas culturais abrangidas. Através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Prefeitura de Vitória investiu, em 2011, recursos da ordem de R$ 3,1 milhões, aprovando um total de 135 projetos selecionados.

Podem se inscrever projetos que se enquadrem nas áreas de dança, música, teatro, circo, ópera, cinema, vídeo, fotografia, literatura, artes plásticas, artes gráficas, filatelia, folclore, capoeira, artesanato, história e patrimônio histórico-cultural. O resultado das avaliações deve sair até junho.

Para o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, a Lei Rubem Braga já se consolidou como um importante meio para a cena artística da capital. "A cada ano, observamos um movimento cada vez maior em relação à cultura e todas as suas manifestações. O número de projetos inscritos vêm crescendo a cada novo edital e isso mostra o quanto vem sendo produzido em nossa cidade e o quanto a Lei Rubem Braga é importante no cenário cultural", afirma.

O edital, que pode ser acessado no endereço http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=leirubembraga , estabelece os prazos e normas para o recebimento e análise de projetos culturais conforme expressa a Lei. Ainda de acordo com o edital, todos os projetos patrocinados pela Lei Rubem Braga deverão ter lançamento gratuito, aberto ao público, e previamente combinado com a Secretaria Municipal de Cultura, com ampla divulgação pela imprensa, proporcionando assim, maior visibilidade ao evento.

Criada em 1991 pela Prefeitura de Vitória, por meio da Semc, desde então viabilizou mais de 1.500 projetos culturais, injetando mais de R$ 30 milhões em manifestações artísticas desenvolvidas em Vitória.

Fonte: Redação Folha Vitória

Nenhum comentário: