MAC-USP realiza Seminário Arte, Cultura e Fotografia

 

O Museu de Arte Contemporânea da USP, na Cidade Universitária, realiza de 08 a 12/11/10, das 14h às 18h, o V Seminário Arte, Cultura e Fotografia, cujo tema é Espaços e Correspondências. Participam do evento pesquisadores de renome, artistas e críticos, entre eles Ana Maria Tavares, Helouise Costa, Paulo Herkenhoff e Paulo Bruscky. Também conta com a presença de duas estudiosas argentinas: Laura Malosetti Costa (UBA) e Diana Wechsler (UBA e Universidad Tres de Febrero). O objetivo do seminário é promover uma discussão de estudos nas áreas de História da Arte, História e outros campos do conhecimento que possuam como foco a fotografia e/ou a imagem fotográfica. As inscrições vão de 25/10/10 a 05/11/10.
|
Programação:
|
08/11/10
- 14h – Conferência de abertura. Laura Malosetti Costa(Professora de História da Arte da UBA - Argentina) – Algumas reflexões sobre arte e fotografia no século XIX na América Latina.
- 16h – Mesa de Comunicações. Fotografia como matriz das Belas Artes.
Elaine Dias (Pós Doutoranda - Unicamp) – A fotografia como modelo.
Camila Dazzi (Doutoranda UFRJ, Professora CEFET-RJ) – Henrique Bernardelli: indícios do uso da fotografia no processo de criação artística.
Fabio Maciel (GEA&F – ECA/USP) – Análise do conto “Topázio, pintor de retratos”.
|
09/11/10
- 14h - Mesa de Comunicações. Difusão de imaginários: inícios da cultura visual de massa no Brasil.
Mauricio Nunes Lobo (Mestre em História pelo IFCH-Unicamp, professor da Unimes) – Imagens em circulação: os cartões-postais produzidos na cidade de Santos pelo fotógrafo Jose Marques Pereira no início do século XX.
Andrea Cortez (GEA&F – ECA/USP) – Considerações sobre a presença da fotografia e das belas artes na revista ilustrada Renascença (1904-1908).
- 16h - Depoimento de artista e comentário crítico. Artista: Paulo Brusky (Recife, PE). Comentarista: Daria Jaremtchuk (GEA&F – ECA/USP).
|
10/11/10
- 14h – Comunicações: Arquitetura, cidade e imaginário nacional.
Eliane Pinheiro Silva (GEA&F – ECA/USP) – Considerações sobre a \"Primeira missa no Brasil\" de Victor Meirelles.
Heloisa Espada (GEA&F – ECA/USP) – O repertório moderno na representação de Brasília pelo fotógrafo Marcel Gautherot.
Sonia Maria Milani Gouveia (FAU-USP) – O homem, o edifício e a cidade por Peter Scheier.
- 16h – Conferência. Helouise Costa (MAC-USP). Momento Decisivo no Museu: a assimilação da obra de Henri Cartier-Bresson no Brasil.
|
11/11/10
- 14h – Mesa de Comunicações. Fotojornalismo: Documento / Ficção.
Angela C. Garcia (fotógrafa, Mestre pela FAU-USP) – São Paulo em prata: a capital paulista nas fotografias de Aurélio Becherini (anos 1910-20).
Eder Chiodetto (curador independente, conselheiro do MAM-SP) – Fotojornalismo: realidades construídas e ficções documentais.
Carolina Soares (GEA&F – ECA/USP). Claudia Andujar – Uma bricolagem virtual infinita.
- 16h - Depoimento de artista e comentário crítico. Artista: Ana Maria Tavares (ECA-USP). Comentarista: Paulo Herkenhoff (curador independente - RJ).
|
12/11/10
- 14h – Mesa de Comunicações. A fotografia nos processos artísticos modernos e contemporâneos.
Marcelo Juchem (Univali) - Imagens e letras do realismo à vanguarda: intercâmbio de influências entre fotografia, pintura e literatura.
Emy Kuramoto (jornalista e mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp) - A representação diruptiva de Diane Arbus: do documental ao alegórico.
- 16h – Conferência de encerramento. Diana Wechsler (Diretora do Mestrado em Estudos Curatoriais e Visuais da Universidad Tres de Febrero. Professora de Sociologia e Antropologia UBA- Argentina) – Espaços e identidade. Fotografia e vídeo-arte na Argentina.
|
Museu de Arte Contemporânea da USP – Cidade Universitária | Rua da Praça do Relógio, 160, antiga Rua da Reitoria. Informações com Raul Cecilio: tel. (11) 3091-4430.
|
Inscrições: de 25/10/10 a 05/11/10, com Raul Cecilio, das 10h às 17h. É possível solicitar fichas de inscrição pelo e-mail artefotografia@usp.br
Taxa de inscrição: R$ 20 por dia.
Vagas limitadas.

Fonte: Mapa das Artes e Sinapsp

Nenhum comentário: