Diálogo em Educação, Museu e Arte

 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Ação Educativa, apresentam o encontro Diálogo em Educação, Museu e Arte. Este encontro é parte do projeto Museu para Todos, desenvolvido pela Pinacoteca e apoiado pelo Santander, que por meio de diferentes ações educativas inclusivas, promove a idéia de acesso à cultura e ao patrimônio de todos. Acompanhando o desenvolvimento das áreas políticas, sociais e econômicas, o papel dos museus e instituições culturais está mudando ao longo dos anos. Atualmente a compreensão do museu como um espaço fundamental voltado à conservação e salvaguarda de objetos e destinado à preservação do saber de uma determinada classe social vem se transformando para um lugar mais aberto à construção de conhecimento e voltado à sociedade em geral. 

Segundo a Coleção Caderno de Políticas Culturais, em seu volume 3 – Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento*, 70% dos brasileiros nunca foram a um museu. Segundo aponta o estudo, alguns dos motivos para tal índice seria o número reduzido de equipamentos culturais, de oferta de bens culturais e a falta de apoio institucional consistente para o amplo acesso da população. A maior parte do consumo cultural é feita assim no âmbito privado, domiciliar (mais particularmente por meio da televisão e do rádio), o que coloca um desafio para os espaços com fins públicos de socialização da cultura. Ainda de acordo com este estudo, a educação representa um meio privilegiado para melhorar o acesso à cultura, uma vez que cria gostos, desenvolve capacidades para a fruição dos bens e para a compreensão dos códigos culturais, ampliando a elaboração simbólica da população.

É para propiciar um espaço de diálogo que possa aprofundar as experiências educativas atualmente realizadas, que propusemos o encontro Diálogos em Educação, Museu e Arte, com os objetivos de promover o encontro de profissionais interessados em refletir e discutir sobre as práticas educativas em museus e a instituições culturais, sobretudo os dedicados às artes visuais. Além disso, o encontro busca estimular a troca de experiências entre as práticas e teorias educativas desenvolvidas internacionalmente e a realidade nacional e entre as experiências desenvolvidas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país, ampliando a compreensão de suas especificidades. Também, é proposta deste encontro das visibilidade e disseminar iniciativas referenciais em educação em museus e espaços culturais.

Esperamos que as intenções que motivaram a realização dos Diálogos em Educação, Museu e Arte venham, de fato, frutificar em reflexões práticas para uma cultura cada vez mais acessível a todos!

* A Coleção Cadernos de Políticas Culturais são publicações do Ministério da Cultura em parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a partir dos dados coletados pela pesquisa realizada pelo IBGE em 2003 intitulada Sistema de Informações e Indicadores Culturais. SILVA, Frederico A. Barbosa da. Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento. Brasília: Ministério da Cultura, 2007.

Inscrições:

Inscrições Porto Alegre (http://www.museuparatodos.com.br/inscricaopoa.html)

Inscrições São Paulo (http://www.museuparatodos.com.br/inscricaosp.html)

Inscrições Recife (http://www.museuparatodos.com.br/inscricaorec.html)

Mais informações em: http://www.museuparatodos.com.br/

Fonte: Forum Permanente - SINAPESP

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