Estudos Curatoriais: perspectivas críticas e experimentais

Estudos Curatoriais: perspectivas críticas e experimentais

O Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina organiza e ministra o curso de Difusão Cultural:

ESTUDOS CURATORIAIS: PERSPECTIVAS CRÍTICAS E EXPERIMENTAIS

Professores responsáveis: Prof. Dr. Ricardo Basbaum, Profa. Dra. Lisette Lagnado, Profa. Dra. Christine Mello, Prof. Dr. Marcos Moraes.

Coordenação: Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira

Como forma de introdução as diferentes facetas que configuram o processo curatorial (artista, instituição, expografia, educativo, publicação etc), o cursoestudos curatoriais: perspectivas críticas e experimentais tem como objetivo fornecer um panorama ao mesmo tempo conciso e diversificado de algumas experiências singulares na história da curadoria feita no Brasil. O interessado poderá acompanhar o trabalho de investigação que precede a articulação de obras e artistas no processo de reflexão curatorial, servindo de esclarecimento e estímulo àqueles que pretendem seguir uma formação em Curadoria.

O curso pretende despertar o interesse de estudantes em campos das ciências humanas cada vez mais propícios para um alargamento da visão artística, tais como Antropologia urbana, Arquitetura, Geografia e História Política, Filosofia e Psicanálise, Ciências da Comunicação e Sociologia entre outras.

Publico alvo

Artistas; estudantes universitários, com titulação ou não. Podem participar interessados e profissionais diretamente ligados à área de história da arte e envolvidos em montagem, produção executiva ou ação educativa.  27 e 28 de setembro (segunda e terça-feira)

Urgência de contemporaneidade: a curadoria e a “descoberta de novos talentos”

Professor responsável: Dra. Lisette Lagnado

19h às 21h30

Por que há tantos programas de incentivos a “jovens” artistas – não somente visuais, mas músicos, escritores, documentaristas etc.? Porque esse interesse numa produção que, frequentemente, ainda carece de autocrítica? Não se pode alegar uma falta de visibilidade, quandose valoriza cada vez mais a necessidade de ser contemporâneo.

Portanto, qual o sentido de acelerar a emergência da “arte emergente”?

Esse módulo propõe a reflexão crítica e comparativa entre diferentes projetos implantados na cena artística brasileira dos anos 1980 atéhoje, cujo compromisso esteve voltado para a “descoberta” de “novos” “talentos”, procurando esclarecer as demandas que correspondem aesse tipo de ação cultural.

Estudos de caso: Antártica Artes com a Folha, Rumos Itaú, Bolsa Pampulha, entre outros.

O curso poderá ser frequentado por módulos (um ou mais) ou integralmente.

Para saber informações dos próximos módulos entre em contato com Marina - Telefone: 11-3824-5808

VALOR

R$ 120,00 (por módulo)

15% de desconto para funcionários de centros culturais e comunidade Fasm!

Fonte Fórum Permanente

Nenhum comentário: