Programa Cultura e Pensamento

Cultura e Pensamento

Agosto marcará o início das atividades do Ciclo de Debates do programa

Encontros presenciais em sete cidades brasileiras, transmissão ao vivo pela Internet, material produzido disponibilizado no site. Essas são algumas ações que pretende tornar os conteúdos discutidos dentro da edição 2009/2010 do Ciclo de Debates do Programa Cultura e Pensamento acessível a um número maior de pessoas.

O Programa Cultura e Pensamento é uma iniciativa do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras, realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex). O início dos encontros presenciais será nesse mês de agosto. Ao todo serão investidos R$ 720 mil.

Os oito selecionados na atual edição do edital promoverão discussões presenciais nas cidades de Registro (SP); Belém (PA); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Uberlândia (MG) e Salvador (BA). Os temas são variados e girarão em torno dos seguintes eixos:

Entremundos - Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil;

Produção, Distribuição e Consumo Cultural;
A Indústria Cultural do Século XXI;

Corpo-imagem nas religiões de origem negra;

III Congresso Fora do Eixo;

Esboço para novas Culturas: projetos de Cidades em debate;

Amazônias: paisagens, narrativas, sentidos;

Corpocidade: debates em estética urbana 2: performance, corpo, política e tecnologia.

Através das atividades contempladas, o objetivo do Programa é fortalecer espaços públicos para o diálogo e reflexão de temas relevantes na contemporaneidade. Este ano, além dos debates, em breve serão publicadas edições das revistas culturais também selecionadas por meio de edital realizado em parceria com a Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. O Programa conta ainda com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Saiba mais no Blog do Programa Cultura e Pensamento.

(Texto: Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Blog Cultura e Pensamento)

Nenhum comentário: