Novidades em Cultura e Mercado

Política cultural em busca de Identidade

[ 27 ago 2010 | Leonardo Brant ]

Política cultural em busca de Identidade

A identidade é um direito inerente ao cidadão. A ele cabe a autonomia e o livre arbítrio, necessários para cultivar e desenvolver a sua própria identidade, de acordo com os mais diversos elementos culturais produzidos …

Leia mais »

Arte e entretenimento

Arte e entretenimento

[ 27 ago 2010 | Erlon José Paschoal ]

A cultura como fábula e a cultura como ela é

A cultura como fábula e a cultura como ela é

[ 26 ago 2010 | Carlos Henrique Machado Freitas ]

Direito Autoral: entendendo o conflito (parte 1)

Direito Autoral: entendendo o conflito (parte 1)

[ 21 ago 2010 | Álvaro Santi ]

ANÁLISE »

Uma contradição chamada Lei do Audiovisual

[ 27 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7674/10, do Senado, que estende até 2016 os mecanismos de incentivo à atividade cinematográfica previstos na Lei do Audiovisual (8.685/93). Atualmente, a lei autoriza os incentivos até o …

ANÁLISE »

A lei do ainda mais forte

[ 27 ago 2010 | Leonardo Brant ]

Em análise publicada pelo Cultura e Mercado no dia 13 de agosto, sobre o uso do artigo 3º A da Lei do Audiovisual, voltamos a campo para avaliar a participação de outra gigante do entretenimento, …

CONVERGÊNCIA »

Mais de 35 milhões de brasileiros assistiram a vídeos online

[ 27 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

No mês de julho, 35,6 milhões de brasileiros, com idade a partir de 6 anos, assistiram a vídeos na Internet, volume equivalente a perto de 85 por cento do total da população online, segundo estudo …

AGENDA »

Gestão de entidades culturais

[ 27 ago 2010 | Alberto Benfica ] 

O crescente envolvimento de entidades culturais do terceiro setor evidencia a importância da profissionalização dos gestores, sobretudo nas habilidades específicas que o setor demanda. Para supri-las o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura …

AGENDA »

Seminário de Economia da Dança em Salvador (BA)

[ 27 ago 2010 | Alberto Benfica ]

A Rede Sulamericana de Dança (REDSD) e a Plataforma Internacional de Dança (PID) promovem, entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, o Seminário de Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para …

AGENDA, NOTÍCIAS »

‘Museus e Redes Sociais’ é o tema da 4ª edição da Primavera dos Museus

[ 27 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Entre os dias 20 e 26 de setembrro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, promoverá a 4ª edição da Primavera dos Museus, que terá como tema ‘Museus e Redes Sociais’.
As instituições museológicas …

AGENDA »

Encontros de Software Livre

[ 27 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Será realizado nos dias 5 e 6 de novembro de 2010, no Praiamar Hotel & Convention em Natal (RN), o IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL), …

RESENHAS »

Mídias Sociais na Prática

[ 27 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

Todos sabemos que as chamadas mídias sociais são importantes canais de comunicação, mas existem particularidades que nem todos dominam. Para isso, o livro Mídias Sociais na Prática promete colaborar muito com quem quer entender e …

AGENDA, DIREITO AUTORAL »

Rio e Hortolândia (SP) debatem revisão

[ 27 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Na próxima segunda-feira, dia 30, das 9h às 13h, no auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o anteprojeto de modernização da Lei de Direito Autoral, cujo prazo de consulta pública termina nesta …

AGENDA »

1º Seminário Patrimônio Cultural Imaterial

[ 27 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro, a da Rede Catitu Cultural promoverá a 1ª edição do Seminário Patrimônio Cultural Imaterial, evento que pretende promover a interlocução entre pessoas, instituições e grupos …

EDITAIS, NOTÍCIAS »

Paulínia incluirá curtas-metragens em edital

[ 27 ago 2010 | Carina Teixeira ]

O representante da Film Commission de Paulínia (SP), Marcos Kimura, anunciou durante a FIICAV – Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual, que está sendo realizado na capital paulista entre os dias 25 e …

ANÁLISE »

Redes influenciam consumo cultural

[ 26 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

Nos últimos meses Cultura e Mercado passou a explorar uma nova editoria, chamada Convergência. A ideia é aproximar a gestão cultural das novas tecnologias de comunicação e informação, discutindo seus efeitos e apresentando oportunidades que …

NOTÍCIAS »

Brasil e Paraguai firmam cooperação cultural

[ 26 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Ministério da Cultura do Brasil apoiará as comemorações do Bicentenário da Independência Nacional do Paraguai, em 2011. A participação brasileira foi acertada na ultima terça-feira, 24 de agosto, durante encontro, em Brasília, entre o …

NOTÍCIAS »

Cultura da Reforma Agrária

[ 26 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produziu uma extensa pesquisa sobre a cultura temática relacionada à questão da reforma agrária e à realidade dos sem-terra no …

DIREITO AUTORAL »

Fogo contra o “jabá”

[ 26 ago 2010 | Alberto Benfica ]

A modernização da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98), proposta pelo Ministério da Cultura (MinC), prevê a criminalização das execuções de músicas em troca de dinheiro ou favores, por emissoras de rádio e TV. A …

ANÁLISE »

Os poderes da Ancine

[ 25 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) começa a se preparar para se tornar uma agência reguladora com atuação mais relevante em toda a cadeia audiovisual, e não só no cinema, como queria o fracassado projeto …

CONVERGÊNCIA »

Convergência é destaque no Congresso SET

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

A convergência dos meios foi o tema mais abordado nesta quarta, 25, na abertura do Congresso SET, que acontece esta semana em São Paulo. A presidente da Sociedade de Engenharia de Televisão, Liliana Nakonechnyj, mostrou …

NOTÍCIAS »

Primeiro ato

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O site Último Segundo publicou esta semana uma pequena matéria com a seguinte questão: “Qual deveria ser a primeira medida do próximo presidente na área da cultura?” A pedido da reportagem do iG, atores, diretores …

NOTÍCIAS »

PCult MT lança propostas

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Propostas contemplativas da cultura mato-grossense estão sendo elaboradas com a participação de segmentos culturais e populares. Sábado (21), representantes do hip hop, capoeira, dança do ventre, artesanato e de outras manifestações artísticas se reuniram para …

CONVERGÊNCIA »

Apple negocia com gigantes da mídia

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ] 

A Apple está negociando com a News Corp., Walt Disney e outros conglomerados de mídia o aluguel de programas de TV a telespectadores por 0,99 dólar, via iTunes, afirmaram três fontes conhecedoras do assunto.
Segundo uma …

DIREITO AUTORAL »

Quem ganha com licença não voluntária?

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

A uma semana do fim da consulta pública sobre a modernização da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), a proposta do Ministério da Cultura (MinC) recebe o apoio de músicos e profissionais de outras áreas …

DIREITO AUTORAL »

Contribuição da ABPI à consulta pública

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O presidente da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), Luiz Henrique do Amaral, afirmou que a entidade entregará ao Ministério da Cultura, nos próximos dias, documento com contribuições à consulta pública do anteprojeto que moderniza …

NOTÍCIAS »

Troca de experiências no semiárido

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

À margem o Rio São Francisco, pouco antes de suas águas formarem a barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, fica o pequeno município de Morpará. Dentre a população estimada em pouco mais de nove …

RESENHAS »

Rumos da Cultura da Música

[ 25 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

Com o objetivo de reunir pesquisadores, artistas e mediadores das cenas musicais da atualidade para discutir este conjunto de questões a partir de uma perspectiva multidisciplinar, foi realizado em 2010 o Seminário Internacional Rumos da …

NOTÍCIAS »

Planejamento da distribuição deve anteceder a produção do curta

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo promove paralelamente às mostras o Seminário de Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração, entre os dias 23 e 25 de agosto.
Os profissionais que participaram dos debates …

NOTÍCIAS »

Brasil e México têm experiências semelhantes em leitura

[ 25 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

As ações do México na área de livro e leitura são semelhantes as que o Programa Mais Cultura desenvolve no Brasil. Especialistas mexicanas apresentaram na ultima sexta-feira (20 de agosto), no III Fórum do Plano …

NOTÍCIAS »

Abert questiona lei que impede sátiras a políticos

[ 25 ago 2010 | Alberto Benfica ]

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) entrou com uma ação nesta quarta-feira (25/08) no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a legislação eleitoral que proíbe a veiculação de sátiras contra políticos nos …

2011 UMA ODISSEIA CULTURAL »

Programa do Partido da Cultura

[ 23 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

O texto “2011, uma odisseia cultural” foi pensado e elaborado de forma colaborativa, a partir de encontros, rascunhos e trocas de e-mails. Eu, Fabio Maciel, Ricardo Albuquerque e Px Silveira já havíamos trabalhado dessa maneira …

Um comentário:

Anônimo disse...

o site http://www.buzinaqui.com.br destina-se a divulgação de trabalhos ligados a arte e cultura brasileira. Focado em modalidades artísticas, reunimos música, moda, dança e arte, visando assim facilitar a visualização dos trabalhos artísticos. Através de uma linguagem simples daremos ao público a oportunidade de conhecer diversos trabalhos artísticos produzidos em nosso País.

Acessem e divulguem seu talento!!!
BuzinAqui Cultura | Facebook

facebook.com/people/BuzinAqui…/100003765584506