Novidades em Cultura e Mercado: 2011, UMA ODISSEIA CULTURAL

 

[ 14 ago 2010 | Leonardo Brant ]
2011, uma odisseia cultural

Época de eleição é sempre bom motivo para fazer um balanço sobre as políticas de cultura. E assim tem sido há pelo menos três eleições, sobretudo a memorável eleição de Lula para o primeiro mandato. …

Leia mais »

RESENHAS »

[ 14 ago 2010 | Leonardo Brant ]

Fiz uma leitura dinâmica e já emendei com uma segunda, mais detalhada, de "Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação", de tão empolgado que fiquei com o livro de Claudio Lins …

DIREITO AUTORAL »

[ 14 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Até agora a Academia Brasileira de Letras não havia se pronunciado sobre o projeto que modifica a Lei de Direitos Autorais. Porém ao ler uma matéria publicada ontem pelo Estado de S. Paulo, podemos perceber …

CONVERGÊNCIA »

[ 14 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Ao discutir na ABTA 2010 a presença de conteúdos nacionais na televisão, Manoel Rangel, presidente da Ancine, expôs uma nova razão pela qual, a seu ver, a criação de cotas a conteúdos nacionais faz muito …

ANÁLISE »

[ 13 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

Enquanto a Lei Rouanet enfrenta uma crise existencial, provocada pelo embate ideológico entre o marketing empresarial e o governamental, a Lei do Audiovisual desponta como a saída viável para os investidores órfãos de incentivo, caso …

AGENDA »

[ 13 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Na próxima terça-feira, dia 17 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, promove o 8º Seminário de Gestão de …

NOTÍCIAS »

[ 13 ago 2010 | Leonardo Brant ]

Os recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) não poderão mais ser bloqueados. A definição está na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e …

NOTÍCIAS »

[ 13 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Museu Lasar Segal, do Ministério da Cultura (MinC), recebeu ontem (12/08), a quarta e última doação de acervos da família Segall, composta de arquivos com 8.000 documentos e 5.304 mil fotografias, 501 objetos (pincéis, …

EDITAIS »

[ 12 ago 2010 | Carina Teixeira ] 

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.
Com recursos oriundos do Fundo Nacional …

NOTÍCIAS »

[ 12 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Ministério da Cultura promete investir cerca de R$ 840 mil para construir e equipar o primeiro Espaço Mais Cultura de Palmas (TO), na Quadra 1304 Sul. A primeira etapa do projeto será a construção …

EDITAIS »

[ 12 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Foi prorrogado, até o dia 06 de setembro, o prazo de indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2011/2012.

DIREITO AUTORAL »

[ 12 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Um estudo analítico do anteprojeto que altera a Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/98) foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI). A instituição, que atua no Brasil há 27 anos, é favorável …

ANÁLISE »

[ 11 ago 2010 | Leonardo Brant ] 

A boa notícia para a cultura, a educação e o mercado cultural é que o índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos dez anos. Passou de 1,8 livro por ano em média, para …

NOTÍCIAS »

[ 11 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Representantes do segmento brasileiro de Arqueologia estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 10 de agosto, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, procurando estabelecer parceria com o ministério para a inserção da área nas políticas …

NOTÍCIAS »

[ 11 ago 2010 | Redação ]

O brasileiro leu mais livros gastando menos em 2009, mesmo com a crise financeira mundial que afetou praticamente todos os setores econômicos a partir do final de 2008. É o que aponta a Pesquisa Produção …

DIREITO AUTORAL »

[ 11 ago 2010 | Redação ]

A proposta do Ministério da Cultura de alterar a Lei de Direitos Autorais pode prejudicar a indústria cultural brasileira. A opinião é das presidentes da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Rosely Boschini, e do Sindicato …

NOTÍCIAS »

[ 11 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

A situação de reestruturação da MGM está indo tão mal que uma falência forçada do estúdio até 15 de setembro é uma possibilidade real. Mas os credores não querem perder o controle dos lucrativos direitos …

CONVERGÊNCIA »

[ 11 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

Uma pesquisa divulgada no jornal britânico Daily Telegraph indica que o uso das redes sociais Twitter, Facebook e MySpace gera perdas de 14 bilhões de libras (cerca de R$ 40 bilhões) por ano à economia …

AGENDA »

[ 11 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Entre os dias 2 e 11 de setembro, a cidade de Santos (SP) receberá a 1ª edição da Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, que apresentará as produções contemporâneas mais relevantes da Argentina, Bolívia, …

NOTÍCIAS »

[ 11 ago 2010 | Andrea Lombardi ]

O Decreto 3551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial- PNPI completou dez anos no dia 4 de agosto. Para celebrar a data e …

AGENDA »

[ 9 ago 2010 | Carina Teixeira ] 

Nesta terça-feira, dia 10, a organização Palas Athena realizará o fórum Transformações e Cultura Planetária, que contará com palestra do diretor do SESC, Danilo Santos de Miranda, e pretende propor a reflexão sobre os caminhos …

NOTÍCIAS »

[ 9 ago 2010 | Redação ]

A arrecadação de impostos na cidade de Paraty chega a aumentar em até três vezes o volume de um mês de recolhimento no período da Festa Literária Internacional (Flip). O cálculo é da Secretaria de …

CONVERGÊNCIA »

[ 9 ago 2010 | Redação ]

Coexistência é a expressão mais utilizada pelos autores que participam da oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio, ao comentar o futuro do livro em papel e das novas …

AGENDA »

[ 9 ago 2010 | Carina Teixeira ]

Nos dias 13, 20 e 27 de agosto, o Café Filosófico CPFL promoverá uma série de encontros que terão como tema o "Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas". Os eventos acontecerão às sextas-feiras, na CPFL …

Nenhum comentário: