HISTÓRIA DA MODA NO BRASIL

historia da moda

A publicação de História da Moda no Brasil da jornalista, professora e pesquisadora Gilda Chataignier deve ser saudada, antes de tudo, pela lacuna que vem preencher no que se refere a obras de referência nesta área em nosso País.

Gilda nos apresenta mais de cinco séculos de história conseguindo prender o interesse e a atenção dos leitores com sua escrita leve e bem articulada. Com uma extensa rede de referências História da Moda no Brasil é um guia completo para os que buscam dados específicos sobre as formas de vestir de uma determinada época proporcionando também uma leitura prazerosa para quem opta pela seqüência dos capítulos, numa cronologia que se inicia no século XVI e chega ao XXI.

Se para Gilda a história da moda não é apenas aquilo que as elites escolhem vestir, ela também não se configura exclusivamente no que se refere às formas ou à modelagem das roupas. Marcam presença no livro explicações sobre tecidos, cores, as mudanças nos padrões corporais, a moda íntima, a moda praia, além da maquiagem, dos acessórios, dos sapatos, das jóias, e diferentes glossários da língua portuguesa, tupi ou de descendência afro que se misturaram em nossas formas de adornar e vestir o corpo.

Para a autora a história da moda é também uma história com nomes e sobrenomes: estilistas, donos de boutiques, jornalistas, empresários do segmento, consumidores de destaque são apresentados e inseridos no contexto da produção e difusão da moda, de maneira a explicitar a relevância de cada um deles. Sejam as elegantes paulistanas na Belle époque e suas opções de consumo ou os estilistas que integraram o Grupo Moda Rio nos anos de 1970, entre tantos outros.

Como relata a autora, para a realização deste livro foram necessários dez anos de pesquisa em bibliotecas e museus e de um intenso trabalho como jornalista especializada, freqüentando por ofício e gosto, desfiles, eventos e feiras. Isso se consubstancia numa obra que deixa claro um diálogo intenso com ampla bibliografia, em especial, com a literatura brasileira, apropriando-se de informações que muitas vezes são deixadas de lado por outros trabalhos.

O livro é ampla e lindamente ilustrado por Antônio Pereira da Silva, parceiro de Gilda em diferentes editoriais de importantes revistas brasileiras. Um livro da nossa história realizado por quem fez efetivamente parte dela.

História da Moda no Brasil é uma referência obrigatória no cenário de escassos títulos existentes sobre a história da moda brasileira.

Sobre a autora:

Gilda Chataignier é carioca, casada, tem dois filhos, é jornalista (UFRJ) e mestre em Artes & Design (PUC-RJ). É autora de diversos livros, entre eles: 1440 minutos de mulher (José Álvaro Editor), Todos os caminhos da moda (Editora Rocco), 50 anos é o máximo (Rocco), Festas que dão baile (Rocco), Fio a fio: tecidos, moda e linguagem (Estação das Letras e Cores). Participou com capítulos das obras A moda do corpo, o corpo da moda (Editora Esfera) e Plugados na moda (Editora Anhembi Morumbi). É colunista da revista dObra[s] (Estação das Letras e Cores).

Começou sua carreira como jornalista no Diário de Notícias e logo depois foi para o Jornal do Brasil, onde trilhou uma promissora carreira de colunista e editora de moda. Como editora, colaborou nos principais veículos de moda do País, como as revistas Desfile e Manchete e todos os demais títulos da editora Bloch, além de algumas publicações femininas da editora Abril, dentre as quais Claudia e Manequim. Assinou uma coluna na Vogue e entrevistou grandes nomes da moda, da sociedade internacional e do cinema, tais como Chanel, Yves Saint Laurent, Mary Quant, Gerard Pipart, Jacques Esterel, Melina Mercouri, Giulietta Massina, Yves Montand entre outros. Foi entrevistada pelo Women’s Wear Daily e convidada pela Rainha Elizabeth para conhecer a alta-moda do Império Britânico. Fez também televisão, dirigida por Fernando Barbosa Lima, e criou uma agência de publicidade especializada em moda (Bureau de Style).

É professora na pós-graduação na PUC-RJ e no SENAI-CETIQT. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo de Moda na Universidade Veiga de Almeida, também no Rio de Janeiro.

Sobre o ilustrador:

Antonio Pereira da Silva carinhosamente também conhecido como Tonhão

Nos anos 1960 cursou Desenho, Pintura e Escultura no Instituto de Belas Artes do Estado da Guanabara. No início de 1970, ingressou nas Artes Gráficas como ilustrador e programador visual. Começou a ilustrar moda para a revista Rio Magazine por incentivo de Gilda Chataignier e passou a fazer dobradinhas para outras editoras de moda e para os jornais Última Hora, O Globo, Jornal do Brasil, Jornal da Souza Cruz, Correio do ILAC e revistas Claudia Moda, Manequim, Pop, Criativa, Moda Brasil, Moda Moldes, Desfile, Pais e Filhos, Super Moldes entre outras. Foi diretor de arte das revistas Momentos e Vitrinespaço e do Jornal Edição, vivenciando bem de perto as transformações do século XX.

Na publicidade exerceu o cargo de diretor de arte na Equipe CEM do Bureau de Style − agência especializada em moda, dirigida por Gilda Chataignier.

Hoje dedica-se à gravura no Brasil e no exterior, com algumas premiações.

Sobre a editora:

Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como proposta publicar obras de referência para provocar a reflexão, o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes. Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de renome nacional e internacional tais como: Gilda Chataignier, Andrea Semprini, Mara Rubia Sant’Anna, Nizia Villaça,. Mirian Goldenberg, Doroteia Baduy Pires; Ana Claudia de Oliveira, Kathia Castilho, Silvana Holzmeister, Francesco Morace e Flávio Sabrá entre outros.

Lançamento:

Dia 17 de agosto a partir das 19h, acontecerá o lançamento do livro:

HISTÓRIA DA MODA NO BRASIL

Livraria DA Travessa – IPANEMA

Rua Visconde de Pirajá, 572

Tel. 21 – 3205 9002

[ Ficha Técnica ]

Título: História da Moda no Brasil

Número de páginas: 188

Formato: 18 X 24

Lombada quadrada

Capa: 4X1 Cores   Papel Cartão 300 g/m²  

Miolo: 1X1 Cores Papel Couché Fosco 115 g/m²  

Tiragem: 1000

Preço de Capa: R$ 54,00

Direção Editorial: Kathia Castilho

Direção de Arte e Projeto Gráfico: Cristina Lueth

Impressão: PROL Gráfica

Editora: Estação das Letras e Cores

ISBN 978-85-60166-29-9

Mais informações: www.estacaoletras.com.br

Contato: Avany avany@estacaoletras.com.br

Telefones: 11 – 41918668 ou 41918183

Nenhum comentário: