Duo de piano e violino inaugura o Centro Correspondente Aliança Francesa de Ouro Preto

 

Duo de piano e violino marca a inauguração do Centro Correspondente Aliança Francesa de Ouro Preto

Clara Cernat (violino) & Thierry Huillet (piano) se apresentam na Casa da Ópera

 

 

Músicos de renome no cenário da música de câmara na Europa estarão em Ouro Preto, no próximo dia 21 de agosto, para o inauguração do Centro Correspondente Aliança Francesa de Ouro Preto - Francês Gerais. O concerto será no Teatro Municipal – Casa da Ópera, às 12h, com entrada franca. Clara Cernat (violino) & Thierry Huillet (piano) apresentam interpretações de Robert Schumann, Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel, Camille Saint-Saëns, Jules Massenet, Bedrich Smetana, além de músicas do próprio pianista Thierry Huillet, que também é compositor.

 

Após terem concluído estudos do mais alto nível em seus países - França e Romênia - e terem alcançado grandes prêmios internacionais, os dois músicos lançaram-se em carreiras solistas. Em 1996, passaram a interpretar juntos, enriquecendo seus respectivos percursos. Reconhecido internacionalmente, o duo possui uma variada discografia e concertos em várias salas do mundo.

 

Os músicos

Clara Cernat é uma grande representante da grande escola de violino romena. Aos 16 anos, destacou-se entre os jovens virtuoses romenos e passou a ser convidada como solista por todas as Orquestras Sinfônicas de seu país. Ela recebeu as mais altas recompensas para violino da Academia de Música de Bucareste. Em 1994, foi escolhida entre os oito Grandes Talentos da Europa para aperfeiçoar-se com grandes mestres. Ao lado do pianista Thierry Huillet, ela realizou várias apresentações pelo mundo e deixou gravações de referência das sonatas de Georges Enesco, de Ernest Bloch, de Joaquin Turina. Sua dupla paixão pelo violino e o alto permite-lhe explorar um vasto repertório de grande riqueza expressiva. Clara Cernat é professora no Conservatório Nacional de Região de Toulouse e no Centro de Ensino Superior de Música de Toulouse.

 

O francês Thierry Huillet segue o modelo dos virtuoses do século XIX, sem deixar de ser um pianista reconhecido e um compositor contemporâneo. Primeiro prêmio de piano, de música de câmara e outras disciplinas do Conservatório Nacional Superior de Paris, sua afirmação no cenário internacional começou aos 22 anos, quando obteve o Grande Prêmio do Concurso Internacional de Piano de Cleveland Robert Casadesus, nos EUA. Concertos e recitais sucederam-se no mundo inteiro, como solista de grandes orquestras: Cleveland Orchestra, Tokyo Metropolitan Orchestra, Philharmonique de Lille, Orchestre National du Capitole, etc. A música de câmara é sua grande paixão que ele compartilha com Michel Portal, Clara Cernat, Alain Meunier, dentre outros artistas. Foi agraciado com o Prêmio da Fundação André Chevillion-Yvonne Bonnaud, sob a égide da Fundação da França, atribuída aos compositores de obras dramáticas, no Concurso Internacional de Piano de Orléans 2008, o mais importante encontro mundial de pianistas dedicado ao repertório de 1900 aos dias atuais. Thierry Huillet é regularmente convidado para ministrar masterclasses na qualidade de membro de júri em competições internacionais de piano. É professor do Conservatório Nacional da Região de Toulouse e do Centro de Ensino Superior de Música de Toulouse. Em 2000, Thierry Huillet foi escolhido pelo Conselho da Europa como intérprete da versão oficial do Hino Europeu.


Aliança Francesa em Ouro Preto
O Centro Correspondente Aliança Francesa de Ouro Preto – Francês Gerais – integra a rede de Alianças Francesas do Brasil, composta por cerca de 50 unidades distribuídas em todos os Estados brasileiros, e funcionará em comunicação direta com a Aliança Francesa de Belo Horizonte.

 

Em princípio, a instituição irá oferecer cursos regulares de Língua Francesa em diferentes níveis, para crianças, jovens e adultos, com professores especializados, preparação para os exames DELF e DALF, além de abordar a cultura francófona por meio de encontros de conversação, gastronomia e literatura. Sob a coordenação da profª Raíssa Palma, o Francês Gerais está instalado na Rua São José, 157, Centro, em parceria com o Instituto Candonguêro. Mais informações pelo telefone 3551-3449 ou pelo e-mail francesgerais@yahoo.com.br.

 

Serviço:

Inauguração do Centro Correspondente Aliança Francesa Ouro Preto – Francês Gerais

Concerto: Duo Clara Cernat (violino) & Thierry Huillet (piano)

Local: Teatro Municipal – Casa da Ópera (Rua Brigadeiro Musqueira, s/n, Centro).

Data: 21 de agosto (sábado)

Horário: 12h

Entrada franca

Nenhum comentário: