Imagens do Futuro – Educação Patrimonial


DUO Informação e Cultura - Introdução à linguagem e produção audiovisual
A DUO Informação e Cultura e a produtora Emvideo Ilha de Manhattan oferecem, de 21 de junho a 5 de setembro, um curso a distância inédito: trabalhar o uso da linguagem audiovisual com a perspectiva da preservação e valorização do patrimônio cultural. Em sua 1ª edição, o curso IMAGENS DO FUTURO: Educação Patrimonial, será ministrado por meio da plataforma EAD|DUO de educação a distância e irá discutir conceitos, técnicas e especificidades da linguagem audiovisual. Serão trabalhados temas como a contextualização histórica da produção videográfica, a redação de argumento e roteiro, produção, fotografia e iluminação, som, edição e direção. Os alunos serão motivados a refletir sobre o uso expressivo e criativo dos recursos técnicos e estéticos que a tecnologia digital proporciona e as suas possibilidades de aplicação nos processos de educação patrimonial.
Serão propostas discussões teóricas sobre a cultura e a história oral, políticas de proteção, conscientização e valorização do patrimônio cultural. O objetivo final do curso é a produção de vídeos de curta duração que representem registros sintéticos de bens culturais, eleitos pelos próprios alunos, e que sejam gravados e editados por eles mesmos, com a utilização de mídias móveis (telefones celulares e afins) e softwares de edição (baixados gratuitamente pela internet).
As oficinas estão abertas a estudantes da área de Ciências Humanas, Artes, agentes públicos de cultura, produtores culturais e demais interessados na questão da preservação do patrimônio cultural. Os participantes devem providenciar um telefone celular ou câmera fotográfica digital com a função de gravação de vídeo para uso na oficina. Ao final, todos receberão Certificado de Participação.
Valor do curso:  R$ 750,00
(em três parcelas iguais ou à vista com 10% de desconto).
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site www.duo.inf.br
Mais informações:  (31) 32246700  ou  curso@duo.inf.br
Sobre a DUO Informação e Cultura
A DUO Informação e Cultura, com sede em Belo Horizonte (MG), atua desde 1999 em consultoria, planejamento e gestão para instituições e iniciativas culturais, investindo na formação e na qualificação do profissional do setor, além de disponibilizar informações aplicadas à área.
Desde o ano 2000, a DUO coordena cursos presenciais na área de Gestão Cultural. Em 2005, lançou sua plataforma de ensino a distância com o curso Gestão Contemporânea da Cultura - primeiro em língua portuguesa do setor. Até o momento, já realizou inúmeros cursos com a participação de alunos de todo Brasil e, também, de outros países como Portugal, Espanha, França, México, Paraguai e Argentina. www.duo.inf.br
Sobre a Emvideo Ilha de Manhattan
A EMVIDEO iLHA dE ManhaTTan possui ampla experiência na divulgação da educação patrimonial e no registro da história oral e dos costumes, tradições e especificidades sócio-culturais de comunidades de MG por meio da linguagem videográfica. Já desenvolveu projetos na área em cidades como Barão de Cocais e Ouro Branco, dentro do programa Vivo Lab, e Ouro Preto e Mariana, com o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale.
A atividade de arte-educação da EMVIDEO busca conscientizar os moradores das cidades em que atua para a importância de se conhecer, valorizar e registrar o patrimônio cultural e, assim, promover e incentivar o protagonismo na proteção de marcos culturais representativos das regiões em que vivem. As oficinas de vídeo visam, ainda, incentivar propostas artísticas inovadoras e pesquisas de linguagens audiovisuais. www.emvideoilhademanhattan.blogspot.com

Nenhum comentário: