V Seminário da Diversidade Cultural

 

Encontro discutirá as dificuldades para a proteção e promoção da Diversidade Cultural no Brasil

diversi O Observatório da Diversidade Cultural realiza, amanhã e depois (20 e 21), no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, o V Seminário da Diversidade Cultural. O evento, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, tem como objetivo debater os aspectos e as dimensões transversais, que fazem parte dos desafios encontrados pelas instituições públicas e pela sociedade civil em suas ações para a proteção e a promoção da diversidade cultural.

Na sua quinta edição, o Seminário destacará questões como: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade; Comunicação e Informação para a Diversidade; e Biodiversidade e Diversidade Cultural. Além disso, a plenária, formada por gestores públicos, privados e pela sociedade civil, discutirá a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005 e promulgada pelo Brasil em 2007.

O tema de abertura do evento, que acontecerá a partir das 19 horas, no dia 20, será  A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade. Participarão da mesa a coordenadora de Fomento à Identidade e Diversidade/MinC, Giselle Dupin, Jurema Machado, pela UNESCO/Brasil e Gustavo Lins pela Universidade de Brasília (UnB).

O V Seminário da Diversidade Cultural reunirá personalidades e estudiosos do Brasil e do Mundo, como o professor da Universidade Carlos III de Madri e membro do Observatorio de Cultura y Comunicación, Fundación Alternativas, Luiz A. Albornoz. Ele integrará, no dia 21, a mesa temática Comunicação e Informação para a diversidade. Participarão também dos debates, Giselle Dupin, como representante do Ministério da Cultura e Ponto de Contato da UNESCO no Brasil para a Convenção de 2005, e Gilson Schwartz, economista, sociólogo, jornalista e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Também no dia 21, participam das discussões sobre a temática Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO, Paulo Miguez e Mariela Pitombo pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Giuliana Kauark pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e José Marcio Barros pelo Observatório da Diversidade Cultural.

O Seminário termina às 19h30, do dia 21, com a palestra sobre Biodiversidade e Diversidade Cultural“, ministrada por Laure Emperaire, do Institut de Recherche pour le Développement da França.  O V Seminário da Diversidade Cultural tem a parceria da UNESCO e do Observatório do Instituto Itaú Cultural, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Arcelor Mittal.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 20, às 19 horas

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade
Dia 21, às 14 horas

Tema: Estado, Sociedade Civil e Mercado no Processo da Convenção da UNESCO
Dia 21, às 16h30min

Tema: A Diversidade Cultural e o Enfrentamento da Desigualdade

Dia 21, às 19h30min

Tema: Biodiversidade e Diversidade Cultural

Serviço:
V Seminário da Diversidade Cultural
Dias:20 e 21 de maio
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1.201 - Centro
Informações pelos telefones: (31) 3213-4320 e 3224-4949.

Nenhum comentário: