Prêmio PIPA - conselho e critérios para indicação

 

Conselho do PIPA, responsável pela escolha dos integrantes do Júri de Seleção da primeira edição do Prêmio Investidor Profissional de Arte - PIPA: Helmut Batista, Luis Antonio Almeida Braga, Marcelo Araújo, Carlos Alberto Chateaubriand, Luiz Camilo Osório, Christiano Fonseca Filho e Roberto Vinhaes.

Este Júri será formado por um seleto grupo - entre curadores, colecionadores, artistas consagrados, críticos de arte e galeristas – do Brasil e exterior.

O PIPA pretende contribuir para a valorização da arte contemporânea na cena cultural brasileira, além de fortalecer, através da residência atrelada ao prêmio, sua inserção no circuito internacional. Soma-se a isso, a possibilidade de ajudar com a constituição de acervo do MAM- Rio, uma vez que os quatro artistas mais votados pelos integrantes do Júri de Seleção e, assim, selecionados para a exposição de onde sairão os premiados, doarão uma obra para a coleção.

Para ser indicado é importante tratar-se de um artista com trajetória recente cuja produção no último ano tenha sido de algum modo destacada e que, pelas razões sublinhadas acima, conseguirá com o prêmio qualificar sua formação e carreira.

Vale frisar que todos os artistas indicados aparecerão no catálogo e os quatro finalistas terão maior destaque na publicação.

“Enfim, os critérios para a seleção dos artistas, embora subjetivos, devem ser rigorosos, pautados no olhar criterioso de cada um e na pluralidade da cena artística atual. Acreditamos, acima de tudo, que a controvérsia (das escolhas) e o mérito (dos indicados) são fundamentais para o sucesso e a longevidade do PIPA.”

Objetivo: Premiar artistas brasileiros considerados promissores na Arte Contemporânea nacional.

Requisitos para o artista ser indicado:

- Artista Brasileiro: o conceito de artista brasileiro ficará a critério dos integrantes do Júri de Seleção.

- Não há limite de idade para concorrer ao PIPA.

- Os indicados podem ser artistas visuais que desenvolvam trabalhos em quaisquer mídias e formatos, tais como: pintura, fotografia, escultura, urban art, vídeo, instalações, online e tantas outras.

No dia 31 de maio será divulgada a lista completa dos integrantes do Júri de Seleção.

Índice Canal Contemporâneo para o Prêmio PIPA por Coletivo Editorial do Canal

Índice Canal Contemporâneo para o Prêmio PIPA (in progress)

Fonte Canal Contemporâneo

Nenhum comentário: