Microprojetos Mais Cultura

Microprojetos Mais Cultura

Produtores culturais da Região Norte vão receber orientações sobre edital.

Duas oficinas sobre o edital Microprojetos Mais Cultura serão realizadas nos estados do Pará e do Amapá. O objetivo é orientar os pequenos produtores culturais da Região Norte a elaborar projetos do Programa, que investirá R$ 13,8 milhões na Amazônia Legal.

O encontro em Belém acontece na quarta-feira, dia 5, de 14h às 18h, na Fonoteca  do Centur (Rua Sattyro de Mello, 650). Já em Macapá a atividade será no dia 6, das 14h às 18, no Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva (Av. Mario Cruz 0376 - Centro).

Esta segunda edição do edital tem como foco principal a promoção da diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento, não-reembolsável, de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos, residentes nas localidades da região. As inscrições dos projetos podem ser feitas oralmente, gravadas em meio digital ou fita cassete. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital.

Este ano, o teto por projeto foi ampliado em cinco salários mínimos - 35 salários mínimos - para atender o 'custo amazônico', uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília.

Conforme a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, esse é o primeiro edital da Pasta para apoiar projetos culturais da Amazônia Legal. "Trata-se de uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamentos para pequenas produções. Além disso, estamos incorporando o 'custo amazônico' nas ações do Ministério e contribuindo para promover a cidadania de milhares de jovens da região amazônica", destaca.

O Edital de Microprojetos é uma parceria do Programa Mais Cultura com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), o Banco da Amazônia (Basa) e os governos estaduais da Região Amazônica.
 
Fonte MinC Duo

Nenhum comentário: