Concursos e Premiação do Audioviual

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, divulgou as inscrições deferidas e indeferidas em dois editais, o Curta Criança e o Longa DOC, iniciativas lançadas no final do ano passado, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

As portarias com as relações de projetos e proponentes, por região, foram publicadas, respectivamente, no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 5 de março (Seção 1, páginas 21 a 23), e nesta segunda-feira, 8 de março (Seção 1, páginas 9 a 11).

O Concurso Curta Criança apoiará com R$ 70 mil a produção de 13 obras audiovisuais inéditas de curta-metragem, dos gêneros ficção ou documentário em ação direta ou animação, com temática voltada à infância, com duração de 12 minutos. Confira a Portaria nº 31.

O Concurso Longa DOC apoiará com R$ 600 mil cinco obras inéditas de longa-metragem, do gênero documentário, que serão exibidas em salas de cinema digital e teledifusão pela EBC/TV Brasil, canal internacional da EBC e Internet. Confira a Portaria nº 32.

Prêmio SAV 2009-2010

Também foi divulgado nesta segunda-feira, dia 8, o resultado do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, que contemplou três trabalhos sobre o mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro:

  • Entre lanternas mágicas e cinematógrafos: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908), tese de doutorado de Alice Dubina Trusz (RS)
  • A distribuição do filme nacional - considerações acerca de cinco filmes lançados em 2005, dissertação de mestrado de Hadija Chalupe da Silva (RJ)
  • Mercado de Cinema Gaúcho: Indicadores e Tendências, pesquisa independente de Leandro Valiati (RS)

Leia mais.

Nenhum comentário: