1º Concurso de Fotografia de Campos do Jordão comemora Camargo Freire

Inscrições de 17 a 28 de maio de 2010.
Em comemoração a Semana Camargo Freire, acontecerá na cidade o 1º Concurso de Fotografia - Paisagens Jordanenses

Em comemoração a Semana Camargo Freire, pintor que retratou a cidade e toda a sua beleza em telas reconhecidas em todo o país, a Secretaria de Cultura de Campos do Jordão realizará o 1º Concurso de Fotografia denominado "Paisagens Jordanenses"  entre os dias 31/05 à 25/06 de 2010.

O tema do concurso, como não poderia ser diferente, é a cidade de Campos do Jordão e suas magníficas paisagens, onde concorrerão as fotos em duas categorias: Foto celular (iniciantes) e Foto câmera digital (profissionais).

Poderão participar todas as pessoas que tenham afinidade com nossa "Suíça Brasileira", residentes do município ou não, e que queiram demonstrar o seu talento fotográfico através das belezas naturais que a cidade oferece.

Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível a partir do dia 17 de maio, até o dia 28 do mesmo mês, na Secretaria da Cultura, no Espaço Cultural Dr. Além,  e no IPHACV (antigo Museu de Imagem e Som). Junto a ficha, também deverá apresentar o comprovante de residência e/ou comprovante de vínculo artístico com o município, caso não seja morador da cidade.

Cada participante deverá apresentar até 5 fotografias, com tamanho mínimo de 18 X 24, com tema livre (montanhas, paisagens - em preto e branco ou colorido). As fotos que incluir imagens de pessoas, somente serão aceitas se acompanhadas de um termo de veiculação de imagem assinado pelo fotógrafo e pela pessoa em questão.

Atrás de cada peça deverá conter: relato técnico (câmera, filme e data), nome da fotografia ou do conjunto de fotos, número da sequencia, e o nome do fotógrafo e da cidade.

Expedito Camargo Freire foi um pintor e professor brasileiro, nasceu em Campinas em 1908. Devido a tuberculose adquirida, em 1941 chegou a Campos do Jordão para se tratar e desde então, apaixonou-se pela cidade e nela permaneceu até o fim de seus dias, vindo a falecer em 1991.

Estudou belas artes no Rio de Janeiro e integrou um reconhecido grupo de talentos da época chamado de "Núcleo Bernardelli", onde também fizeram parte artistas de renome como Pancetti, Bustamante Sá, Takaoka, Dacosta entre outros.

O notável artista expressava em suas obras a beleza contagiante da cidade e a simplicidade do povo, de maneira esplendorosa e inconfundível. Seu amor pela cidade era retratado com maestria, portanto as homenagens ao artista são sempre merecidas.

Mais informações:
Acesse: http://culturacj.blogspot.com/2010/05/as-inscricoes-para-o-primeiro-concurso.html

Tel.: (12) 3664-3524

Nenhum comentário: