Exibição do filme - Filmefobia

SESC Ribeirão exibe filme premiado no Festival de Brasília
Após exibição ocorre uma roda de conversa com o diretor
 
        O SESC Ribeirão exibe o documentário "Filmefobia", dia 06, às 19h30, no Cineclube Cauim (R: São Sebastião, 920).  Após a exibição terá um bate papo com o diretor Kiko Goifman. O evento integra a Mostra Permanente de Cinema Brasileiro, numa parceria do SESC Ribeirão com o Cineclube Cauim.
         Jean-Claude Bernardet (um dos principais estudiosos de cinema do Brasil) atua no filme como o diretor de um falso documentário que nunca tem fim. Filmefobia se constrói como um making of deste documentário fictício. O longa aborda o medo na sociedade contemporânea. A principal idéia do diretor do documentário - Jean-Claude - é que a única imagem verdadeiramente autêntica, real e convincente é a de um ser humano em contato com a sua própria fobia.
        O elenco do falso documentário explora os limites da psique, contrapondo a fobia das pessoas com situações fortes, emocionalmente violentas. Aracnofobia, fobia de avião, talassofobia (medo do mar), fobia de cobras, fobia de sangue, fobia de agulhas, fobia de pombos, fobia de penetração, fobia de botões. O argumento principal do filme é também a razão pela qual ele nunca termina: terá o diretor do documentário - 71 anos - começado a ficar cego? A situação de HIV positivo do diretor piorou? Essa situação terá perturbado a mente dele quando teve que lidar com a fobia de sangue?
            Kiko Goifman é mineiro, nascido em Belo Horizonte, e se graduou em Artes e Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dirigiu os curtas: Clones, Bárbaros e Replicantes (1994), Coletor de Imagens (2002), Morte Densa (2003) e Território Vermelho (2004). Seu primeiro longa foi "33" (2003), que conta a sua história pessoal na busca por sua mãe biológica, resultando num auto-documentário. Em 2008, lançou Filmefobia, que ganhou o prêmio de melhor longa do 41º Festival de Cinema de Brasília.
            Na quarta-feira, dia 07, Kiko Goifman estará no auditório do SESC Ribeirão discursando sobre "Perspectivas Éticas e Estéticas do Documentário Contemporâneo", às 19h30.  A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento do SESC.
 
 
 Serviço
Filme "
Filmefobia"
Dir. Kiko Goifman (Brasil, 2008, 80 min., ficção/suspense, colorido
Local: Cineclube Cauim – Rua São Sebastião, 920
Dia: 06/04
Horário: 19h30
Classificação: 16 anos
Grátis
Retirada de ingressos antecipadamente na Central de Atendimento
 

SESC

Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50, Centro
Central de atendimento  - (16) 3977-4477
 

Maria Daniela Marques
mdaniela@ribeirao.sescsp.org.br
Assessoria de Comunicação
SESC Ribeirão Preto

Fone: (16) 3977-4481

Nenhum comentário: