Pepeu Gomes abre Instrumental SESC Brasil no SESC Consolação


Pepeu Gomes abre Instrumental SESC Brasil
no SESC Consolação
 
Em novo endereço, o Teatro Anchieta do SESC Consolação, o Instrumental SESC Brasil completa 20 anos com apresentações de Pepeu Gomes, Bissamblazz, Rivotrill e Altamiro Carrilho em abril.

 
A partir do mês de abril, com o fechamento da unidade provisória Av. Paulista, o Instrumental SESC Brasil muda de endereço e passa a ser apresentado no Teatro Anchieta do SESC Consolação. Outra mudança acontecerá também com o dia da semana, de terça para segunda, às 19h, com entrada franca e retirada de convites com uma hora de antecedência.
Abrindo a programação de abril, no dia 5, o guitarrista Pepeu Gomes apresenta seu show instrumental eletroacústico, seguido de Bissamblazz (dia 12), Rivotrill (dia 19) e Altamiro Carrilho (dia 26). Confira a programação abaixo.
 
Vinte anos como polo difusor da música instrumental brasileira
Em março de 1990, o SESC São Paulo deu início ao Instrumental SESC Paulista, que surgiu como um novo espaço para o gênero. O nome foi alterado para Instrumental SESC Brasil no ano de 1999, quando os shows passaram a ser transmitidos pela TV e pela internet para um público fora do estado e, também, quando se ampliou a possibilidade de vinda de músicos de outras regiões do país. Pelo palco do projeto passaram nomes como Baden Powell, Banda Mantiqueira, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Yamandu Costa, entre muitos outros.
Setecentas apresentações depois e com um público estimado em mais de 160 mil pessoas in loco, o projeto completou 20 anos em março como um polo difusor de músicos consagrados e jovens talentos.
 
INSTRUMENTAL SESC BRASIL  - PROGRAMAÇÃO ABRIL/2010
Programação dedicada à música instrumental em suas diversas vertentes, com apresentações de grupos e músicos novos e consagrados. Segundas, às 19h. Teatro Anchieta. Livre. Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria. 320 lugares.

Dia 5/04.
Pepeu Gomes

O guitarrista, cantor, compositor, produtor e arranjador Pepeu Gomes apresenta show instrumental eletroacústico, que vem sendo mostrado pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Com o repertório eclético e universal, o guitarrista, que é considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores do mundo na categoria world music, apresenta temas instrumentais que integram sua formação musical.
Na parte acústica, Pepeu mostra, tocando violão, a influência no seu trabalho de João Gilberto, Dorival Caymmi e Paco de Lucia, além de músicas de sua autoria.
Já no bandolim, o artista faz uma homenagem aos grandes mestres da musica instrumental do Brasil. Valdir Azevedo, Jacob do bandolim, Pixinguinha e Ary Barroso estão no repertório.
Finalmente tocando guitarra, Pepeu Gomes mostra uma boa parte do repertório que o consagrou como um dos maiores músicos universais do mundo. Amazônia, Fissura, Saudação Nagô, Tambaú, Didilhando, além da inédita Xulipe no Regae, fazem parte do espetáculo que tem a duração de 1 hora e 15 minutos. O show termina com a apoteótica e enlouquecida Malacaxeta.
Pepeu Gomes apresenta-se acompanhado por Jorge Gomes (Baterista ), Davi Moraes (Guitarrista ), Rannieri  Oliveira (Tecladista ) e André Gomes (Baixista ).
Repertório: Malacaxeta, Tambaú, Saudação Nagô, Buxinha, Fazendo Você Sonhar, Chicana, Fissura, Fogo De Santelmo, Didilhando, Agogô, Xulipe No Reggae, Mirabay, Swing Por Natureza, Rocha Miranda, Luz De Guadalupe, Toninho Cerezzo (todas as músicas são de autoria de Pepeu Gomes). Duração: 75 minutos.
 
Dia 12/04
Bissamblazz
Formado em 1993 para apresentar composições e arranjos originais, o Bissamblazz dedica-se a manter a música instrumental brasileira na vanguarda da consciência artística nacional, realizando concertos, produzindo CDs, intercâmbios internacionais, programas educativos e oficinas.
Neste show, Nativ, celebra o lançamento do CD homônimo, que foi gravado no ano de 2008, no SESC Pinheiros. As obras que fazem parte deste álbum são histórias sonoras, escolhidas e organizadas de forma a constituir uma unidade com cinco movimentos. O Bissamblazz é composto por 16 talentosos músicos, com a direção artística de Magno Bissoli.
Formação: Magno Bissoli (bateria), Vitor Alcântara (saxofone), Fábio Dias (saxofone), Cássio Ferreira (saxofone), Felippe Figueiredo (saxofone), Gustavo D'Amico (saxofone), Rubens Aparecido Antunes Junior (trompete) Alessandro Messias Ribeiro (trompete), Paulo Jordão (trompete), André Brito (trompete), Gilberto Gianelli (trombone), Ricardo Higino (trombone), Gregori Lauriano (trombone), Luiz Alberto (trombone), Fabio Leandro (teclados) e Sidiel Vieira (contrabaixo).
Repertório: Abertura (Magno Bissoli), Brasiliana (Magno Bissoli), God Save the Green (Magno Bissoli), Antítese (Magno Bissoli), But I am not Hamlet (Magno Bissoli), End of a dream (Magno Bissoli), Pássaros (Magno Bissoli). Duração: 90 minutos
 
Dia 19/04
Rivotrill

O grupo, formado por Eluízo Junior (flauta, saxofone e teclados), Rafael Duarte (contrabaixo) e Lucas dos Prazeres (percussão), vem mostrando criatividade e inovação em suas composições. Além disso, o trio vem solidificando seu nome como um dos mais inteligentes e talentosos projetos em música instrumental do nosso país, o que contribui para que essa trajetória seja longa e intensamente produtiva. Apresentam vários elementos musicais, que vão desde a mais alta liberdade jazzística, trafegando pelo rock progressivo dos anos 70, por ritmos latinos e afrobrasileiros, até a presença de nuances da nossa música tradicional nordestina. Tudo isso composto a partir do "triálogo" entre a esperteza e sagacidade da flauta de Eluízo, a intensa ebulição percussiva de Lucas e a precisão e balanço do contrabaixo de Rafael. Com algumas excelentes participações em importantes eventos musicais como o RecBeat 2007, o XVII Festival de Inverno de Garanhuns, o Festival de Música Instrumental de Guarulhos e a Feira da Música de Fortaleza, o Rivotrill foi conquistando respeito da crítica especializada e consolidando cada vez mais o seu trabalho como uma grande e feliz novidade no cenário da música instrumental contemporânea.

Em seu álbum de estreia, o grupo traz um trabalho inovador no que diz respeito à concepção de música instrumental, de grande inspiração, criatividade e qualidade. O resultado só vem confirmar o potencial do Rivotrill e de seu som como algo denso e carregado de originalidade, capaz de despertar um olhar diferenciado sobre a música.

Repertório - Show "Curva de Vento": Chuva Verde (Junior Crato); Baratinha D'água (Júnior Crato); Cangote  (Junior Crato/Rafa Duarte); Alaursa quer Farinha (Junior Crato); Karaí  (Rafa Duarte); Groove Tube  (Junior Crato/Rafa Duarte); Curva de Vento  (Junior Crato); A Floresta e o Duende (Junior Crato/Rafa Duarte); Espinho de Mandacaru  (Junior Crato); Living in the Past (Jethro Tull).  Duração: 60 minutos.
 
Dia 26/04
Altamiro Carrilho
Cidadão fluminense e consagrado no Brasil inteiro, Altamiro Carrilho,
85 anos, é considerado uma lenda viva do choro, tendo se apresentado em mais de 48 países, sempre com absoluto sucesso.
Iniciou sua carreira tocando caixa de guerra na banda de seu avô materno, Carlos Manso de Aquino, a Banda Lyra de Orion. Tocava no coreto da praça onde as famílias da cidade se reuniam para ouvir e aplaudir. Logo depois, tocando flauta, venceu com maestria o programa de calouros de Ary Barroso.
Em 1950, formou seu primeiro conjunto e até que no ano de 1955, formou a Bandinha de Altamiro Carrilho, com a qual gravaria dezenas de discos, sempre com muito sucesso. Com seu maxixe "Rio antigo", no LP homônimo, vendeu quase 980 mil cópias. Manteve, com sucesso, um programa na TV Tupi, em horário nobre. O programa "Em tempo de música" obteve altos índices de audiência lançando, nacionalmente, sua bandinha.
Lançou, ao todo, mais de 112 discos e compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Foi o responsável pelos arranjos e atuou como músico nos volumes 1, 2 e 3 da coleção "100 Anos de Música Popular Brasileira" da série "MPB 100 ao vivo - Projeto Minerva" e gravou o LP "Antologia do chorinho", muito elogiado pela crítica.
Comemorou em 1992 seus 50 anos de choro, na ocasião, lançou o LP "50 anos de chorinho". Com o CD "Flauta maravilhosa" ganhou na categoria "Melhor Disco Instrumental" o Prêmio Sharp de 1997.
Para comemorar os 125 anos de nascimento do chorinho, em julho de 2000, realizou uma grande e elogiada apresentação no Teatro Municipal de São Paulo. Deste show resultou a produção de um CD gravado ao vivo.
Nestes anos de 2009 e 2010, comemora 68 anos de carreira e  serão lançados três discos, quatro DVDs e um longa-metragem para homenagear sua carreira como um dos mais carismáticos e respeitados músicos brasileiros de todos os tempos.
Formação: Altamiro Carrilho (Flautas), Mauricio Verde  (Cavaquinho), Pedro Bastos (Violão de 7 cordas / Bandolin), Luiz Americo Bastos (Violão de 6 cordas) e Eber de Freitas (Pandeiro / Bateria e Percussão).
Repertório: Deixa o Breque para mim (Altamiro Carrilho);
Flor Amorosa (Callado); Odeon (Ernesto Nazaret); Na Glória (Raul de Barros); Murmurando (Fon-Fon); Urubu Malandro (Lôro); Lamento (Pixinguinha); 1X0 (Pizinguinha); Carinhoso (Pixinguinha); A Dança das Horas (Ponchielli); Malandrinho (Altamiro Carrilho); Samba de Morro (Altamiro Carrilho); Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu); Pedacinhos do Céu (Valdir Azevedo); Brasileirinho (Valdir Azevedo).
 
 
 
Instrumental SESC Brasil
Segundas, às 19h. Teatro Anchieta.
Livre. Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria. 320 lugares.

 
Os shows são gravados pelo SESCTV e exibidos em programas inéditos às segundas, às 22h, com reprises durante a semana (consulte a grade de programação no site www.sesctv.org.br.


Acesse o site oficial: http://instrumentalsescbrasil.org.br


Teatro SESC Anchieta do SESC Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245
Fone.: 3234.3000
 
Assessoria de Imprensa: Rita Solimeo Marin
Tel: 3234-3043

Nenhum comentário: