Ciclo de Palestras - CONFRONTO DE TÉCNICAS: Cinema e Teatro


Casarão do Belvedere inicia série de debates sobre teatro e cinema

 

 

O Casarão do Belvedere, localizado na Bela Vista, em São Paulo, realiza uma série de três debates que se concentram no tema Confronto de Técnicas: Cinema e Teatro. O evento acontece entre os dias 17 e 31 de março de 2010, sempre às quartas, às 20h (a palestra do dia 17, excepcionalmente, será às 20h30), e terá no grupo de debatedores convidados Eduardo Aguilar, Guilherme Bonfanti, Rui Xavier, Hugo Henrique Leme e Helder Rocha.

 

O tema Confronto de Técnicas: Cinema e Teatro funciona como uma extensão ao mais recente espetáculo da programação do Casarão, "Cine Belvedere". Dirigido por Roberto Audio, a peça cumpre a função de fio condutor entre esses dois universos – o cinema e o teatro – e tem como personagem Christoph Lichtmann, um antigo diretor e produtor de cinema que sofre de uma doença rara que o impossibilita de dormir e, conseqüentemente, de sonhar.

 

A ideia de criar uma mesa de debates para o tema nasceu a partir do momento em que a equipe de produção do Casarão Belvedere analisou os projetos que integram o espaço e percebeu que o teatro e o cinema são linguagens frequentes. Discutir quais são as necessidades específicas de cada linguagem, quando e como ocorre a fusão de cinema com teatro, inspiraram o ator Paulo Goya, proprietário e administrador do Casarão do Belvedere a realizar a série de encontros.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Março

 

17 de março – 20h30 - Tema: Iluminação e Fotografia

Confirmados para Mesa: Eduardo Aguilar, Guilherme Bonfanti, Rui Xavier

 

Eduardo Aguilar se formou em cinema na Universidade da Boca do Lixo, localizada na Rua do Triunfo nos anos 80. Lá teve aulas com professores como Antônio Meliande, Jean Garret, Conrado Sanchez, Alfredo Sternheim, Walter Hugo Khouri e principalmente Carlos Reichenbach. Ainda pode conviver com mestres como Ody Fraga, Concórdio Matarazzo, Cláudio Portioli e Rajá de Aragão. Tornou-se brilhante diretor de curtas-metragens como Lourdes - Um Conto Gótico de Terror, Dias Cinzentos, Jogos, Claustro, Os Últimos Dias do Papai Noel, entre outros. Fã incondicional de Khouri e do cinema europeu de gênero, tem como único defeito ser são-paulino. Entrou para a Zingu! somente por ter dado uma sugestão a Meire Vieira em Tensão e Desejo

Guilherme Bonfanti (Leme SP 1956). Iluminador. Light designer que se destaca na década de 1990, colaborador assíduo do Teatro da Vertigem, grupo atuante em espaços não convencionais. É também iluminador constante nos espetáculos dirigidos por Eduardo Tolentino de Araújo, do Grupo TAPA; Oswaldo Gabrielli, do grupo XPTO, William Pereira e Gabriel Villela.

Rui Xavier, diretor do Núcleo 1408 - Companhia de Teatro e Invenção, também dramaturgo e eventualmente ator. Estreou no teatro profissional com o espetáculo Ensaio Sobre a Liberdade, como ator e dramaturgo da Cia. Teatro de Alvenaria, e após trabalhar em outras companhias, fundou, com Hévelin Gonçalves, o Núcleo 1408, com o qual realizou os espetáculos "Os Assassinos de Inês de Castro" e "Anti-Justine ou As Delícias do Amor", ambos como diretor e dramaturgo. Atualmente ensaia Calígula, de Albert Camus, com estréia prevista para julho.

 


24 de março – 20h - Tema: Indumentária e Maquiagem

Confirmados para Mesa: Hugo Henrique Leme

 

31 de março – 20h - Tema: Trilha Sonora

Confirmados para Mesa: Helder da Rocha

 

 

 

Casarão do Belvedere: Rua Pedroso, 267, Bela Vista, São Paulo (Próximo ao Metrô São Joaquim)

Tel: 11 3266 5272

Capacidade: 50 pessoas

Entrada Franca

Estacionamento: Rua Martiniano de Carvalho, 439 - R$5,00

 

 

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques

Fones: 11 2914 0770 / 3798 9510

Celular: 11 9126 0425

www.canalaberto.com.br

 

 

 

Nenhum comentário: